SóProvas


ID
2319430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

A respeito do conceito e das funções da criminologia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ALT..D,

    obs.:A criminologia é a ciência que estuda:

    1 - As causas e as concausas da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade;

    2 - As manifestações e os efeitos da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade e,

    3 - A política a opor, assistencialmente, à etiologia da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade, suas manifestações e seus efeitos.

    fonte.http://www.doraci.com.br/files/criminologia.pdf

  • Por que C está errada? As várias teorias da criminologia não buscam determinar a origem (etimologia) do crime????? 

  • Etiologia é diferente de Etimologia:

     

    Etiologia

    substantivo feminino

    ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas e origens de um determinado fenômeno.

    med estudo das causas das doenças.

     

    Etimologia

    substantivo feminino

    1.estudo da origem e da evolução das palavras.

    2.disciplina que trata da descrição de uma palavra em diferentes estados de língua anteriores, até remontar ao étimo.

     

    Se tivesse colocado "Etiologia" a questão estaria certa.

  • CESPE fazendo Cespice: trocar etiologia por etmologia, quanta criatividade para induzir o candidato em erro!!!

  • É fda mesmo....no meio de uma prova de 100 questões de ABDCE nunca que eu iria perceber que a casca de banana kkkkkkkk obrigado geovane!!

  • 500 itens pra analisar em poucas horas. Questões cheia de peladinhas. Concurso tá foda.
  • No meio de 500 itens um candidato muito bem preparado pode ter o seu sonho derrubado por causa de uma palavra. 

  • Qual o erro da letra A?

  • Complementando o bomcomentário de Donizete Ferreira:

    A criminologia é ciência aberta, marcada por leis evolutivas e flexíveis. Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar (significa que depende do direito penal) responsável por subministrar elementos para compreender e enfrentar o fenômeno desviante (VIANA, 2016, p. 126 ,Ed Juspodivm).

     

    Bons estudos. 

     

  • Mari PLC...inverteram os conceitos. A crimiologia está relacionada com a prevenção do crime e a política criminal com a ressocialização.

  • A) A criminologia tem como objetivo estudar os deliquentes, a fim de estabelecer os melhores passos para sua ressocialização. A política criminal, ao contrário, tem funções mais relacionadas à prevenção do crime. Errada: o objetivo da criminologia não é estudar os delinquentes, mas orientar a política criminal de modo a contribuir para prevenção de infrações penais.

    B) A finalidade da criminologia em face do direito penal é de promover a eliminação do crime. Errada: o crime nunca vai deixar de existir; logo,  a finalidade da criminologia é contribuir para sua prevenção e consequente redução.

    C) A determinação da etimologia do crime é uma das finalidades da criminologia. Errada: o termo correto seria ETIOLOGIA.

    D) A criminologia é a ciência que, entre outros aspectos, estuda as causas e as concausas da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade. CORRETA.

    E) A criminologia é orientada pela política criminal na prevenção especial e direta dos crimes socialmente relevantes, mediante intervenção nas manifestações e nos efeitos graves desses crimes para determinados indivíduos e famílias. Errada: a política criminal não orienta a criminologia, mas é a criminologia que orienta a política criminal.

  • A criminologia  é um conjunto de conhecimentos que se ocupa do crime, da criminalidade e suas causas, da vítima, do controle social do ato criminoso, bem como da  personalidade do criminoso e da maneira de ressocializá-lo. Etimologicamente o termo deriva do latim crimino (crime) e do grego  logos (tratado ou estudo), seria  portanto o "estudo do crime".
     É uma ciência empírica e interdisciplinar. É empírica,  pois baseia-se na experiência da observação, nos fatos e na prática, mais que em opiniões e argumentos. É interdisciplinar e portanto formada pelo diálogo de uma série de ciências e disciplinas, tais como a  biologia, a  psicopatologia, a sociologia,  política, antropologia, o direito, a criminalística, a filosofia e outros.

  • O objetivo da criminologia não é estudar os delinquentes, mas orientar a política criminal de modo a contribuir para prevenção de infrações penais.

     A finalidade da criminologia é contribuir para sua prevenção e consequente redução.

    A criminologia é a ciência que, entre outros aspectos, estuda as causas e as concausas da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade

    A política criminal não orienta a criminologia, mas é a criminologia que orienta a política criminal.

  • Pior que trocar palavra, é ocultar uma mínima letra. No dia da prova fiquei an dúvida e marquei a errada. Mas também, depois das fraudes desse certame, não dá nem pra criticar uma questão dessa..

  • o obetivo da criminologia é o estudo do crime e do criminoso, enquandrando alguns filosofos da epoca estudando as causas e concausas letra d

  • Importante destacar que a criminologia moderna, sobretudo após a década de 60, a partir da mudança de paradigma que superou a perspectiva etiológica – preocupação com causa da criminalidade – passou a ser mais complexa, questionando qual o critério que faz com que algumas condutas sejam consideradas crimes e outras não.

    #TRADUZACABRAL: Perspectiva Etiológica – quando falamos em etiologia, estamos falando do estudo das causas de um determinado fenômeno. Assim, a criminologia etiológica se preocupa com o crime enquanto um fenômeno decorrente de uma causa específica. Busca tratar de explicar a origem da delinquência (origem do crime), explicando as causas deste segundo um método científico ou experimental. Para isso fazer sentido, o crime é concebido como um fenômeno natural, causalmente determinado. Portanto, se aproxima muito de um crime como conceito ontológico.

    A criminologia moderna se afastou do paradigma etiológico, ou seja, superou a ideia de pensar que é possível encontrar uma causa determinante para o crime, e, assim, ser capaz de prever os remédios para combatê-lo. Mas, durante muito tempo – e de suma importância para muitas escolas que iremos estudar – o paradigma etiológico direcionou o estudo da criminologia. Então, na criminologia clássica, o que se buscava era encontrar a origem – causa – do crime. Pensou-se que erradicando a causa se eliminaria o efeito, como se fosse suficiente fechar as maternidades para o controle de natalidade.

    - Para alguns concursos, infelizmente, somente a criminologia etiológica é cobrada!

     

    FONTE: MATERIAL CICLOS R3

  • Se alguém puder explicar, citando a fonte, o erro da letra "A". Obrigado.

  • Rafael M., Não sei se vc concorda comigo, mas entendo que a política criminal é um instrumento em que o poder estatal se utiliza, com base na própria criminologia, para não só previnir, mas também REPRIMIR o crime. 

     

    Sempre em frente!

  • A política criminal tem objeto diverso da criminologia. A criminologia analisa o fato, a política criminal, o valor.

  • Se trocássemos OBJETIVO por OBJETO, na letra A, será que ficaria certa?"

    A criminologia tem como objetivo estudar os deliquentes, a fim de estabelecer os melhores passos para sua ressocialização. A política criminal, ao contrário, tem funções mais relacionadas à prevenção do crime"

  • GABARITO D

     

    1)      Direito Penal:

    a)      Analisa os fatos humanos indesejáveis, definem quais devem ser rotulados como crime ou contravenção, anunciando suas respectivas penas;

    b)      Ocupa-se do crime enquanto norma.

    Ex: define como crime lesão no âmbito doméstico e familiar.

    2)      Criminologia:

    a)      Ciência Empírica que estuda o crime, o criminoso, a vítima e o comportamento da sociedade;

    b)      Ocupa-se do crime enquanto fato.
    Ex: quais os fatores contribuem para a violência doméstica e familiar.

    3)      Política Criminal (um braço da criminologia):

    a)      Trabalha estratégias e meios de controle social da criminalidade;

    b)      Ocupa-se do crime enquanto valor.

    Ex: estuda como diminuir a violência doméstica e familiar.

     

    o erro da A esta no fato de ter reduzido a criminologia somente ao estudo dos delinqüentes ...


    o erro da C esta em dizer que uma das finalidades da criminologia é a determinaçao da etimologia (estudo da origem e da evolução das palavras), quando na verdade é a ETIOLOGIA (CAUSA DO COMPORTAMENTO CRIMINOSO)

     

     

     

    Para haver progresso, tem que existir ordem.
    DEUS SALVE O BRASIL.
    whatsApp: (061) 99125-8039

  • Item (A) - O objetivo da criminologia é o estudo das causas do delito, explicando-as. Para tanto, existem diversas teorias que buscam explicar por que certas pessoas cometem delitos e por que em nossas sociedades existe sempre um determinado grau de delinquência. Não visa a especificamente a ressocialização do criminoso. A ressocialização do criminoso e a adoção de medidas de prevenção e de controle do delito são objeto de estudo da política criminal e da vitimologia.
    Item (B) - Como dito no exame da alternativa anterior, a finalidade da criminologia é a de tentar explicar as causas do delito (perspectiva etiológica, na lição de Sutherland)
    Item (C) - Segundo Sutherland, citado por Luiz Regis Prado, a principal atividade da criminologia é a perspectiva etiológica, vale dizer, a busca das causas do crime. Portanto, é a determinação da etiologia, e não da etimologia do crime, que é uma das finalidades da criminologia.
    Item (D) - De acordo com o que é assente na doutrina, o objeto da criminologia se ocupa do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social. No que toca ao infrator, a criminologia se detém na periculosidade preparatória da criminalidade, ou seja, nos fatores que  propendem o infrator a delinquir.
    Item (E) - A criminologia é orientada para a busca das causas do delito e, via de consequência, auxilia na proposição de alternativas para responder ao fenômeno criminal, no sentido de previni-lo e controlá-lo. A criminologia é, com efeito, uma ciência empírica, de cunho interdisciplinar, que estuda o fenômeno criminal, utilizando-se, principalmente, do método causal-explicativo. A política criminal, ciência de caráter autônomo e independente da criminologia, no dizer de Luiz Regis Prado, é que se ocupa primordialmente de estudar e implementar medidas para a prevenção e o controle do delito. 

    Resposta: A alternativa correta é a (D)

  • Criminologia

    Finalidade - indicar um diagnostico qualificado e conjuctural sobre o crime.

    A criminologia não é causalista.

    Não é fonte de dados estátisticos.

    A criminologia é uma ciência prática, com problemas e conflitos concretos.

    O papel da criminologia no cenário social é a constante luta contra a criminalidade, o controle e a precvenção do delito. 

  • A criminologia é uma ciência autônoma com relação às demais ciências e,portanto, não ocupa posição de superioridade nem inferioridade ou de depêndencia com relação a elas.

  • Na letra "A",  o objetivo da Criminologia não é estudar só os delinquentes, mas
    orientar a política criminal de modo a contribuir para prevenção de infrações penais.
    Na letra "B", o crime nunca vai deixar de existir, dessa forma, a finalidade da  criminologia é contribuir para sua prevenção e consequente redução. Na letra "C", o termo correto seria etiologia. Já na letra "E", a política criminal não orienta a
    criminologia, mas é a criminologia que orienta a política criminal.
    Gabarito: D.

  • Confundi etiologia com etimologia:

    Etiologia

    substantivo feminino

    ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas e origens de um determinado fenômeno.

    med estudo das causas das doenças.

     

    Etimologia

    substantivo feminino

    1.estudo da origem e da evolução das palavras.

    2.disciplina que trata da descrição de uma palavra em diferentes estados de língua anteriores, até remontar ao étimo.

     

    obs:explicação do comentário do geovane

  • A criminologia ocupa-se do fato ( quais fatores estão contribuindo) , é uma ciência empírica , estuda a vítima, o criminoso , o crime e o controle social ( comportamento da sociedade), esses são os objetos da moderna criminologia. 

  • Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia  Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia Etiologia 

  • A criminologia é a ciencia empirica, interdisciplinar, multidisciplinar e intergada. 

  • Item (A) - O objetivo da criminologia é o estudo das causas do delito, explicando-as. Para tanto, existem diversas teorias que buscam explicar por que certas pessoas cometem delitos e por que em nossas sociedades existe sempre um determinado grau de delinquência. Não visa a especificamente a ressocialização do criminoso. A ressocialização do criminoso e a adoção de medidas de prevenção e de controle do delito são objeto de estudo da política criminal e da vitimologia.
    Item (B) - Como dito no exame da alternativa anterior, a finalidade da criminologia é a de tentar explicar as causas do delito (perspectiva etiológica, na lição de Sutherland)
    Item (C) - Segundo Sutherland, citado por Luiz Regis Prado, a principal atividade da criminologia é a perspectiva etiológica, vale dizer, a busca das causas do crime. Portanto, é a determinação da etiologia, e não da etimologia do crime, que é uma das finalidades da criminologia.
    Item (D) - De acordo com o que é assente na doutrina, o objeto da criminologia se ocupa do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social. No que toca ao infrator, a criminologia se detém na periculosidade preparatória da criminalidade, ou seja, nos fatores que  propendem o infrator a delinquir.
    Item (E) - A criminologia é orientada para a busca das causas do delito e, via de consequência, auxilia na proposição de alternativas para responder ao fenômeno criminal, no sentido de previni-lo e controlá-lo. A criminologia é, com efeito, uma ciência empírica, de cunho interdisciplinar, que estuda o fenômeno criminal, utilizando-se, principalmente, do método causal-explicativo. A política criminal, ciência de caráter autônomo e independente da criminologia, no dizer de Luiz Regis Prado, é que se ocupa primordialmente de estudar e implementar medidas para a prevenção e o controle do delito. 

  • Fiquei meio confuso no final da resposta do professor quando disse (...) "A política criminal, ciência de caráter autônomo e independente da criminologia, no dizer de Luiz Regis Prado, é que se ocupa primordialmente de estudar e implementar medidas para a prevenção e o controle do delito." 

    Política Criminal, segundo as aulas do prof. Murillo Ribeiro, são: diretrizes, intervenções praticas para diminuir a criminalidade. Como, p. ex., aumentar a iluminação em determinado local ou instalação de posto policial em locais de alta incidência etc.

    ATENÇÃO! Segundo a doutrina é a política criminal que faz a ponte eficaz entre o Direito Penal e a Criminologia (Molina)

    - Direito Penal e Criminologia tem AUTONOMIA DE CIÊNCIA. 

    Assim sendo, é certa a afirmação que a política criminal seria ciência autônoma e independente?

  • RESUMO 
    BIZU: O CONSENSO GANHOU DE 4 X 2 DO CONFLITO ---  SÃO 4 TEORIAS DO CONSEMSO E 2 DO CONFLITO.

    OUTRO BIZU QUE LI NOS COMENTÁRIOS.  CONSENSO A PALAVRA CASA SÃO AS 4 TEORIAS

    CONSENSO

    CHICARGO (  ESCOLA)

    ANOMIA

    SUBCULTURA DO DELIQUENTE

    ASSOCIAÇÃO DIFERENCIAL

    ----  CHICARGO RELACIONA O CRIMINOLOGIA COM O CRESCIMENTO DAS CIDADES, OU SEJA, RELACIONA CRIMINALIDADE COM REGIÕES MAIS POBRES.

    ----  ANOMIA É A FALT DE NORMAS  ONDE A CONSEQUENCIA É ONDE OS SUJEITOS FAZ O QUE QUER POR FALTA DE LEIS.

    --- SUBCULTURA DEIQUENTE A TERIA DIZ QUE A CRIMINALIDADE ESTÁ RELACIONADA A VÁRIAS SUBCULTURAS,OU SEJA,DIVISÕES DE CULTURAS.  ESTÃO RELACIONADOS SUBCULTURA DO DELIQUENTE,TEORIA DE OPORTUNIDADE,CONFLITO SOCIAL E TEORIA GERAL DAS FRUSTAÇÃO.

    ----   ASSOCIAÇÃO DIFERENCIAL A TEORIA DIZ QUE SÃO CRIMES QUE VC APRENDE COM O CONVIVIO SOCIAL  

    ( BIZU: A OI RENEEEE      APRENDE POR: ASSOCIAÇÃO DIF,OCASIÃO,IDENTIFICAÇÃO E REFORÇO DIF,NEUTRALIZAÇÃO)

    CONFLITO 

    A TEORIA QUER O CONFLITO PARA CONSEGUIR DOMINAR AS PESSOAS,PORQUE O ESTADO DEPENDE DO CONFLITO,ABAIXO FICARÁ MAIS CLARO ESTÁ ÍDEIA.

    1- LABELLING APROCH OU TEORIA DO ETIQUETAMENTO:

    É A TEORIA DE ROTULAÇÃO,REAÇÃO SOCIAL,EXEMPLO: O ESTADO NO BRASIL ÉPOCA COLONIAL ERA PROIBIDO A PRATICA

    DE CAPOEIRA. NOTE QUE QUE O ESTADO ESTÁ'' ETIQUETANDO'' QUEM VAI SER OS CRIMINOSOS.

    2- TEORIA MARXISTA

  • POLÍTICA CRIMINAL: A Política criminal é vista como “conjunto sistemático de princípios e regras através dos quais o Estado promove a luta de prevenção e repressão das infrações penais.” Para Claus Roxin “a questão pertinente a como devemos proceder quando há infringência das regras básicas de convivência social, causando danos ou pondo em perigo os indivíduos ou a sociedade, conforma o objeto criminal”.

    CRIMINOLOGIA: a criminologia vê o crime como um problema social, um verdadeiro fenômeno comunitário, abrangendo quatro elementos constitutivos, a saber: incidência massiva na população (não se pode tipificar como crime um fato isolado); incidência aflitiva do
    fato praticado (o crime deve causar dor à vítima e à comunidade); persistência espaço-temporal do fato delituoso (é preciso que o delito ocorra reiteradamente por um período significativo de tempo no mesmo território) e consenso inequívoco acerca de sua etiologia e
    técnicas de intervenção eficazes (a criminalização de condutas depende de uma análise minuciosa 
    desses elementos e sua repercussão na sociedade). Para Lombroso etiologia do crime é eminentemente individual e deve ser buscada no estudo do delinqüente. É dentro da própria natureza humana 

    gb D

  • Diferença Entre os Institutos: 

    a.        Direito Penal

              I.      Analisa os fatos humanos indesejados, define quais devem ser rotulados como crime ou contravenção e anuncia penas;  

              II.      Ocupa-se do Crime enquanto norma;

              III.      Ex – define como crime lesão no ambiente doméstico e familiar.

     

    b.       Criminologia

             I.      Ciência empírica que estuda o crime, o criminoso, a vítima e o comportar da sociedade;

             II.      Ocupa-se do crime enquanto fato;

             III.      Ex. – quais fatores contribuem para a violência doméstica.

    c.        Política Criminal

             i.      Trabalha as estratégias e meios de controle social da criminalidade;

             ii.      Ocupa-se do crime enquanto valor;

             iii.      Ex – estudo para diminuir a violência doméstica e familiar.

     

  • GABARITO D


    Criminologia: ciência que estuda o crime, criminoso, vítima e o comportamento da sociedade. Vê o crime enquanto fato. Ex.: quais os fatores contribuem para a violência doméstica e familiar. CIÊNCIA DO SER.


    bons estudos

  • Na letra "A", o objetivo da Criminologia não é estudar só os delinquentes, mas

    orientar a política criminal de modo a contribuir para prevenção de infrações penais.


    Na letra "B", o crime nunca vai deixar de existir, dessa forma, a finalidade da criminologia é contribuir para sua prevenção e consequente redução.


    Na letra "C", o termo correto seria etiologia.


    Já na letra "E", a política criminal não orienta a criminologia, mas é a criminologia que orienta a política criminal.

  • Gabarito do Professor:

    Item (A) - O objetivo da criminologia é o estudo das causas do delito, explicando-as. Para tanto, existem diversas teorias que buscam explicar por que certas pessoas cometem delitos e por que em nossas sociedades existe sempre um determinado grau de delinquência. Não visa a especificamente a ressocialização do criminoso. A ressocialização do criminoso e a adoção de medidas de prevenção e de controle do delito são objeto de estudo da política criminal e da vitimologia.

    Item (B) - Como dito no exame da alternativa anterior, a finalidade da criminologia é a de tentar explicar as causas do delito (perspectiva etiológica, na lição de Sutherland)

    Item (C) - Segundo Sutherland, citado por Luiz Regis Prado, a principal atividade da criminologia é a perspectiva etiológica, vale dizer, a busca das causas do crime. Portanto, é a determinação da etiologia, e não da etimologia do crime, que é uma das finalidades da criminologia.

    Item (D) - De acordo com o que é assente na doutrina, o objeto da criminologia se ocupa do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social. No que toca ao infrator, a criminologia se detém na periculosidade preparatória da criminalidade, ou seja, nos fatores que propendem o infrator a delinquir.

    Item (E) - A criminologia é orientada para a busca das causas do delito e, via de consequência, auxilia na proposição de alternativas para responder ao fenômeno criminal, no sentido de previni-lo e controlá-lo. A criminologia é, com efeito, uma ciência empírica, de cunho interdisciplinar, que estuda o fenômeno criminal, utilizando-se, principalmente, do método causal-explicativo. A política criminal, ciência de caráter autônomo e independente da criminologia, no dizer de Luiz Regis Prado, é que se ocupa primordialmente de estudar e implementar medidas para a prevenção e o controle do delito. 

    Resposta: A alternativa correta é a (D)

  • O item "A" ficou mal elaborado porque está correto em dizer que a Criminologia tem como objetivo estudar os delinquentes, contudo não o tem como único objetivo. Isso possibilita anulação da questão.

  • Gabarito: letra D.

    A criminologia está em busca de uma perspectiva ampla do fenômeno criminológico, portanto não versa restritamente apenas sobre o delinquente.

    A Criminologia é ciência empírica que estuda o crime, a pessoa do criminoso, da vítima e o comportamento da sociedade. Não se trata de uma ciência teleológica, que analisa as raízes do crime para discipliná-lo, mas de uma ciência causal-explicativa, que retrata o delito enquanto fato, perquirindo as suas origens, razões da sua existência, os seus contornos e forma de exteriorização.

    A política criminal, por sua vez, tem no seu âmago a específica finalidade de trabalhar as estratégias e meios de controle social da criminalidade (caráter teleológico), utilizando-se dos dados e informações conferidos pela criminologia. É característica da política criminal a posição de vanguarda em relação ao direito vigente, vez que, enquanto ciência de fins e meios, sugere e orienta reformas à legislação positivada In: BRUNO, Anibal. Direito Penal – Parte Geral. Tomo 1º. Rio de Janeiro: Forense, 1967, p. 41). 

    Dessa forma, a finalidade da criminologia não é acabar com a conduta criminosa, mas antes explicá-la, portanto a política criminal é orientada pelos estudos da criminologia, e não o inverso. É importante não confundir etiologia e etimologia. Esta trata da descrição de uma palavra em diferentes estados de língua anteriores, até remontar ao étimo; aquela é um ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas e origens de um determinado fenômeno.

    Fonte: Flávio Milhomem.

  • Só eu que li etiologia? Fui seco na alternativa C.

  • Errei, letra correta D.

    Lore.

  • Errei por confundir ETIOLOGIA ("ciência das causas") com ETIMOLOGIA (gramática, evolução da palavra e suas origens).

  • GAB: D

    VEJAMOS:

    Estudar a etiologia do delito é uma das funções da criminologia.

    Letra A, não há uma oposição entre o que faz a política criminal e a criminologia. Ambas podem tratar de ressocialização e de prevenção.

    Letra B, a criminologia não pretende acabar com o crime.

    Letra C, o examinador trocou etiologia por etimologia para confundir o candidato.

    Letra E, a criminologia orienta e não é orientada pela política criminal. Além disso, as intervenções após um delito são ditadas por medidas de política criminal e pela aplicação do direito penal.

  • Criminologia uma “ciência empírica (baseada na observação e na experiência) e interdisciplinar que tem por objeto o análise do crime, do criminoso da vítima e do controle social.

  • Etimologia: estudo da origem e da evolução das palavras.

    Etiologia: estudo das causas e origens de um determinado fenômeno.

  • Quanto a letra C, a Etimologia é o estudo das origem das palavras. A Criminologia tem entre seus estudos a etiologia, que é a causa do comportamento criminoso.

  • Item c.

    a criminologia é uma ciência empírica, interdisciplinar; que estuda o crime, criminoso, vítima e o controle social.

    Etiologia- é o estudo do comportamento criminoso.

    rumo pmce2021.

  • Direito Penal:

    • Analisa os fatos humanos indesejáveis, define quais devem ser rotulados como crime ou contravenção, anunciando suas respectivas penas;
    • Ocupa-se do crime enquanto norma.
    • Ex: define como crime lesão no âmbito doméstico e familiar.

    Criminologia:

    • Ciência Empírica que estuda o crime, o criminoso, a vítima e o comportamento da sociedade;
    • Ocupa-se do crime enquanto fato.
    • Ex: quais os fatores contribuem para a violência doméstica e familiar.

    Política Criminal (um braço da criminologia):

    • Trabalha estratégias e meios de controle social da criminalidade;
    • Ocupa-se do crime enquanto valor.
    • Ex: estuda como diminuir a violência doméstica e familiar.

     

  • RUMO A GLORIOSA PMCE!!!!!!!

  • A criminologia é a ciência que, entre outros aspectos, estuda as causas e as concausas da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade.

    roberto lyra filho conceito de criminologia

    Paulo Sumariva pag 5

    7 edição

    Ivo & Glads = John ciumento

  • A) - entendo que o erro está em dizer que a criminologia tem por finalidade ''estabelecer os melhores passos para sua ressocialização (do delinquente)''. Essa função é da política criminal. Cabe à criminologia fornecer dados confiáveis, pelo método causal-explicativo, sobre o fenômeno delitivo.

    .

    B) comentários da A também servem pra explicar.

    .

    C) etimologia é o estudo da origem das palavras.

    .

    D) correta

    .

    E) É o direito penal que é orientado pela política criminal.

  • A respeito do conceito e das funções da criminologia, assinale a opção correta.

    Alternativas

    A

    A criminologia tem como objetivo estudar os deliquentes, a fim de estabelecer os melhores passos para sua ressocialização. A política criminal, ao contrário, tem funções mais relacionadas à prevenção do crime.

    Letra A, não há uma oposição entre o que faz a política criminal e a criminologia. Ambas podem tratar de ressocialização e de prevenção.

    B

    A finalidade da criminologia em face do direito penal é de promover a eliminação do crime.

    Letra B, a criminologia não pretende acabar com o crime.

    C

    A determinação da etimologia do crime é uma das finalidades da criminologia.

    Letra C, o examinador trocou etiologia por etimologia para confundir o candidato.

    D

    A criminologia é a ciência que, entre outros aspectos, estuda as causas e as concausas da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade.

    Criminologia uma “ciência empírica (baseada na observação e na experiência) e interdisciplinar que tem por objeto o análise do crime, do criminoso da vítima e do controle social.

    E

    A criminologia é orientada pela política criminal na prevenção especial e direta dos crimes socialmente relevantes, mediante intervenção nas manifestações e nos efeitos graves desses crimes para determinados indivíduos e famílias.

    Letra E, a criminologia orienta e não é orientada pela política criminal. Além disso, as intervenções após um delito são ditadas por medidas de política criminal e pela aplicação do direito penal.