nos dois tipos de desestabilização citados:
1)- varredura - é necessário alta dosagem de Al (>15 mg/L) com tempo de retenção longo (1-7 s) com formação de Al(OH)3 em pH 5,8-9,2. O AlOH)3 ao ser agitado atraí os colóides, formando flocos.
2) por neutralização ( ou adsorção), há o menor consumo do coagulante (<2,0 mg/L), com baixo tempo de retenção pH 5,0-7,0. A adição de coagulante na água há a formação de espécies hidrolisadas de carga positiva que são adsorvidas nas superfícies de carga negativa, neutraliando o colóide, possibilitando a aproximação e a floculação.
No mecanismo de coagulação por varredura, a dosagem de coagulantes deve ser alta para que ocorra a preciptação das partículas coloidais.
No mecanismo de coagulação por neutralização de cargas, a dosagem de coagulantes não deve ser alta, pois isso pode reverter a carga das partículas coloidais e impedir a sua agregação.
As partículas coloidais podem ser desestabilizadas quimicamente mediante a preciptação do hidróxido metálico que tem por origem a adição do coagulante, sendo esse mecanismo denominado varredura.
FONTE:
SECKLER, Sidney. Tratamento de Água: Concepção, Projeto e Operação de Estações de Tratamento–Um Guia Prático para Alunos e Profissionais. Elsevier Brasil, 2017.