SóProvas


ID
2319412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Concebidos sob o ponto de vista de mesorregiões e microrregiões, os atuais critérios da nova divisão regional do Brasil (proposta pelo IBGE em 1990), no que se refere ao estado de Goiás, são bem diferentes dos anteriores e enfatizam a opção por regiões homogêneas e funcionais. Eles têm importância significativa para o planejamento da administração pública estadual, porque propiciaram a reunião de dados censitários seguindo os limites municipais.
Tadeu Pereira Alencar Arrais. Goiás: novas regiões, ou novas formas de olhar velhas regiões. In: M. G. Almeida (Org.). Abordagens geográficas de Goiás: o natural e o social na contemporaneidade. Goiânia: UFG, 2002 (com adaptações).
Tendo o texto anterior como referência inicial, assinale a opção correta acerca das transformações da população goiana nas últimas décadas e da divisão do estado no atual modelo do IBGE.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

     

  • ANULADA. jUSTIFICATIVA DA BANCA :O fato de ter sido citado, na redação da opção considerada preliminarmente como gabarito, a cidade de Brasília, e não a região do entorno Distrito Federal, prejudicou a precisão das informações nela contidas.

  • QUESTÃO ANULADA.

    a) Errado. A microrregião Sudoeste, que é uma das mais povoadas do estado, dedica-se à produção de grãos para o mercado regional e internacional e à pecuária extensiva. Os grandes incentivos governamentais aplicados nessa região não tiveram resultados modestos.

    b) ANULADA. O fato de ter sido citado, na redação da opção considerada preliminarmente como gabarito, a cidade de Brasília, e não a região do entorno Distrito Federal, prejudicou a precisão das informações nela contidas.

    c) Errado. Existem mesorregiões onde existem mais homens do que mulheres.

    d) Errado. O campo goiano não demanda grande quantidade de mão de obra. É um campo mecanizado.

    e) Errado. Em Goiás, não há altas taxas de natalidade. O crescimento populacional de Goiás é explicado por conta da imigração, e não por conta das altas taxas de natalidade.

    Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães

  • O avaliador inicialmente considerou como correta a alternativa B e é assim que vamos considerar inicialmente também.

    Houve, no entanto, uma imprecisão por parte do avaliador ao utilizar a palavra Brasília – e não o Entorno do Distrito Federal – para falar dessa região com maior densidade populacional de Goiás. Foi justamente esta imprecisão que causou a anulação desta questão, anulação esta com a qual concordo plenamente. Só coloquei este exercício em nosso material porque há poucas questões sobre este assunto, então preferi apresentá-lo aqui mesmo assim, até mesmo para o aluno ter a sensibilidade de perceber estas nuances.

    Precisamos ter em mente também que os termos utilizados pela banca estão defasados, pois o IBGE substituiu a nomenclatura da divisão regional dos estados de “Microrregião e Mesorregião” para “Regiões Geográficas Intermediárias e Regiões Geográficas Imediatas”. Esta alteração na nomenclatura utilizada na divisão geográfica do país ocorreu em 2017, justamente o ano em que esta questão foi cobrada em prova.

    Resposta: B