SóProvas


ID
2312101
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A NBR 6118-2014 (Projeto de Estruturas de Concreto Armado – Procedimento), no capítulo que versa sobre instabilidade e efeitos de 2ª ordem, estabelece alguns critérios para a verificação das estruturas quanto à instabilidade. Sendo assim, julgue as proposições abaixo.
I. Os efeitos de 2ª ordem são aqueles aos quais se somam aos esforços obtidos numa análise em que o equilíbrio da estrutura é estudado na configuração geométrica inicial os esforços considerando a configuração deformada.
II. Estes esforços de 2ª ordem podem ser desprezados caso não representem acréscimo superior a 10% nas reações e outras solicitações relevantes da estrutura.
III. A não-linearidade física presente nas estruturas de concreto armado deve ser obrigatoriamente considerada.
IV. As estruturas de nós fixos, isto é, as que não sofrem deslocamentos horizontais, podem ser calculadas considerando, apenas, os efeitos locais de 2ª ordem.
V. O coeficiente γz, utilizado para avaliação da importância dos esforços de segunda ordem globais, só é válido em estruturas reticuladas de, no mínimo, 4 andares.
Estão CORRETAS as afirmações constantes nos itens

Alternativas
Comentários
  • I - Não entendi o erro do item. Para mim, apenas foi reescrito de forma diferente da norma NBR6118...O erro estaria em dizer que ao invés dos "esforços" deveriam ser os "efeitos" a serem somados?

    NBR6118 - 15.2 - Efeitos de 2ª ordem são aqueles que se somam aos obtidos em uma análise de primeira ordem (em que o equilíbrio da estrutura é estudado na configuração geométrica inicial), quando a análise do equilíbrio passa a ser efetuada considerando a configuração deformada.

     

    II - Correto

    NBR6118 - 15.2 - Os efeitos de 2ª ordem, em cuja determinação deve ser considerado o comportamento não linear dos materiais, podem ser desprezados sempre que não representarem acréscimo superior a 10 % nas reações e nas solicitações relevantes na estrutura.

     

    III - Correto

    NBR6118 - 15.3 -  A não linearidade física, presente nas estruturas de concreto armado, deve ser obrigatoriamente considerada.

     

    IV - Errado (apesar de eu achar um pouco cruel dizer que este item esteja errado só pela diferença do "não sofrem" / "pequenos")

    15.4.2 Estruturas de nós fixos e estruturas de nós móveis - As estruturas são consideradas, para efeito de cálculo, de nós fixos, quando os deslocamentos horizontais dos nós são pequenos e, por decorrência, os efeitos globais de 2ª ordem são desprezíveis (inferiores a 10 % dos respectivos esforços de 1ª ordem). Nessas estruturas, basta considerar os efeitos locais e localizados de 2ª ordem.

     

    V - Correto

    15.5.3 Coeficiente "gama"z - O coeficiente "gama"z de avaliação da importância dos esforços de segunda ordem globais é válido para estruturas reticuladas de no mínimo quatro andares.

  • Colega, sobre o item I, o erro está em definir os esforços de segunda ordem como sendo aqueles aos quais se somam os efeitos de primeira ordem.

    Na verdade é o contrário, somamos os esforços de segunda aos esforços de primeira.

    Tudo bem, eu sei que 1 + 2 = 2 + 1, mas como tratou-se de uma definição, a banca buscou abordar a letra da norma.

  • A respeito do item IV, Ele não menciona os efeitos LOCALIZADOS, somente os locais.
  • QUESTÃO APELATIVA!

  • IV. As estruturas de nós fixos, isto é, as que não sofrem deslocamentos horizontais --> Que estrutura é essa que não sofre deslocamento horizontal

  • ba na moral se cair isso eu vo errar to nem ai