Os métodos mais utilizados para o diagnóstico das disfagias são a avaliação clínica e os exames objetivos, como a videoendoscopia e a videofluoroscopia da deglutição.
A videoendoscopia da deglutição (VED) apresenta resultados comparáveis à videofluoroscopia, sendo um método de fácil realização, baixo custo, sem exposição à radiação, podendo ser realizado ao lado do leito do paciente; não oferece riscos ao indivíduo, na maioria dos casos, podendo ser repetido diversas vezes para a observação do sucesso da terapia fonoaudiológica.
O exame consiste em uma nasofibrolaringoscopia tradicional com o oferecimento de alimentos tingidos com corantes, possibilitando uma visualização da dinâmica da deglutição, especialmente em sua fase faríngea, cuja grande importância está na presença do caminho concomitante entre as vias respiratória e digestiva.
A realização da VED fornece subsídios para a implementação de estratégias compensatórias apropriadas, tais como: a determinação das consistências alimentares e das manobras facilitadoras a serem utilizadas, que contribuem para a redução e/ou eliminação do risco de penetração laríngea e/ou aspiração traqueal.
FONTE: https://www.scielo.br/j/rboto/a/TdLPhqkmNNXtjt8yCHDYNYP/?lang=pt