a) René Descartes - (1596-1659), postulou a separação entre mente-corpo, o que ajudou muito no desenvolvimento da anatomia e fisiologia, visto que até aquela época o corpo era considerado a "morada da alma" pela igreja e, portanto, sagrado.
b) Aristóteles - (384-322 AC), postulou que alma e corpo não podem ser dissociados (inovador para a época). Para ele, todos seres viventes tinham uma "alma" (os animais, vegetais e o homem). Chegou a estudar as diferenças entre a razão, a percepção e as sensações ("Da anima" - considerado o primeiro tratado em psicologia).
c) Platão - (427-347), buscou localizar a "alma" no corpo humano, concluiu que era a cabeça e que a medula era a ligação entre a alma e o corpo. Ainda segundo Platão, quando alguém morria, sua "alma" ficaria livre para habitar outro corpo.
d) Sócrates - (469-399 AC), cuja principal preocupação era a "razão", ou seja, que características separavam os homens dos animais. Postulava que a "razão" é que permitia aos homens superar seus instintos. As teorias ulteriores sobre a "consciência" seriam, de certa forma, frutos desse pensamento socrático.
(Ana Bock, Psicologias)