SóProvas


ID
2313073
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O conhecimento do sistema de drenagem é de grande importância no estudo das Bacias Hidrográficas, ou seja, estuda-se que tipo de curso d’água está drenando a região. Uma maneira utilizada para classificar os cursos d’água é a de tomar como base a constância do escoamento.

Analise a definição abaixo:

“Em geral, escoam durante as estações de chuvas e secam nas de estiagem. Durante as estações chuvosas, transportam todos os tipos de deflúvio, pois o lençol d’água subterrâneo conserva-se acima do leito fluvial e alimentando o curso d’água, o que não ocorre na época de estiagem, quando o lençol freático se encontra em um nível inferior ao do leito.”

O termo a que se refere esta definição é:

Alternativas
Comentários
  • Classificação dos cursos d’água

    a) Perenes: contém água durante todo o tempo. O lençol freático mantém uma alimentação contínua e não desce nunca abaixo do leito do curso d’água, mesmo durante as secas mais severas.

    b) Intermitentes: em geral, escoam durante as estações de chuvas e secam nas de estiagem. Durante as estações chuvosas, transportam todos os tipos de deflúvio, pois o lençol d’água subterrâneo conserva-se acima do leito fluvial e alimentando o curso d’água, o que não ocorre na época de estiagem, quando o lençol freático se encontra em um nível inferior ao do leito.

    c) Efêmeros: existem apenas durante ou imediatamente após os períodos de precipitação e só transportam escoamento superficial. A superfície freática se encontra sempre a um nível inferior ao do leito fluvial, não havendo a possibilidade de escoamento de deflúvio subterrâneo.

    FONTE: APOSTILA DE HIDROLOGIA UFRJ 2006

  • DRENAGEM

     

    -> O conhecimento do sistema de drenagem é muito importante para se entender a ocorrência e distribuição de água na bacia. Para tal, costumamos dividir o sistema de drenagem em três tipos, de acordo com a constância no escoamento da água:

     

    Perenes: Que contém água durante o ano todo, o lençol subterrâneo mantém a alimentação.

     

    Intermitentes: Em geral escoa durante a chuva e seca na estiagem.

     

    Efêmeros: Existem, apenas, durante ou imediatamente após os períodos de precipitação e só transportam escoamento superficial.

     

     

    questões sobre o assunto já cobradas em outra bancas...

     

    São rios que contêm água todo o tempo, durante o ano inteiro. Esses rios são alimentados por escoamento superficial e subsuperficial, sendo que este último proporciona a alimentação contínua, fazendo com que o nível do lençol subterrâneo nunca fique abaixo do nível do canal.


    O conceito refere-se a:

    a) Rios perenes

     

     

    No estudo das bacias hidrográficas é muito importante o conhecimento do sistema de drenagem, ou seja, qual o tipo de curso d’água que está drenando a região.


    Assinale a alternativa que indica como os cursos d’água são classificados, tomando como base a constância do escoamento.

     

    d) Perenes, intermitentes e efêmeros.

     

    Os rios podem ser classificados segundo a posição relativa entre o nível d'água no rio e o nível adjacente do lençol d'água no aquífero, o que define a frequência com que a água ocupa as drenagens. Com base nesta classificação, indique a opção abaixo que define a classe de rios que têm o nível d'água superior ao dos aquíferosperdem água para o subsolo e por evaporação, diminuindo a vazão em direção à jusante.

     

     

    e) Rios influentes.

  • Perenes: contém água durante todo o tempo. O lençol freático mantém uma alimentação contínua e não desce nunca abaixo do leito do curso d’água, mesmo durante as secas mais severas.

    Intermitentes: em geral, escoam durante as estações de chuvas e secam nas de estiagem. Durante as estações chuvosas, transportam todos os tipos de deflúvio, pois o lençol d’água subterrâneo conserva-se acima do leito fluvial e alimentando o curso d’água, o que não ocorre na época de estiagem, quando o lençol freático se encontra em um nível inferior ao do leito.

    Efêmeros: existem apenas durante ou imediatamente após os períodos de precipitação e transportam escoamento superficial. A superfície freática se encontra sempre a um nível inferior ao do leito fluvial, não havendo a possibilidade de escoamento de deflúvio subterrâneo.