SóProvas


ID
2316913
Banca
Instituto Excelência
Órgão
SAAE de Barra Bonita - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Conheça o vírus mayaro: a nova ameaça do mosquito Aedes aegypti. O vírus pode estar se espalhando pelo Brasil.


Disponível< http://veja.abril.com.br/saude/conheca-o-virus-mayaro-a-nova-ameaca-do-mosquito-aedes-aegypti/ l> Acesso em 16/11/ 2016.


Sobre o vírus mayaro é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Segunda-feira, 07/11/2016, às 09:17, por Dra. Ana Escobar

     

    Mayaro: mais um vírus transmitido pelo Aedes aegypti que pode se espalhar.

     

    Os microrganismos também lutam pela sobrevivência de suas respectivas espécies. Procuram se adaptar das maneiras mais incríveis possíveis para não desaparecer. É o que está acontecendo atualmente com um vírus chamado Mayaro. Não é um vírus novo. Foi identificado pela primeira vez em 1954 e existe em regiões silvestres aos redores da  região Amazônica.

    Nas últimas semanas, pesquisadores da Flórida o identificaram no Haiti, em um menino de 8 anos, com febre e dores abdominais. Concluiu-se, portanto, que este vírus pode estar se espalhando pelo continente.
     
    O grande problema é que este vírus  possivelmente tenha se adaptado. Antes era transmitido apenas por mosquitos vetores silvestres e agora aparentemente pode ser transmitido por mosquitos vetores urbanos que já estão espalhados pelo mundo: Aedes aegypti principalmente, e o Aedes albopictus. Se isso se confirmar, há muitas razões para nos preocuparmos, uma vez que o Aedes está fortemente presente em todo o território nacional. Este vírus provoca  uma doença semelhante à chikungunya. Chama-se Febre do Mayaro. 

    Quais os sintomas da Febre do Mayaro?
    Os sintomas  são muito parecidos com os da dengue e/ou chiKungunya. Começa com uma febre inespecífica e cansaço, sem outros sinais aparentes. Logo após podem surgir manchas vermelhas pelo corpo, acompanhadas de dor de cabeça e dores  nas articulações. Os olhos podem também ficar doendo e em alguns casos reporta-se intolerância à luz. São sintomas muito parecidos e por isso a febre do Mayaro pode ser facilmente confundida com dengue ou com chikungunya. No entanto, no Mayaro as dores e o inchaço das articulações podem ser mais limitantes e durar meses para passar. 

     

    ALTERNATIVA C

  • O vírus pica durante o dia????

  • Que legal, agora nós temos um vírus que pica! 

  • gabarito: alternativa C)

    pra descontrair:
    OBS: pela lógica se há uma alternativa incorreta, a alternativa D) também torna-se válida como resposta ("incorreta").
    ou seja, se há uma alternativa incorreta, também é incorreto afirmar: "nenhuma das alternativas" (pois há uma alternativa)
    OBS2: não espere lógica de bancas de concuro (:

  • Um vírus que pica merece anulação... brinca com minha inteligência.

  • QUEM ACERTOU ESSA QUESTÃO, CHUTOU BONITO, PQ PELO AMOR DE DEUS NÉ... ME POUPE. NOS POUPE, SE POUPE

  • o vírus pica????? kkkkkkkk

     

  • Minha gente, não entendi, o vírus pica? Alguém explixa essa, please!

  • A muriçoca soca e o virus pica. kk 

  • O virus pica, essa é a alternativa incorreta, então está valendo, quem atentou para esse fato pode ter acertado a questão.

  • Acho que é a LETRA A e essa questão deve estar errada, pois no site do portal da saúde (SUS), tem a cópia da letra A, explicando o que é a febre de Mayaro. Podem conferir:

    "Febre do Mayaro

    A febre do Mayaro é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode causa uma doença de curso benigno semelhante a dengue. Normalmente, após uma ou duas semanas o paciente se recupera completamente. Entretanto, parte dos pacientes pode apresentar queixa de artralgia intensa, acompanhada ou não de edema nas articulações. A lesão pode ser limitante ou incapacitante e durar por meses, quando a recuperação é mais prolongada."

    FONTE: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/febre-do-mayaro

     

  • A questão pede a alternativa INCORRETA. Logo é a letra C, porque vírus não pica.

  • Sem falar que vírus nao pica, quem pica é o mosquito. kkkk 

    buguei

  • Agora que eu percebi o vírus que pica kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Errei

  • Quais os sintomas da Febre do Mayaro?
    Os sintomas  são muito parecidos com os da dengue e/ou chiKungunya. Começa com uma febre inespecífica e cansaço, sem outros sinais aparentes. Logo após podem surgir manchas vermelhas pelo corpo, acompanhadas de dor de cabeça e dores  nas articulações. Os olhos podem também ficar doendo e em alguns casos reporta-se intolerância à luz. São sintomas muito parecidos e por isso a febre do Mayaro pode ser facilmente confundida com dengue ou com chikungunya. No entanto, no Mayaro as dores e o inchaço das articulações podem ser mais limitantes e durar meses para passar.    A

     

  • Apesar da C ser flagrantemente errada, a B também tem erro pois a região amazonica também compreende o Maranhão, e ele é Nordeste - seja, essa região não é apenas norte e centro oeste...kkkk

     Ou seja, só sobra a A.

     questão feita na mais pura preguiça! hahahhaha

  • Além da questão do vírus picar, a resposta C também está errada nos dizeres "está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano".

    --> O vírus Mayaro (MAYV) é um arbovírus da família Togaviridae, gênero Alphavirus, cujo vetor principal é o mosquito Haemagogus, que vive em habitats mais silvestres, como as florestas ou matas fechadas.

    Essa espécie de mosquito costuma ficar na copa das árvores e picar macacos e pássaros, que são os hospedeiros primários da doença nesse ecossistema. No entanto, quando alguma pessoa entra na mata, principalmente entre 9h e 16h, horário em que o mosquito está mais ativo, ela também pode ser picada e contrair a doença.