SóProvas


ID
2319406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Tendo em vista que a história econômica goiana e a formação do atual estado de Goiás são marcadas pela interdependência entre a atividade mineradora, a pecuária extensiva e a agricultura de subsistência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Do contrário, o despovoamento, representou um icentivo, seja para a classe politica ou mesmo população local, no afã de ver o território ligado ao restante do país e mais povoado

    b) ( fato que se refletiu no baixo índice de urbanização, inferior à média nacional.) - Com a construção de Goiânia e Brasília houve um acelerado crescimento populacional de Goiânia, devido a proximidade entre as duas, Brasília refletiu em Goiânia, tornando acelerado o crescimento populacional.

    c) (o reaquecimento da atividade mineradora se deu no período imperial), esse reaquecimento abordado nao aconteceu, a atividade mineradora uma vez decpita tornou-se passado e apenas registros em livros.

    d) (No século XIX, a economia de Goiás esteve integrada à nacional por meio dos rios da região Norte ) Essa integração é no Século XX, em épocas anteriores Goiás ainda estava bastante isolado do restante do país. poderiamos afirmar que existiam ilhas de povoamento no Brasil, sendo a comunicação maior com a Europa, a exemplo da região norte, do que com o a capital federal.

    E) CORRETA

  •  
    Principais objetivos da   Marcha para o Oeste 1. Interiorização do desenvolvimento 2. Suporte para a ocupação da Amazônia 3.Incentivo a migração 4. Reforma agrária 5. Criação de Colônias Agrícolas (Eng. Bernardo Sayão) - 1941 - CANG – Colônia Agrícola Nacional de Goiás (Ceres) 6.Incentivo a agropecuária 7. Construção de Estrada.

     

     

    Marcha Para o Oeste:

     

     

    Um dos principais projetos de governo de Getúlio Vargas, após a vitoriosa Revolução de 1930, foi o da interiorização do desenvolvimento, que se faria operar através da Marcha para Oeste. Goiás teve papel central nesse momento histórico já que o primeiro passo da Marcha para o Oeste foi a Construção de Goiânia, uma cidade totalmente planejada, no mais moderno estilo arquitetônico da época, o art decò, que havia sido consagrado na recém-lançada Carta de Atenas, manifesto urbanístico resultante do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), realizado em 1933, na Grécia, onde a grande estrela foi o arquitelo francês Le Corbusier. Goiânia era um símbolo do novo em contraposição ao velho (a oligarquia e o coronelismo típico da era do café-com-leite). Era o Brasil deixando de ser rural e oligárquico para se inserir no contexto urbano-industrial. Em 1940, Vargas reafirmou a missão de Goiás e de Goiânia ao dizer que "o verdadeiro sentido de brasilidade é o rumo do Oeste". A "Marcha para o Oeste" definiu-se assim como uma das faces da política econômica de Vargas, necessária para a consolidação global dos planos presidenciais. Foi dentro desta política federal de "Marcha para o Oeste" que se deu a construção de Goiânia, marco fundamental deste primeiro ciclo de expansão de Goiás sob novos moldes. Em 1940 Vargas definiu o sentido da interiorização. "Torna-se imperioso localizar no centro geográfico do País, poderosas forças capazes de irradiar e garantir a nossa expansão futura. Do alto dos nossos chapadões infindáveis, onde estarão, amanhã, grandes celeiros do País, deverá descer a onda civilizadora para as planícies do Oeste e do Nordeste", declarou. Goiânia não representou apenas uma cidade a mais no Brasil. Foi o ponto de partida de um ciclo de expansão do Oeste, fator de desenvolvimento nacional, fator de unificação política. Goiânia seria uma nova forma de bandeirantismo.

     

     

    DEUS É CONTIGO!

  • Gabarito: E

     

     

     

     

    Comentário:

     

     

    a) O despovoamento do território goiano constituiu o̶b̶s̶t̶á̶c̶u̶l̶o̶  (foi um estímulo) para a realização das obras da rodovia Belém-Brasília, cuja concepção impulsionou o povoamento dos municípios desse território. 

     

     

    b) O investimento estatal em infraestrutura para a construção de Goiânia e Brasília impulsionou a economia da região Centro-Oeste, marcadamente o agronegócio, fato que se refletiu no b̶a̶i̶x̶o̶ ̶í̶n̶d̶i̶c̶e̶  (alto índice) de urbanização, inferior à média nacional.

     

     

    c) O ouro de aluvião se exauriu dos rios goianos ainda no século XVIII; o̶ ̶r̶̶̶e̶̶̶a̶̶̶q̶̶̶u̶̶̶e̶̶̶c̶̶̶i̶̶̶m̶̶̶e̶̶̶n̶̶̶t̶̶̶o̶̶̶ ̶d̶a̶ ̶a̶t̶i̶v̶i̶d̶a̶d̶e̶ ̶m̶i̶n̶e̶r̶a̶d̶o̶r̶a̶ ̶s̶e̶ ̶d̶e̶u̶ ̶n̶o̶ ̶p̶e̶r̶í̶o̶d̶o̶ ̶i̶m̶p̶e̶r̶i̶a̶l̶, c̶o̶m̶ ̶o̶ ̶u̶̶̶s̶̶̶o̶̶̶ ̶̶̶d̶̶̶e̶̶̶ ̶̶̶n̶̶̶o̶̶̶v̶̶̶a̶̶̶s̶̶̶ ̶̶̶t̶̶̶é̶̶̶c̶̶̶n̶̶̶i̶̶̶c̶̶̶a̶̶̶s̶̶̶ ̶̶̶d̶̶̶e̶̶̶ ̶̶̶m̶̶̶i̶̶̶n̶̶̶e̶̶̶r̶̶̶a̶̶̶ç̶̶̶ã̶̶̶o̶​. (O fim do século XVIII representou o colapso final da economia mineradora em todo o Brasil)

     

     

     d) No século XIX, a economia de Goiás esteve integrada à nacional por meio dos rios da região Norte e̶ ̶d̶a̶s̶ ̶e̶s̶t̶r̶a̶d̶a̶s̶ que conectavam o estado ao Triângulo Mineiro, o que estimulou a produção de grandes excedentes de grãos.

     

     

     

    Por fim, a alternativa correta é a Letra E.

     

  • A ocupação dos imensos vazios do Oeste brasileiro foi uma das prioridades do presidente Getúlio Vargas, desde a Revolução de 1930. Goiânia, uma das primeiras cidades inteiramente planejadas do Brasil, foi fundada como elemento desse processo. Durante o regime do Estado Novo (1937-1945), Getúlio convocou os brasileiros a realizarem uma “marcha para o oeste”.

  • Letra E.

    a) Errado. A falta de pessoas não constituiu um obstáculo.

    b) Errado. O fato refletiu em um alto índice de urbanização, sendo o Centro-Oeste a segunda região mais urbanizada do Brasil.

    c) Errado. A atividade mineradora não voltou aos seus áureos tempos no período colonial.

    d) Errado. No século XIX, Goiás estava isolado.

    Questão comentada pelo Profª. Rebecca Guimarães

  • a) Na verdade, o que ocorreu é exatamente o contrário do que afirma o item. O despovoamento deste território foi um estímulo para a realização desta obra, que pretendia integrar o centro do país ao Norte. Item incorreto.

    b) Na verdade, por conta do êxodo rural, o correto seria dizer alto índice de urbanização. Atualmente, com uma taxa de urbanização de 90%, Goiás é um dos estados mais urbanizados do país. Item incorreto.

    c) O fim do século XVIII, constituiu um período de crise para a mineração em todo o país, o que contribuiu para o despovoamento e “esquecimento” da região. O povoamento e nova tentativa de integração da região só aconteceria em meados do século XX, em plena República. Item incorreto.

    d) Ainda não havia as estradas para conexão com o resto do país. Item incorreto.

    e) Este planejamento, no entanto, estava muito mais ligado ao desejo de ocupação do território do que em fornecer uma infraestrutura e serviços públicos adequados para a população. Item correto.

    Resposta:E