Gabarito Letra (A).
Quando o Brasil ainda não havia sido descoberto por Portugal, a região amazônica já era habitada por muitas tribos de índios nativos, inclusive a região de Rondônia, cuja população foi dominada, escravizada, expropriada e explorada por jesuítas para realizarem a coleta de Drogas do Sertão, e outros colonizadores. Bandeirantes aprisionaram índios para o trabalho nas lavouras.
O povoamento do território do Guaporé durante o período colonial foi feito principalmente por missões jesuíticas, expedições bandeirantes e colonizadores que passaram pela região e depois se estabeleceram. Foram inúmeros os confrontos com os indígenas que eram protegidos pelas missões jesuíticas e escravizados pelos bandeirantes.
A colonização foi custosa devido à resistência dos grupos indígenas que foram exterminados em suas diversas etnias. O governo português seguindo a orientação da Igreja Romana não recomendava a escravidão dos nativos, mas permitia a “guerra justa”, ou seja, a guerra empreendida por aqueles que resistiram a cristianização e a colonização.
Professor Sérgio Henrique.