SóProvas


ID
231409
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na produção de conteúdo jornalístico muito se questiona o fator Notícia versus Reportagem. Muitos autores e estudiosos conceituam notícia como sendo algo que acontece, ou seja, vem ao encontro do repórter. Já a reportagem é:

Alternativas
Comentários
  • Conforme afirma Fraser Bond "a necessidade de interpretar e explicar as notícias é manifesta. A vida se tornou tão complicada e variada, nas múltiplas atividades, que mesmo os especialistas se desorientam em seus próprios campos de conhecimento. (...) Por isso, o jornalismo moderno se encarrega não só de noticiar os fatos e as teorias, mas proporciona ainda ao leitor uma explicação sobre eles, interpretando e mostrando seus antecedentes e suas perspectivas." (Técnicas de Codificação em Jornalismo - Mário L. Erbolato)
  • Segundo Luiz Amaral a reportagem é a apresentação de um fato ou acontecimento enriquecido pela capacidade intelectual do autor.
     Para Sodré a reportagem oferece detalhamento e contextualização  do que foi anunciado, e embora atual não terá carater imediatista.
  • Qual a principal diferença entre os gêneros textuais: Reportagem e Notícia?

    Embora sejam dois textos jornalísticos, a principal diferença entre esses tipos de produções textuais está no teor opiniativo. Desse modo, enquanto a noticia é, em maior parte, informativa e impessoal, a qual apresenta somente os fatos de tal acontecimento, a reportagem, além disso, possui um teor opinativo, ou seja, apresenta a opinião e/ou posicionamento do autor sobre o tema, sendo textos assinados pelo repórter. Outro ponto importante a ressaltar é que a reportagem é um texto maior e mais complexo que a notícia. Como principais características da reportagem podemos citar: a presença de títulos e a escolha de temas atuais mediados por um texto de cunho jornalístico, cuja linguagem é clara e simples.

    fonte: https://www.todamateria.com.br/genero-textual-reportagem/


  • Mas essa questão tem um problema no enunciado que se encerra com o verbo "é".