-
PCO2 > 45mmHg → Acidose respiratória
PCO2 < 35mmHg → Alcalose respiratória
Acidose metabólica → Diminuição de HCO3
Alcalose metabólica → Aumento de HCO3
A dica pra esse tipo de questão é avaliar o que está fora do comum e pensar: se for oxigênio ou gás carbônico, vai ser uma alteração respiratória. Aí é só ver a faixa de pH e analisar as alternativas.
-
O bicarbonato esperado seria maior que 24 portanto , ele esta baixo para este PCO2 portanto é uma acidose mista , a letra seria E
-
Nessa gasometria observa-se que o pH encontra-se abaixo dos valores de referência, logo, uma acidose. Ao olhar os valores de pCO2 e HCO3 concluímos que o CO2 encontra-se fora dos valores aceitáveis. Logo, uma acidose respiratória. Resposta correta, letra D.
-
Vemos que pelo pH há uma acidemia. Já pelo pCO2 aumentado e HCO3 dentro dos valores da normalidade, concluímos que seria uma acidose respiratória. Porém verificando se há compensação, o bicarbonato esperado seria em torno de 30 se acidose crônica. Contudo, como a maior chance seria de uma acidose aguda o Bic Esperado seria em torno de 26, assim coexistindo uma Acidose metabólica, portanto a letra E seria correta.
-
ver a faixa de PH antes de analisar qual fórmula usar, portanto por se tratar de uma acidemia a correta de fato para a origem é uma acidose respiratória.