SóProvas


ID
2319445
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um cadáver jovem, do sexo masculino, encontrado por moradores de uma região ribeirinha, estava nas seguintes condições: vestido com calção de banho; corpo apresentando dois orifícios, o primeiro deles medindo cerca de 1 cm, ligeiramente elíptico, na parte posterior do tórax, na altura da região escapular direita; o segundo, de mesmo tamanho que o primeiro, circular, no pescoço, logo abaixo da nuca. O primeiro orifício apresentava orla de enxugo, orla de escoriação e orla de contusão; em torno do segundo orifício, foram observadas zonas de esfumaçamento e de tatuagem.
Nessa situação hipotética, as lesões descritas

Alternativas
Comentários
  • De uma maneira bem, mas bem informal... Tema balística forense:

    O primeiro orifício apresentava orla de enxugo, orla de escoriação e orla de contusão uma vez que foi causado por um projétil e que o disparo foi feito a longa distância pois não há zonas de esfumaçamento (fumaça da queima da pólvora e gases correlatos) e zonas de tatuagem (microlesões formadas pelos grânulos da pólvora).

    Osegundo disparo foi realizado de uma proximidade bem menor uma vez que presentes as zonas de esfumaçamento e de tatuagem.

    Espero ter ajudado,

    Boa sorte a vocês que fizeram a prova...

     

  • Orla de enxugo ou alimpadura ou sinal de Chavigny. Aparece só a alimpadura ou o enxugo. É uma lesão decorrente da entrada do projétil de arma de fogo, que deixa uma sujeira na pele decorrente do resíduo deixado pelo projétil.

    Orla de escoriação ou contusão ou desepitalização. É a derme exposta em razão da ferida produzida pela entrada do projétil. Quando o projétil entra ele empurra as fibras da pele, porém, ao penetrar no corpo, como a pele é elástica, ela volta. Ocorre que a derme volta mais do que a epiderme, assim, fica aparecendo a derme fechada, já que há um arrancamento da epiderme.

    Anel de Fisch. Fisch chamou o somatório da orla de escoriação e da orla de enxugo de anel de Fisch, que nada mais é do que a característica de uma entrada de projétil formada pela orla de escoriação e orla de enxugo. Quanto menor o círculo do anel, mais próximo o tiro, quando maior o anel, mais distante foi o tiro.

    Zona de chamuscamento ou orla de queimadura. Essa queimadura é provocada pela chama que sai do cone. O projétil em si não queima, o que queima são os gases incandescentes que saem da boca da arma. Ocorre nos tiros disparados de perto, produzem a orla de queimadura ou chamuscamento.

    Zona de esfumaçamento ou tisnado. Junto com a nuvem do cone vem uma fumaça que suja o alvo.

    Zona de tatuagem. Junto com a fumaça vem conjunto de pólvora que não queimou (incombusta), metal do cano e resíduos sólidos. Esses resíduos entram na pele, atravessam a epiderme e vão impregnar na derme, forma-se uma tatuagem, as quais não saem nem com limpeza, ficando impresso.

  • CADÁVER 1

    "corpo apresentando dois orifícios, o primeiro deles medindo cerca de 1 cm, ligeiramente elíptico, na parte posterior do tórax, na altura da região escapular direita"

    CADÁVER 2

     "de mesmo tamanho que o primeiro, circular, no pescoço, logo abaixo da nuca"

    Havia em comum entre os cadáveres:

    Primeiro oríficio: orla de enxugo  ( OU orla de limpadura: trata-se de auréola escura deixada na pele, em razão do energia cinética do projétil, o qual deixa resíduos) 

    orla de escoriação ( efeito do projétil, círculo ou eclipse; tiro a queima roupa; distância acima de 40 cm, depende da arma)

     orla de contusão (impacto do projétil sobre o corpo, a depender da região atingida)

    Segundo orifício: zona de esfumaçamento (grânulos de fuligem resultantes da combustão, deixado na pele ou sobre vestes interpostas, podendo ser retiradas com agua e sabão)

    zona de tatuagem(  composta por partículas de carvão ,pólvora combusta, e de grânulos de pólvora incombusta, dispersas em torno do orifício de entrada, de bordas deprimidas; fixam na pele!)

    E ainda, por se tratar de disparo de arma de fogo, o instrumento é perfurocontundente empregado a longa distância no primeiro, em razão do tamanho da fratura e do formato eliptico. Quanto ao segundo, resultado ocorrido no pescoço, em formato circular, demonstra curta distância do cano da arma à pele.

     

  • 1o ferimento

    - tem orla de enxugo -> indica se tratar de orifício de entrada, mas nada define em relação à distância

    - tem orla de escoriação -> indica não se tratar de tiro encostado, mas não é critério suficiente para afirmar se o tiro foi a curta ou a longa distância

    - tem orla de contusão -> indica não se tratar de tiro encostado, mas não é critério suficiente para afirmar se o tiro foi a curta ou a longa distância

    - formato ligeiramente elíptico -> o formato não é critério suficiente para indicar a distância do tiro, pois segundo Genival Veloso, os tiros a curta e a longa distância originam orifícios de forma arredondada ou elíptica

    - a questão não cita se há ou não zona de esfumaçamento e zona de tatuagem

     

    2o ferimento: - sem dúvida, tiro a curta distância pois:

    - tem zona de esfumaçamento -> só existe nos tiros a curta distância

    - tem zona de tatuagem -> só existe nos tiros a curta distância

    - formato circular: para o segundo ferimento tal característica não importa, pois a presença da zona de esfumaçamento e da zona de tatuagem são suficientes para determinar que o tiro foi a curta distância

     

    Alternativas possíveis:

    Visto tratar-se de lesão causada por instrumento perfurocontundente e o 2o orifício ser, sem dúvida, característico de tiros a curta distância, as alternativas possíveis são:

    a) 1o orifício: longa distância / 2o orifício: curta distância

    d) 1o orifício: curta distância / 2o orifício: curta distância

     

    Minha conclusão:

    No gabarito provisório da banca, a alternativa correta é a "A", ou seja, o 1o orifício teria sido causado por um tiro a longa distância.

    Acredito ser a questão passível de recurso, pois as características informadas para o 1o orifício não são suficientes para determinar se o tiro foi a longa ou a curta distância.

    Peço ao professor do QC, ao pessoal que fez a prova PC/GO-2017 e aos colegas que entendem bem do assunto para que nos ajudem a acabar com as dúvidas!!!

  • Pois é,  Bethina, a mais correta é a C. Pq se for a curta distância, mas tiver algum obstaculo, como um travesseeira, nao vai haver zona de esfumaçamento nem de tatuagem. 

  • A letra C não pode ser a correta, pois as descrições das lesões não são características de instrumento perfurocortante e sim perfurocontundente. Mas somente com essas características não dá pra afirmar que sejam a longa e curta distância.  Poderia vir o termo "sugestivo ou compatível" para ficar mais certa a alternativa A ou D. 

  • Ferimentos de entrada nos tiros a curta distância: forma arredondada ou elíptica, orla de escoriação, bordas invertidas, halo de enxugo, halo ou zona de tatuagem, orla ou zona de esfumaçamento, zona de queimadura, aréola equimótica e zona de compressão de gases.
    Ferimentos de entrada nos tiros a distância: diâmetro menor que o do projétil, forma arredondada ou elíptica, orla de escoriação, halo de enxugo, aréola equimótica e bordas reviradas para dentro. Diz-se que uma lesão tem as características das produzidas por tiro a distância quando ela não apresenta os efeitos secundários do tiro, e por isso não se pode padronizar essa ou aquela distância.

  • Resposta da Questão alternativa A.

  • Vamos por partes,

    O primeiro orifício apresentava orla de enxugo, orla de escoriação e orla de contusão; em torno do segundo orifício, foram observadas zonas de esfumaçamento e de tatuagem

    A)CORRETA:

    INSTRUMENTO PERFUROCONTUNDENTE - É todo agente traumático que ao atuar sobre o corpo, perfura-o e contunde simultaneamente. Ex (Projetil de arma de fogo, Picador de gelo, amolador de facas, vergalhão, espeto de churrasco)

    Modalidade - Longa Distância // Distância -   >60/70cm // Caracteristicas - Projétil (Zona de escoriação, Enxugo, Equimótica/contusão)

    Modalidade - Média Distância // Distância - 50 a 60/70cm // Caracteristicas - Projétil + particulas (Zona de Escoriação, Enxugo e Tatuagem)

    Modalidade - Curta Distância // Distância - 10 a 50cm // Caracteristicas - Projétil + particulas + fuligem (Zona de Escoriação, Enxugo, Tatuagem e esfumaçamento)

    Modalidade - Queima Roupa // Distância - Até 10cm // Caracteristicas - Projétil + particulas + fuligem + chama (Zona de Escoriação, Enxugo, Tatuagem, esfumaçamento e queimadura)

    Modalidade - Contato // Distância - Zero // Caracteristicas - Arma apoiada na vitima e gases + projétil + particulas + fuligem + chama + (Zona de Escoriação, Enxugo, Tatuagem, esfumaçamento, queimadura, Desenho da boca da arma e sinal de Benasi e Câmara de Mina de Hoffman)

    B)ERRADA - CORTOCONTUNDENTE (Machado, Cutelo, Enxada, Facão, Foice e Dentes)- Instrumentos que possuem gume rombo, de corte embotado, e que agindo sobre o organismo, rompe a integridade da pele, produzindo feridas irregulares, retraídas e com bordas muito traumatizadas, são em regra mutilantes, abertas, grandes, fraturas... 

    C) ERRADA - PERFUROCORTANTE - Alem de perfurar o organismo exercem lateralmente uma ação de corte (Monocartante - Faca, peixeira, canivete // Bicortante - punhal // Tricortante - Lima, florete // Multicortante - apontador de pedreiro, perfuratriz manual)

    D) ERRADA - Por alegar que as duas foram a curta distância

    E) ERRADA - Alega que foram disparados de LD

  • Perfeito a avaliação da questão feita pela colega Bethina T. Excelente observação e esperamos pelos comentários do professor em relação a essa questão, mais precisamente a essa dúvida em relação ao primeiro orifício de entrada do projétil.

  • zona de fumaça e tatuagem sao os indicios de tiro a curta distancia

     

  • A questão salienta que o cadáver estava em uma região ribeirinha e com calção de banho, dando a entender que o mesmo estivesse sem camisa, desa forma eliminando um possível disparo a curta distância ou queima roupa, que por consequencia deixariam zona de esfumaçamento e de tatuagem!

  •  

                                                         PRIMÁRIOS: ORLAS  ==>      ENXUGO(LIMPADURA)/ DERME CHAVGNY

                                                                                                          ESCORIAÇÃO/ CONTUSÃO/ EPIDERME/  ANEL DE FISCH(DIREÇÃO DO TIRO)

                                                                                                          EQUIMÓTICA

    EFEITOS DOS TIRO ===>

     

                                                      SECUNDÁRIOS: ZONAS ==> ESFUMAÇAMENTO

                                                                                                        TATUAGEM (POSIÇÃO DA VÍTIMA/ CRIMINOSO)

                                                                                                        CHAMUSCAMENTO

  • So para melhor ilustração sobre o caso...

     

    O mais certo dizer que ambos orifícios foram gerados por instrumentos pérfurocontudentes, mas que somente poderia ser precisado o 2° orifício (como curta distância), pois o primeiro não pode ser afirmado que foi a longa distância.

    Isto porque a falta de marcas como o esfumaçamento e zona de tatuagem, não permite dizer que foi certamente a longa distância, já que poderia ter sido usado um travesseiro ou qualquer anteparo para evitar estas marcas.

     

     

  • GABARITO LETRA A

    Deve-se analisar a descrição dos orifícios para responder a questão.

     

     a) foram causadas por instrumentos perfurocontundentes empregados a longa distância e a curta distância, respectivamente. (CERTO)

    INSTRUMENTO PERFUROCONTUDENTE = PROJÉTIL DE ARMA DE FOGO

    ORLA DE ENXUGO, ORLA DE ESCORIAÇÃO OU DE CONTUSAO = PRESENTES EM TIROS À LONGA DISTÂNCIA. 

    ZONAS DE ESFUMAÇAMENTO E DE TATUAGEM = PRÓPRIAS DE TIROS À CURTA DISTÂNCIA. 

     

    b) decorreram de ação cortocontundente produzida a curta distância. (ERRADO)

    As lesões não foram causadas por instrumento cortocontudente (ex: machado, foice).

     

    c) foram causadas por instrumentos perfurocortantes, e o instrumento que produziu o segundo orifício foi usado a curta distância. (ERRADO) 

    As lesões não implicam o uso de instrumento perfurocortante (ex: faca, punhal, canivete)

     

    d) foram, ambas, causadas por instrumentos perfurocontundentes empregados a curta distância. (ERRADO) 

    Acerta ao dizer que as lesões foram causadas por instrumento perfurocontudente, mas erra ao falar que ambas são provenientes de ação a curta distância.

     

     e) são compatíveis com a ação de projéteis de alta energia disparados a longa distância. (ERRADO) 

    As lesões não são provenientes de projéteis de alta energia; um foi a curta distância e o outro foi a longa distância.

     

  • Na presente questão foram apresentadas as seguintes características:

    Primeiro orifício: Caso de disparo de LONGA DISTÂNCIA.

    - ORLA DE ENXUGO-Orla de detritos que ficam retidas na pele quando há a passagem do projétil.

    - ORLA DE ESCORIAÇÃO- representa a lesão de escoriação causada pela passagem do projétil.

    - ORLA DE CONTUSÃO-  pequena área milimétrica que circunda o orifício de entrada. Possui forma concêntrica ou circular quando o tiro é perpendicular. Já quando o tiro for de incidência oblíqua será ovalada ou fusiforme.

    Segundo orifício: Quando falamos em ZONA DE ESFUMAÇAMENTO E TATUAGEM estamos diante de um DISPARO À CURTA DISTÂNCIA/ QUEIMA ROUPA. 

    - ZONA OU ORLA DE ESFUMAÇAMENTO-  Possui pequeno diâmetro, sendo muito concentrada e de contorno nítido, com uma camada espessa e opaca que esconde a orla de enxugo. Distância de 10 a 30 cm.

    - ZONA OU ORLA DE TATUAGEM- origina-se a partir dos grânulos de pólvora combusta ou incombusta que impregnam na pele-derme . Supõe um disparo de 30 a 75 cm.

    Observação: DISPAROS À QUEIMA ROUPA, encontramos também a ORLA OU ZONA DE QUEIMADURA/CHAMUSCAMENTO (determina queimaduras de 1º e 2º graus).

    Salienta-se que uma lesão produzida por um projétil é um caso de lesão perfurocontundente.

    A) CORRETA- conforme explicação acima.

    B) INCORRETA- conforme explicação acima.

    C) INCORRETA- conforme explicação acima.

    D) INCORRETA- conforme explicação acima.

    E) INCORRETA- conforme explicação acima.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
  • A ausência de zona de esfumaçamento ou de orla de tatuagem não levam necessariamente à conclusão de que o tiro foi a longa distância, pois podem ter sido usados anteparos, como um travesseiro.
  • GABARITO A

    LONGA DISTÂNCIA:

    – BORDAS INVERTIDAS;

    – ORLA DE ESCORIAÇÃO;

    – ORLA DE ENXUGO (ZONA DE ALIMPADURA);

    – ORLA EQUIMÓTICA (ZONA DE CONTUSÃO).

    CURTA DISTÂNCIA:

    – ZONA DE CHAMUSCAMENTO;

    – ZONA DE TATUAGEM;

    – ZONA DE ESFUMAÇAMENTO.

    ENCOSTADOS:

    – CÂMARA (BOCA) DE MINA DE HOFMANN;

    – SINAL DO FUNIL DE BONNET;

    – SINAL DE BENASSI;

    – SINAL DE PUPPE-WEKGARTNER.

    Fonte: comentário de uma colaboradora do qc 

  • Efeitos secundários do tiro só em tiros a curta distância ou queima-roupa: zonas - zona de chamuscamento, zona de esfumaçamento ou tisnado e zona de tatuagem.

  • GABARITO A

    LONGA DISTÂNCIA:

    – BORDAS INVERTIDAS;

    – ORLA DE ESCORIAÇÃO;

    – ORLA DE ENXUGO (ZONA DE ALIMPADURA);

    – ORLA EQUIMÓTICA (ZONA DE CONTUSÃO).

     

     

    – CURTA DISTÂNCIA:

    – ZONA DE CHAMUSCAMENTO;

    – ZONA DE TATUAGEM;

    – ZONA DE ESFUMAÇAMENTO.

     

     

    – ENCOSTADOS:

    – CÂMARA (BOCA) DE MINA DE HOFMANN;

    – SINAL DO FUNIL DE BONNET;

    – SINAL DE BENASSI;

    – SINAL DE PUPPE-WEKGARTNER.

     

     

    Fonte: comentário de uma colaboradora do qc 

  • Pois é galera, tbm fui procurar pelo em ovo e acabei errando a questão. Mas se fossemos analisar com calma não da para aferir que o primeiro tiro foi a longa distância, haja vista a possibilidade de anteparos, como por exemplo, travesseiros, roupa, etc.

  • ALTERNATIVA A

    Longa distância: ORLAS. Orla de enxugo e orla equimótica.

    Curta distância: ORLAS E ZONAS. Orla de enxugo, orla equimótica, zona de chamuscamento, zona de tatuagem e zona de esfumaçamento.

    EncoStado: SEM ZONAS E SEM ORLAS. Câmara de mina de Hoffman, Sinal do funil de Bonnet e Puppe Werkgartner.

  • Quando você termina de ler o enunciado já sabe o que o examinador colocará nas assertivas. Assim dá gosto estudar.

  • GABARITO A

    COM RELAÇÃO AO PRIMEIRO TIRO ENCONTRADO:

    "O primeiro orifício apresentava orla de enxugo, orla de escoriação e orla de contusão;"

    Ausentes SINAIS SECUNDÁRIOS/VIZINHANÇA (ZONA DE TATUAGEM, ESFUMAÇAMENTO E CHAMUSCAMENTO)

    COM RELAÇÃO AO SEGUNDO TIRO ENCONTRADO:

    "foram observadas zonas de esfumaçamento e de tatuagem."

    SINAIS DE TIRO À QUEIMA ROUPA (CURTA DISTÂNCIA),

  • Bora trocar uma ideia sobre a questão? (fique até a parte de aprofundamento)

    1) Nota-se que a vítima apresentou duas perfurações no corpo, por instrumento perfuro-contundente, ou seja, disparo de arma de fogo.

    2) Nos disparos a longa distância, temos orla de enxugo, orla de escoriação/orla de contusão.

    Hipótese do 1º disparo.

    Fica mais fácil se vc pegar a imagem no google, mas vou tentar explicar aqui.

    Orla de enxugo: é a área de limpeza, quando o projétil sai do cano da arma, ele ainda está cheio de pólvora. Quando a "bala" entra na pele da pessoa, ela acaba sendo "limpa" e essa sujeira de pólvora fica na pele da pessoa, por esse mesmo motivo a orla de enxugo também é chamada de "orla de limpeza".

    Orla de escoriação/contusão: nas pistolas e outras armas que tem a "alma raiada" o projetil sai da arma girando sobre o próprio eixo. Ou seja, além de ir pra frente ele fica "girando" como se fosse uma queda em "parafuso". Quando esse movimento entra em contato com a pele acaba por "arrancar fora" a zona superficial da pele, chamada de epiderme.

    3) Nos disparos a curta distância, temos esfumaçamento e de tatuagem.

    Hipótese do 2º disparo.

    Esfumaçamento: depois do disparo, a arma solta fuligem, por causa da pólvora que foi queimada no disparo. Se a pessoa estiver perto, acaba que fica nela um pouco dessa fuligem.

    Tatuagem: a arma não é "perfeita" então muitas vezes a queima da pólvora não é completa; todavia, mesmo assim acaba que é "cuspida" na pele da vítima e como são grãos (tipo areia), acaba que entra na pele da vítima em uma camada mais profunda, por isso é chamado de tatuagem.

    obs.: a tatuagem não sai com uma simples lavagem, pois, como já dito, ela entra mais pra dentro da pele. Já na de zona de esfumaçamento, é apenas uma sujeira, então é fácil de lavar.

    Bora colocar agora o que foi aprendido na prática. Depois de ler isso, leia novamente a questão.

    Aprofundando:

    No caso apresentado, vemos que houve um primeiro disparo, que atingiu as costas do rapaz, na parte superior direita. Pelos sinais apresentados (apenas enxugo e escoriação), sabemos que foi um tiro a longa distância.

    Provavelmente, depois de ter sido alvejado de pistola (imagine uma cacetada de .40), caiu no chão.

    Depois, para "terminar o serviço" o homicida foi até ele (já caído) e efetuou um segundo disparo, no pescoço (por isso os sinais de tiro a curta distância).

    Acho que foi isso que aconteceu no caso...

    Espero ter ajudado, sou apenas estudante. Tmj

  • Marquei a alternativa D, mas percebi o equívoco assim que li novamente a questão. O examinador traz a informação que o jovem estava vestido apenas com um calção de banho, não sendo cabível a hipótese do disparo ter sido influenciado por quaisquer anteparos (a não ser que procuremos pêlos em ovo!), pois os disparos ocorreram nas costas da vítima, não podendo ter sido influenciados por uma camiseta que a vítima poderia estar vestindo. Realmente, a alternativa A é a correta, pois a presença apenas de elementos primários (orla de enxugo, orla de escoriação e orla de contusão) indica disparo à longa distância, e as zonas de esfumaçamento e tatuagem são características de disparos à curta distância.

  • GABARITO: A

            

              

    A lesão foi causada por instrumento perfurocontundente, visto que se trata de projetil de arma de fogo, em que há ponto + massa - pressão + penetração.

             

    PRIMEIRO ORIFÍCIO: orla de enxugo, orla de escoriação e orla de contusão são característicos do tiro de longa distância. Outro indicativo: não há efeitos secundários (zona de esfumaçamento, tatuagem, chamuscamento). É o tiro mais limpo.

             

    SEGUNDO ORIFÍCIO: zona de esfumaçamento, tatuagem e até mesmo chamuscamento (se estiver sem roupa) são característicos de tiro à curta distância (efeitos secundários).

  • Concordo plenamente com a Anita. A questão poderia ser anulada, pois no primeiro tiro não existe na questão nenhuma informação que possa precisar se a distância é longa ou curta.....

  • "Ferimentos de entrada nos tiros a curta distância: Estes ferimentos podem mostrar: forma arredondada ou elíptica, orla de escoriação, bordas invertidas, halo de enxugo, halo ou zona de tatuagem, orla ou zona de esfumaçamento, zona de queimadura, aréola equimótica e zona de compressão de gases (grifo meu)." Retirado do livro Medicina Legal, de Genival Veloso de França.

    Portanto, não é correto dizer que tais orlas só se apresentam nos tiros de longa distância.

  • desde quando lesão com projétil de arma de fogo é cortocontusa?

  • Orla de enxugo, orla de escoriação e orla de contusão são chamados efeitos primários e independem da distância do tiro, portanto não tem como afirmar que o primeiro tiro foi realizado a longa distância.

  • A alternativa A está incorreta, pois pode ser que exista anteparo. Algumas vezes, o disparo pode ser realizado a curta distância ou mesmo à queima-roupa, porém, devido a presença de anteparo (cobertor, roupas grossas, travesseiro, etc.), não seriam encontrados os efeitos secundários/residuogramas, mas apenas os efeitos primários, como no primeiro orifício da questão.

    No cadáver, o primeiro orifício apresenta: 1 cm, elíptico, na posterior do tórax, orla de enxugo (ferimento exclusivo de entrada), orla de escoriação e de contusão, que são os efeitos primários, causados pela ação mecânica do projétil quando do impacto no alvo. Conclui-se que esse orifício, por não apresentar residuogramas, decorreu de um tiro a longa distancia ou com anteparo.

    O segundo orifício apresenta: 1 cm, circular, no pescoço, com a presença de todas os residuogramas (efeitos secundários), que são causados pela ação dos gases superaquecidos e dos resíduos da combustão da pólvora. Esse conjunto de elementos expelidos pelo cano da arma de fogo vão servir para estimar a distância do disparo. Portanto, também se trata de uma lesão de entrada (pois na lesão de saída não encontramos as zonas nem a orla de enxugo) de um tiro a curta distância ou à queima-roupa (importante ressaltar que seria comum nesse caso a zona de queimadura/chamuscamento, também chamada de língua de fogo).

    Diz a alternativa A: as lesões descritas foram causadas por instrumentos perfurocontundentes empregados a longa distância e a curta distância, respectivamente.

    Minha conclusão: não necessariamente o primeiro orifício seria decorrente de um tiro a longa distância, pois poderia haver o anteparo com distância curta. Dá pra marcar a A pro exclusão das demais, mas não podemos deixar de observar o equívoco da questão.

  • Um cadáver jovem, do sexo masculino, encontrado por moradores de uma região ribeirinha, estava nas seguintes condições: vestido com calção de banho; corpo apresentando dois orifícios, o primeiro deles medindo cerca de 1 cm, ligeiramente elíptico, na parte posterior do tórax, na altura da região escapular direita; o segundo, de mesmo tamanho que o primeiro, circular, no pescoço, logo abaixo da nuca. O primeiro orifício apresentava orla de enxugo, orla de escoriação e orla de contusão; em torno do segundo orifício, foram observadas zonas de esfumaçamento e de tatuagem. Nessa situação hipotética, as lesões descritas

    Alternativas

    A

    foram causadas por instrumentos perfurocontundentes empregados a longa distância e a curta distância, respectivamente.

    PRIMEIRO ORIFÍCIO: orla de enxugo, orla de escoriação e orla de contusão são característicos do tiro de longa distância. Outro indicativo: não há efeitos secundários (zona de esfumaçamento, tatuagem, chamuscamento). É o tiro mais limpo.

             

    SEGUNDO ORIFÍCIO: zona de esfumaçamento, tatuagem e até mesmo chamuscamento (se estiver sem roupa) são característicos de tiro à curta distância (efeitos secundários).

    B

    decorreram de ação cortocontundente produzida a curta distância.

    C

    foram causadas por instrumentos perfurocortantes, e o instrumento que produziu o segundo orifício foi usado a curta distância.

    D

    foram, ambas, causadas por instrumentos perfurocontundentes empregados a curta distância.

    E

    são compatíveis com a ação de projéteis de alta energia disparados a longa distância.

  • Em nenhum momento a questão expõe que não há efeitos secundários no primeiro tiro. A informação fornecida é que possui as orlas, o que independe se o disparo foi efetuado a longa distância ou a curta distância.