-
Gabarito ERRADO
Salário mínimo provoca distorções na economica, nunca que um aumento poderia afetar positivamente o produto de equilíbrio da economia.
A explicação pode ser comprovada pelo modelo OA-AD: Ao se aumentar os salários, isso implica em alterar a curva OA para cima e para esquerda. Ou seja: indo para cima ocasionará o aumento do preço de equilíbrio, e indo para esquerda reflete na redução da renda/produto de equilíbrio (Y).
bons estudos
-
PODE-SE EXPLICAR PELA ÓTICA DA IS-LM (ALÉM DA OA X DA).
A QUESTÃO USOU COMO BASE UMA ECONOMIA COM CÂMBIO FLUTUANTE, PODEMOS CONCLUIR QUE É O MODELO MUNDELL-FLEMING (IS-LM-BP)
INICIALMENTE A RENDA AUMENTA COM O SALÁRIO MÍNIMO (AUMENTO DO CONSUMO), DESLOCANDO A IS PARA DIREITA/CIMA.
DESTA FORMA, HÁ UM AUMENTO NOS JUROS, ATRAINDO DIVISAS PARA O PAÍS.
A MOEDA NACIONAL FICA VALORIZADA DIANTE DA ENTRADA DE DIVISAS, FAZENDO COM QUE FIQUE MAIS VANTAJOSO IMPORTAR DO QUE EXPORTAR.
COMO A IS REPRESENTA C+I+G + (X-M), ENTÃO COM X < M , A CURVA IS DESLOCA PARA A DIREITA, VOLTANDO PARA A RENDA INICIAL
CONCLUI-SE QUE, UMA POLÍTICA FISCAL EXPANSIONISTA NÃO GERA IMPACTO SOBRE A RENDA, SENDO INEFICAZ.
-
Comentário do prof. Heber Carvalho, do Estratégia Concursos, para questão semelhante do TCU 2013
"O efeito Keynes diz respeito à influência que os preços e os salários nominais possuem sobre a oferta real de moeda (M/P). Quando os salários nominais aumentam, temos um aumento de custo que é repassado para os preços em geral da economia (aumento de P). Com isso, a oferta real de moeda (M/P) diminui.
Na análise IS-LM, esta redução da oferta real de moeda desloca a LM para a esquerda, fazendo a taxa de juros aumentar, e o produto da economia diminuir."
-
Errado!
Em nenhum modelo IS-LM, em economia fechada ou aberta, um aumento de salário mínimo afetará positivamente o produto.
Na melhor das hipóteses, o produto não se altera, já que o aumento do salário mínimo elevará o custo das firmas, o que contrairia o investimento. Com menor investimento, a Demanda Agregada cairia, deslocando a IS para a esquerda e para baixo, o que traria o mesmo efeito que uma política fiscal restritiva (já que políticas fiscais restritivas também deslocam a IS para a esquerda e para baixo).
Como sabemos, políticas fiscais restritivas são ineficazes sob câmbio flutuante, o que faz com que o produto não se altere.
Resposta: E