SóProvas


ID
2319427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Com relação ao objeto, às funções, às características e aos métodos da criminologia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra B, visto que tal conceito é dito por diversos doutrinadores da Criminologia.

    Na letra C,  A criminologia é disciplina que alimenta o direito penal, mas dele NÃO depende. (Quando na realidade DEPENDE)

    Na letra E; Os objetos da criminologia incluem: o delinquente, a vítima, o PODER JUDICIÁRIO e o controle social. (O Poder judiciário não está incluso, e sim,; '' o deliquente (criminoso), o crime (delito), a vítima e o controle social)

     

  • Não consigo visualizar nenhum erro na assertiva C. Quem puder ajudar manda no particular. Fiquei intrigado. Pois se são ramos independentes, ainda mais pelo fato de a Criminologia ser multidisciplinar, ratifica mais ainda a tese de que não dependa do direito penal. Quem souber algo contrário, por gentileza, cite a fonte.

    Bons estudos.

  • Rodolfo Magalhães ... pode ser que vossa senhoria já tenha sanado sua dúvida, mas eu acredito que posso te ajudar utilizando um raciocínio lógico para esta assertiva.
     

    Todos nós já estudamos FÍSICA correto? Mas antes a base é a MATEMÁTICA. Existiria a física sem a matemática? Como entender a aceleração, força, matéria sem uma representação matemática?

     

    Por qual razão a CRIMINOLOGIA iria existir sem o DIREITO PENAL ... pensando assim dá pra perceber uma ligação forte ... essencial.

     

    Logo ... a criminologia depende diretamente do DIREITO PENAL.

     

    Espero te ajudado ... sucesso!

  • Deve-se ressaltar que a criminologia é um campo MULTIDISCIPLINAR, donde outras ciências contribuem, influenciam e estão presentes em seu conteúdo de estudo, e dentre elas, a biologia, a sociologia, a psicologia, a antropologia e o DIREITO (aqui incluso o Direito Penal por obviedade), todas de grande importância para delimitarem os contornos da criminologia. 

  • A: (incorreta) A criminologia não é uma ciência normativa;

    B: (correta):  [...] A Criminologia busca observar cada conduta de infração da lei penal como fenômeno humano BIOPSICOSSOCIAL --> Estuda os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do fato. Para a criminologia modrna o crime é visto como uma interpretação biopsicossocial, ou seja, como um conjunto de carácteres biológicos, psicológicos e socias. 

    C: (incorreta) A criminologia trata-se de uma ciência social e não de uma disciplina, tendo em vista que possui método deestudo próprio, qual seja, o método empírico e possui uma finalidade específica, sendo essa a prevenção delitiva (combater a criminalidade por meio de métodos preventivos).

    D: (incorreta) Existem diversos tipos de vítima (Tão culpada quanto, mais culpada que, etc) e, por conta disso, não é necessário que ela não tenha qualquer tipo de responsabilidade em relação ao crime;

    E: (incorreta) O Poder Judiciário não faz parte dos objetos de estudo da criminologia: Delito, Deliquente, Controle Social, Vítima.

     

  • Alternativa correta: letra B.

     

    Enquanto o direito penal só se preocupa o crime enquanto fato descrito na norma legal, para descobrir sua adequação típica, a criminologia busca saber como é a realidade, para explicá-la e compreender o problema criminal, bem como transformá-la.

    Assim, interessa à criminologia não tanto a qualificação formal correta de um acontecimento penalmente relevante, senão a imagem global do fato e de seu autor: a etiologia do fato real, sua estrutura interna e dinâmica, formas de manifestação técnica de prevenção e programas de intervenção junto ao infrator.

  • Gab. B

     

    a) INCORRETA.

     

    Criminologia é ciência não-normativaempírica e interdisciplinar responsável por subministrar elementos para compereender e enfrentar o fenômeno desviante. VIANA, Eduardo, 2016, p. 126. 4º ed. Ed. JusPodivm.

     

    b) CORRETA

     

          Cabe refletir que o Direito Penal, como ciência normativa que é, apenas impõe um comando abstrato contido em um tipo penal e comina uma pena caso haja a subsunção de uma conduta humana àquela abstratamente prevista. Para o funcionalismo radical (Jakobs), o fim do Direito Penal é de garantia de suas normas, não está preocupado na diminuição ou não da criminalidade. 

     

           Por outro lado, a Criminologia não impõe uma conduta a ser seguida, mas estuda as causas criminógenas que imiscuem em toda sociedade buscando descobrir a origem do crime e as possibilidades de seu controle. 

     

    c) INCORRETA

     

           Justamente pelo seu caráter interdisciplinar, a Criminologia possui estreito laço com outras ciências, notadamente o Direito Penal e Política Criminal.

         

            Nesse ponto, é forçoso convir que interdisciplinaridade não se confunde com multidisciplinaridade. "Essa significa, apenas, a participação de diversas disciplinas, ao passo que aquela traduz uma ideia de coordenação e integração". Desse modo, percebe que a alternativa é manifestamente errada, pois entre a Criminologia e o Direito Penal há uma verdadeira integração e coordenação, ou seja,  a Criminologia depende do Direito Penal do mesmo modo que o Direito Penal  depende da Criminologia.  VIANA, Eduardo, 2016, p. 128. 4º ed. Ed. JusPodivm.

     

    d) INCORRETA

     

           A vítima é um dos objetos da Criminologia. Ela é estudada sobre vários aspectos, dentre os quais é analisada a figura da "vítima nata", que seria, por exemplo, aquela pessoa que anda desatenciosamente falando no celular numa zona periférica de uma grande metrópole. Não há como negar que essa conduta amplia, vultuosamente, a possibilidade de ser vítima de um crime patrimonial.

     

    e) INCORRETA

     

              A Criminologia tem por objeto: delito, deliquente, vítima e controle social. VIANA, Eduardo, 2016, p. 130. 4º ed. Ed. JusPodivm.

     

     

     

  • QUESTÃO ANULADA 

    JUSTIFICATIVA CESPE: A utilização do termo “depende” na opção apontada como gabarito prejudicou o julgamento objetivo da questão.

  • maS NA OPÇÃO APONTADA PELO cESPE COMO CORRETA NÃO HÁ O TERMO "DEPENDE"....

  •  

    Fui só eu ou mais alguém achou as justificativas muito fracas, superficiais e até pueris. Sem falar que na justificativa de uma questão de criminologia ele diz:

    JUSTIFICATIVA CESPE: "A utilização do termo “depende” na opção apontada como gabarito prejudicou o julgamento objetivo da questão." Só que na alternativa não tem a palavra "depende".

    Alguém mais viu ou to ficando doido?

    Parece teoria da conspiração ...mas nesse concurso tem muita coisa estranha.

  • Para mim , a palavra "DEPENDE" tem dois significados 1. prestar auxilio 2. estar sujeito a.. eu creio que foi isso que prejudicou o julgamento objtivo da prova.

  •      " A criminologia é disciplina que alimenta o direito penal, mas dele não depende." -  A criminologia é ciencia autônoma e por isso não é dependente do Dir. Penal; Por outro lado, dizer que a Criminologia alimenta o Dir. Penal é o mesmo que dizer que o Dir. Penal é dependente da Criminologia.

  • Segundo a justificativa, a CESPE havia, antes de anular a questão, dado como errada a alternativa "B", acima, que me parecia correta. Alguem sabe apontar o erro de tal assertiva? Obrigado.

  •  

    Achei isso, talvez sirva.

    Letra B - O direito penal estabelece condutas vedadas, sob a cominação abstrata de uma pena; a criminologia, por sua vez, busca observar cada conduta de infração da lei penal como fenômeno humano, biopsicossocial.

     

    Na Criminologia o método é a observação e a indução, Juízos empírico dos fenômenos Sociais e da realidade dos fatos.

     

    SHECAIRA,Sérgio Salomão. Criminologia. 5.ed.rev.São paulo :Revista dos Tribunais,2013

     

     

  • Não há mais nada pra discutir, nessa questão, que não a letra C.

      Em relação a letra C

        Difícil de dizer, mas vou discordar da idéia de que a criminologia depende do direito penal. Até porque, ao meu ver, aliminaria a característica "autônoma" da criminologia. O paralelo feito, pelo colega, entre física e matemática não cabe, pois essas matérias estudam objetos distintos, enquanto o direito penal e a criminologia tem um objeto de estudo em comum: estudam o crime; a criminologia não usa conceito algum do direito penal para seu estudo do crime, ela estuda o crime sob outro aspecto. Seria o mesmo que dizer que história depende de português,  pois quem não sabe escrever, não há como estudar história! Me leva até ao seguinte questionamento: O que impediria que houvesse o estudo do crime, com o método (empírico-indutivo), e a função (prevenção), se não existisse o direito penal???? nada! a criminologia não partiu do direito penal, ela estuda um objeto em comum. Tadavia, é indiscutível que a criminologia alimenta o direito penal, pois serve até de agumentação, como por exemplo, na hora da condenação, para que o juíz dê uma pena mais perto do mínimo ao saber que o meliante cresceu sem pai, sem vaga na escola pública e sem qualquer atividade que lhê tomasse tempo. Já fui em muitas audiências criminais, e tem juíz que leva isso em consideração, mas tem juíz que não; logo, alimenta, mas não depende. O direito penal depende do processo penal, pois como direcionar uma pena, se não se sabe como é o caminho??? A única coisa que me deixou na dúvida, foi chamar a criminologia de disciplina como se tivesse a intenção de fazer um "pega", porém infrutífero, pois há quem defina disciplina como "arte", "faculdade", ou "ciência". Logo, achei duas questões verdadeiras: B e C.

  • B, pois como a criminologia pode estudar o crime, se o crime nao esta previsto em lei penal? ah sim uma relação! porem ambas com objetivos diferentes!

  • Simplesmente porque "crime" pode ter uma acepção sociológica, psicológica, filosófica, jurídica etc. Concordo com o Lucas. Na verdade, seguindo o raciocínio, a matemática não tem autonomia, porque depende da Lógica, qual argumentava Frege, inventor da lógica-matemática. Esse tipo de problema é justamente porque não ensina um pouco de epistemologia das ciências sociais nas turmas de direito, daí vem esses ontologismos jurídicos, afirmações do tipo "se há crime, há direito", isso é só uma opinião de um relativista...

  • LETRA C: A criminologia é disciplina que alimenta o direito penal, mas dele não depende.

    Na minha opinião essa é a menos errada visto que a Criminologia é uma ramificação de outras ciências empíricas, independente do Direito Penal?( É a opinião de Herman Manheim, Garcia Pablos, Seelig, dentre outros), Nesse entender, a criminologia não é uma ciência autônoma, pois não atende a dois quesitos básicos exigíveis para tal: ter um objeto de estudo próprio e ter suas próprias teorias,"Tal como a Criminologia geral, ela é um campo de conhecimentos; não conhecimentos esparsos, e sim conhecimentos interligados,interdependentes, constituindo uma verdadeira atividade interdisciplinar", a qual, conforme o próprio autor reconhece (Alvaro Pires, CRIMINOLOGIA, SCHECAIRA, 2014) porém o que mata a charada é que a criminologia é uma espécie de "campo de estudo", campo este amplo e abrangente, pois a Criminologia estuda vários fatores criminológicos, mas com primor as "causas" do crime sob a ótica de algumas ciências; tais como sociologia,antropologia,filosofia, psicopatologia e o próprio Direito Penal( a idéia aqui é supor um caminho, um projeto especial de conhecimento,aspecto esse que não está presente na idéia de "campo de conhcecimento", se considerado isoladamente, tal atividade tem a premissa, intenção e a pretensão de, entre outras coisas, ser uma atividade ciêntifica interdisciplinar e de ligar a teoria à prática, portanto vislumbra-se que foi olvidado na questão esse requisito tornando a letra C, incorreta também...

  • Penso q a "C" seria a resposta.

  • A) Errado: Trata-se exatamente do oposto. A criminologia consiste em ciência empírica e interdisciplinar (se vale dos resultados de outros ciências). Ciência penal normativa é o Direito Penal.

    B) Correto: A alternativa exige que o candidato conheça, ainda que de forma sintetizada, os conceitos do Direito Penal e da Criminologia. De faro, a tarefa de tipificar condutas criminosas e definir as respectivas sanções penais fica à cargo do Direito Penal. Por outro lado, a Criminologia, por meio do empirismo, se ocupa em analisar condutas criminosas levando em consideração fatores biológicos, psicológicos e sociológicos (biopsicossocial).

    C) Errado: A Criminologia é ciência autônoma e, portanto, não alimenta ou serve ao Direito Penal ou qualquer outro ramo do saber. Apesar disso, a Criminologia deve estar em sintonia com a Política criminal e, por conseguinte, com o Direito Penal, vez que cada uma dessas ciências penais possui papel importante da prevenção da criminalidade (os resultados de uma servirá como fonte de dados para as outras).

    D) Errado: O estudo da vítima pela criminologia (Vitimologia) aponta diversas classificações, sendo que em muitas delas há a participação da vítima (as vezes, determinantes) para a prática do crime pelo delinquente. A título de exemplo, podemos citar a classificação idealizada por Benjamin Mendelsohn (considerado o pai da Vitimologia), que reconhece em diversas ocasiões a participação ativa da vítima como estimulante (vítima menos culpada e vítima mais culpada que o delinquente) ou até mesmo determinante para o crime (vítima tão culpada quanto o delinquente). Ou seja, não é necessário que alguém não tenha qualquer tipo de responsabilidade em relação ao crime para ser classificado como vítima.

    E) Errado: O erro está no “Poder Judiciário”. A criminologia se ocupa do estudo do crime, criminoso, vítima e controle social.

    Resposta: B

  • Com relação ao objeto, às funções, às características e aos métodos da criminologia, assinale a opção correta.

    Alternativas

    A

    A criminologia caracteriza-se por ser uma ciência normativa e unidisciplinar.

    Criminologia é ciência não-normativaempírica e interdisciplinar responsável por subministrar elementos para compereender e enfrentar o fenômeno desviante. VIANA, Eduardo, 2016, p. 126. 4º ed. Ed. JusPodivm.

    B

    O direito penal estabelece condutas vedadas, sob a cominação abstrata de uma pena; a criminologia, por sua vez, busca observar cada conduta de infração da lei penal como fenômeno humano, biopsicossocial.

    O direito penal estabelece condutas vedadas, sob a cominação abstrata de uma pena; a criminologia, por sua vez, busca observar cada conduta de infração da lei penal como fenômeno humano, biopsicossocial.

    A Criminologia busca observar cada conduta de infração da lei penal como fenômeno humano BIOPSICOSSOCIAL --> Estuda os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do fato. Para a criminologia moderna o crime é visto como uma interpretação biopsicossocial, ou seja, como um conjunto de carácteres biológicos, psicológicos e socias. 

    C

    A criminologia é disciplina que alimenta o direito penal, mas dele não depende.

    QUESTÃO ANULADA 

    JUSTIFICATIVA CESPE: A utilização do termo “depende” na opção apontada como gabarito prejudicou o julgamento objetivo da questão.

    justamente pelo seu caráter interdisciplinar, a Criminologia possui estreito laço com outras ciências, notadamente o Direito Penal e Política Criminal.

       

        Nesse ponto, é forçoso convir que interdisciplinaridade não se confunde com multidisciplinaridade. "Essa significa, apenas, a participação de diversas disciplinas, ao passo que aquela traduz uma ideia de coordenação e integração".

    Desse modo, percebe que a alternativa é manifestamente errada, pois entre a Criminologia e o Direito Penal há uma verdadeira integração e coordenação, ou seja, a Criminologia depende do Direito Penal do mesmo modo que o Direito Penal depende da Criminologia.

    D

    Para que a vítima seja considerada como tal pela criminologia, é necessário que ela não tenha qualquer tipo de responsabilidade em relação ao crime.

    Existem diversos tipos de vítima (Tão culpada quanto, mais culpada que, etc) e, por conta disso, não é necessário que ela não tenha qualquer tipo de responsabilidade em relação ao crime;

    E

    Os objetos da criminologia incluem: o delinquente, a vítima, o Poder Judiciário e o controle social.

    O Poder Judiciário não faz parte dos objetos de estudo da criminologia: Delito, Deliquente, Controle Social, Vítima.