-
questão chutometro. fico com receio até de ser gabarito comprado... não faz sentido cobrar isso em prova para delegado.
-
a) A modernização e a ocupação territorial de Goiás têm sido influenciadas por ações estatais fundamentadas em planejamentos estratégicos, o que permite a distribuição dos recursos por todo o estado, promovendo o desenvolvimento econômico equilibrado das diferentes regiões goianas. ERRADO - A modernização não e em todo o estado existindo regiões bem desenvolvidos e outras nem tanto trazendo um desequilíbrio econômico.
b) A ação da iniciativa privada na promoção da modernização da produção agrícola aproximou a produção agropecuária da indústria e estimulou o investimento de empresas privadas em infraestrutura. ERRADO – somente recentemente houve concessões de trechos rodoviários a iniciativa privada
c) A pujança da produção agropecuária aqueceu o mercado de trabalho de atividades pouco especializadas no campo, gerando oportunidades de emprego direto a imigrantes de diferentes regiões. ERRADO – A prosperidade da produção agropecuária aqueceu as atividades de modernização no campo exigindo com isso uma mão de obra mais especializada
d) A modernização agrícola concentrou a posse de terra e estimulou a imigração nos sentidos urbano-urbano e rural-urbano, tornando as cidades médias responsáveis por suprir as unidades produtivas com equipamentos tecnológicos e mão de obra especializada. CORRETO - A agricultura modernizada propiciou o grande crescimento de uma pecuária modernizada. Goiás tem hoje uma forte e crescente agroindústria. O principal ramo industrial do estado é o da indústria de produtos alimentícios, que se concentra nas cidades de Goiânia, Anápolis e Itumbiara (pasteurização de leite e fabricação de laticínios; beneficiamento de produtos agrícola abate de animais). Segue-se a indústria transformação de produtos de minerais não-metálicos e, em plano muito inferior, as indústrias metalúrgicas, químicas, têxteis, de bebidas, editorial e gráfica, de vestuário e de madeira. Mais recentemente com programas de isenções fiscais Goiás recebeu incrementos industriais principalmente nos pólos industriais de Anápolis, Rio Verde e Catalão (montadoras). A guerra fiscal consiste na disputa pelo poder público, municípios, estados ou países, para atrair empresas, dando-lhes facilidades tais como: isenções de impostos, terrenos ou financiamentos.
e) Criado e implementado durante o regime militar, o Programa de Desenvolvimento dos Cerrados (POLOCENTRO) privilegiou pequenos produtores ao permitir o emprego de novas técnicas e insumos, o que resultou na mudança de escala de produção das unidades tradicionais, orientadas ao abastecimento do mercado regional. ERRADO – A o projeto polocentro foi voltado para agricultura empresarial com objetivo geral, que foi basicamente, ampliar a fronteira agrícola e otimizar a produção nos espaços já ocupados. O POLOCENTRO, programa anterior ao PRODUZIR é característico por objetivar-se para a criação de uma infra-estrutura capaz de mobilizar produtores rurais a investirem em produção na região,
-
Gabarito: D
Comentário:
a) Item ERRADO. Não ocorreu distribuição de recursos por igual, aliás, foi bem desigual, pois a região metropolitana
de Goiânia e a região do Sudoeste goiano, foram contempladas com as principais ações estatais fundamentadas em
plannejamentos estratégicos para a modernização e urbanização do território do estado.
b) Item ERRADO. O poder público apenas se atentou em investir em infraestrutura, principalmente, aquela relacionada
a logística de transporte de mercadorias (portos, estradas, aeroportos, terminal intermodais), graças a ação da iniciativa
privada no fomento da modernização da produção agrícola, assim, aproximou a produção agropecuária da indústria
(agronegócio).
c) Item ERRADO. A pujança da produção agropecuária desestimulou o mercado de trabalho de atividades pouco
especializadas no campo, pois a mecanização da agricultura (modernização), acompanhada do desenvolvimento do
agronegócio, passou a exigir mão de obra cada vez mais especializada (qualificação, capacitação e reciclagem).
d) Item CORRETO. A imigração realmente foi estimulada pela modernização agrícola, já que ocorreu uma
concentração de terras por parte das grandes empresas, que se desenvolveram e se tornaram enormes, por consequência,
concebendo os agriclusters (aglomerados locais ao agronegócio), além das multinacionais, e assim tornando a produção
agarrada à tecnologia.
Desta maneira, ocorreu o crescimento da mão de obra cada vez mais especializada, fazendo com que diversas pessoas
deixassem o campo para tentar a vida nos grandes centros urbanos, estimulados também pelas diversas oportunidades
de emprego surgidas com a progressão da indústria nas áreas urbanas. Como resultado, as cidades médias passaram
a ser polos produtores de equipamentos tecnológicos e de qualificação da mão de obra como Anápolis, Aparecida e
Rio Verde.
e) Item ERRADO. O Programa de Desenvolvimento da Região Centro-Oeste (POLOCENTRO) privilegiou,
principalmente, MÉDIOS E GRANDES produtores resultando na mudança de escala de produção das unidades
tradicionais, transitando, a partir daquele ponto, a dispor de procedimentos agrícolas mais avançados, sendo a
produção orientada ao provimento do mercado externo.
-
Kkkk hugo lima, realmente não faz sentido algum questoes tão complexas para um "carguinho" de $10 mil pilas.
Larga de ser chorão e vai estudar rapaz.
-
-
não vejo erro na B. Infraestrutura não está ligada exclusivamente às estradas.
Quanto a d) gostaria que alguém me explicasse a imigração no sentido urbano-urbano.
-
B está errada, pois não há investimento privado em infraestrutura
Imigração urbana-urbana = o agroprodutor que tem fazenda no entorno de um centro urbano (Anápolis, por exemplo) e mora em Goiânia. Ele e seus funcionários (M.O. especializada) migram de uma cidade a outra (Ana-Gyn). Ou seja, o funcionário vai faz a colheita na super-colheitadeira de última geração, termina o expediente, ele bate o ponto, pega a motinha e volta pra Gyn.
-
Imigração Urbano-Urbano? Errei. Mas agora não erro mais! Obrigado Greyner Nobrega.
-
Traduzindo= Êxodo rural
-
CORRETO - A agricultura modernizada propiciou o grande crescimento de uma pecuária modernizada. Goiás tem hoje uma forte e crescente agroindústria. O principal ramo industrial do estado é o da indústria de produtos alimentícios, que se concentra nas cidades de Goiânia, Anápolis e Itumbiara (pasteurização de leite e fabricação de laticínios; beneficiamento de produtos agrícola abate de animais). Segue-se a indústria transformação de produtos de minerais não-metálicos e, em plano muito inferior, as indústrias metalúrgicas, químicas, têxteis, de bebidas, editorial e gráfica, de vestuário e de madeira. Mais recentemente com programas de isenções fiscais Goiás recebeu incrementos industriais principalmente nos pólos industriais de Anápolis, Rio Verde e Catalão (montadoras). A guerra fiscal consiste na disputa pelo poder público, municípios, estados ou países, para atrair empresas, dando-lhes facilidades tais como: isenções de impostos, terrenos ou financiamentos.
GABARITO D
PMGO
-
LETRA D.
a) Errado. Não existe esse equilíbrio. No Goiás, há algumas regiões muito mais ricas do que outras.
b) Errado. Foi o Estado que fez investimentos em infraestrutura.
c) Errado. A pujança da produção agropecuária aqueceu o mercado de trabalho de atividades especializadas no campo, gerando oportunidades de emprego direto a imigrantes de diferentes regiões.
e) Errado. Criado e implementado durante o regime militar, o Programa de Desenvolvimento dos Cerrados (POLOCENTRO) privilegiou grandes produtores ao permitir o emprego de novas técnicas e insumos, o que resultou na mudança de escala de produção das unidades tradicionais, orientadas ao abastecimento do mercado regional.
Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães
-
Ao meu ver, essa imigração URBANA-URBANA pode ser entendida como CIDADE-CIDADE. Por exemplo, fazendas com grandes extensões de terra, o dono desta pode se mudar de cidade-cidade para ficar mais proximo de sua fazenda. Ou trabalhadores, mudando de cidade para ficar mais proximo do lugar de trabalho. Grande exemplo disso é Cezarina -Go- e Palmeiras de Goiás -Go-. Há fazendas entre as cidades nos quais, os trabalhadores, se mudam para uma ou outra a depender da época do ano. E ambas cidades -principalmente Palmeiras de Goiás- funciona como responsáveis por suprir as unidades produtivas com equipamentos tecnológicos e mão de obra especializada.