SóProvas


ID
2315854
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em trabalho educativo sobre a prevenção do câncer de colo de útero, o auxiliar de enfermagem deve orientar ao colaborador da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E. Corrigindo as demais:

    a) a vacinação contra HPV é indicada para meninas dos 9 aos 14 anos não portadoras de HIV, sendo duas doses, com intervalo de seis meses da primeira para a segunda dose. Para as pessoas que vivem com HIV, independente do sexo,  são recomendadas três doses (0, 2 e 6 meses) dos 9 aos 26 anos

    Agora, em 2017, o MS passou a oferecer a vacina para meninos na faixa etária de 12 a 13 anos. Há proposta de alteração de faixa etária para os próximos anos (vide quadro no link).

    Como o tema vacinação sempre está em mudanças, caso alguém saiba de novas alterações oficiais no calendário nacional, por favor avise. 

    FONTE: https://sbim.org.br/images/files/nota-informativa-311.pdf

  • Recomendações:
    • O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. O intervalo entre os exames deve ser de três anos, após dois exames negativos, com intervalo anual (A).
    • O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram atividade sexual (A).
    • Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos (B).
    • Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais (B). 

    Fonte: CONTROLE DOS CÂNCERES DO COLO DO ÚTERO E DA MAMA - CAB. 13