- ID
- 2314093
- Banca
- IFB
- Órgão
- IFB
- Ano
- 2017
- Provas
- Disciplina
- Literatura
- Assuntos
Leia o poema e responda à questão.
SAUDADES DO ESCRAVO
Escravo – não, não morri
Nos ferros da escravidão;
Lá nos palmares vivi,
Tenho livre o coração!
Nas minhas carnes rasgadas,
Nas faces ensaguentadas
Sinto as torturas de cá;
Deste corpo desgraçado
Meu espírito soltado
Não partiu – ficou-me lá!...
Naquelas quentes areias
Naquela terra de fogo,
Onde livre de cadeias
Eu corria em desafogo...
Lá nos confins do horizonte...
Lá nas alturas do céu...
De sobre a mata florida
Esta minh’alma perdida
Não veio – só parti eu.
A liberdade que eu tive
Por escravo não perdi-a;
Minh’alma que lá só vive
Tornou-me a face sombria,
O zunir do fero açoite
Por estas sombras da noite
Não chega, não, aos palmares!
Lá tenho terras e flores...
Nuvens e céus... os meus lares!
[...]
Escravo – não, ainda vivo,
Inda espero a morte ali;
Sou livre embora cativo,
Sou livre, inda não morri!
Meu coração bate ainda
Nesse bater que não finda;
Sou homem – Deus o dirá!
Deste corpo desgraçãdo
Meu espírito soltado
Não partiu – ficou-me lá!
São Paulo, 1850.
(GAMA, Luiz. Primeiras trovas burlescas e outros poemas.
Edição preparada por Lígia Fonseca Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 162-164. Fragmento.)
Considere as seguintes afirmações:
I) Percebe-se um distanciamento do subjetivismo próprio das produções literárias da época e um
realismo crítico voltado para injustiças da sociedade imperial, por se desejar a participação do
negro no projeto de identidade nacional.
II) Percebe-se a busca por deleites poéticos semelhantes às produções de escritores contemporâneos
ao revelar em sua temática a condição desgraçada e inferiorizada dos escravos africanos e seus
descendentes no Brasil até 1888.
III) Essa obra foi escrita no período em que o negro-escravo desponta como tema na poesia
e apresenta consciência negro-rebelde, inserindo-se no bojo de produções posteriores em que
emerge uma posição de resistência e luta por afirmação e reconhecimento social dos africanos e
seus descendentes no país.
IV) É possível notar que o poema apresenta uma oposição entre um “lá” e um “cá”, num diálogo
intertextual que evoca no contexto o lugar da liberdade e o lugar da escravidão, respectivamente.
Estão CORRETAS as afirmativas: