SóProvas


ID
2321191
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na impressão de documentos, fotos e imagens digitalizadas, existe uma relação entre o tamanho da imagem impressa e a resolução de sua digitalização. Para imprimir uma imagem que foi originalmente digitalizada com 600 DPI, ampliada em duas vezes (dobro seu tamanho original), sem cortes, a impressão deve ser realizada com resolução de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C

    Bons estudos!

  • Complementando o conhecimento:

     

    Tamanho da impressão e DPI 
    Outra dúvida comum é referente ao número de dpi de uma imagem, valor sempre expresso e que causa muita confusão.

    Diferente do que costuma se pensar, o dpi não esta relacionado ao tamanho da imagem, ele é indicado na impressão da imagem (seja em casa, laboratório fotográfico ou gráfica) para definir o número de pontos por polegada (dot per inch) que terá a imagem, quanto mais pontos por polegada (mais dpi) maior a resolução, já que o olho não será capaz de ver os pontos separados e passará a ver como um padrão contínuo de cores a imagem.

    Para relacionar o número de dpi com o tamanho da imagem (em pixels) temos que saber a saída que vai ter a imagem (impressa).

    Uma saída em papel fotográfico exige normalmente 300dpi (por padrão) para que não sejam notados pontos ao se olhar a fotografia impressa, então, para uma imagem que tenha 1800x1200 pixels, por exemplo, temos: 1800 / 300 = 6 polegadas x 1200 / 300 = 4 polegadas, ou seja, você pode fazer uma ampliação tamanho 6x4 polegadas (15,24 x 10,16cm, o nosso popular 10x15).

    Com uma imagem 3600x2400 vc consegue: 3600/300 = 12 x 2400/300 = 8 -> 12x8 polegadas (30,48 x 20,32cm - 20x30).

    Agora você pergunta: Mas por que quando olho o tamanho da imagem da minha câmera ela mostra 72 dpi? O que isso significa?

    O porquê da câmera salvar sua imagem com informação de 72 dpi de impressão eu não entendo, entretanto, se você usar seu monitor com resolução 800x600 pixels e ele for considerado como um meio de saída da imagem (como uma impressão), vale notar que é como se fosse fazer uma impressão a 72dpi.

    Pensando no cálculo anterior vamos a mais um exemplo: Imagine uma imagem tamanho 600x400 pixels, considerando 72dpi de resolução na impressão teremos uma imagem tamanho: 600 / 72 = 8,33 polegadas x 400 / 72 = 5,56 polegadas = 21 x 14 cm. Note então que se o seu monitor estiver com resolução 800x600 ele mostrará na tela uma imagem 600x400 pixels em tamanho 21x14cm.

     

    [ Fonte: http://www.macrofotografia.com.br/artigos/pixelsvsdpi.shtml ]

  • Para acrescer: existem os PPI (pixels por polegada) e os DPI (pontos por polegada), os quais são minúsculos quadradinhos determinantes na resolução de imagens, isto é, basicamente, quanto mais pontos ou pixels melhor será a qualidade.

     

    São os PPI responsáveis por vermos o que está na tela de pc: imagens, documentos, etc. E quando imprimimos algo, o que permite a visualização são os DPI, ou seja, somem os pixels (que são virtuais) e surgem os pontos.

     

    Em relação aos DPI, quanto mais deles, melhor a qualidade da impressão e MENOR ela (a impressão) será.

  • Todo mundo falou falou e deixou todo mundo mais confuso ainda....

    Resposta: Se vc dobra uma imagem de tamaho, a qualidade dela piora o dobro.

    Ou seja, se vc tinha uma imagem de qualidade 600dpi, quando vc dobra a imagem fica 2x mais quadriculada.... 300dpi.. "A impressão irá sair com uma qualidade pior, ja que vc imprimiu uma imagem que originalmente tinha 600 de qualidade, caso queira manter o aspecto da imagem"

  • De acordo com a teoria da amostragem digital, o scanner, se não quiser perder qualidade no processo de digitalização, tem que trabalhar a uma escala duas vezes superior à periodicidade máxima da imagem que está sendo mostrada. Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/digitalizacao-imagens-resolucao-de-scanner.html

    Onde: Para imprimir uma imagem que foi originalmente digitalizada com 600 DPI, ampliada em duas vezes (dobro seu tamanho original); utilizaram a referida teoria para digitalizar, então precisa fazer o contrário para imprimir, voltando ao documento inicial. Assim, se foi ampliada no dobro do tamanho original, 300 é o tamanho do documento original.

     

     

  • Meu irmão foi o maior chute certeiro do mundo. Não tinha idéia do que é dpi kkk
  • LETRA C

    SÃO INVERSAMENTE PROPORCIONAIS, caso aumente o tamanho da IMGAEM a RESOLUÇÃO(DPI) diminui.

  • Para imprimir uma imagem que foi originalmente digitalizada com 600 DPI, ampliada em duas vezes (dobro seu tamanho original),

    Veja que a questão fala que a imagem foi digitalizada com o dobro do seu tamanho original, logo para que a impressão fique como a original deve-se diminuir o dobro.  De 600DPI para 300DPI.

    GAB. C

  • A imagem possui características que, ao serem impressas, serão adaptadas ao dispositivo.
    Quando estão no computador, a sua resolução é adaptada para a exibição na tela.
    Ao serem impressas, a resolução será adaptada às configurações da impressora.

    DPI é a densidade (qualidade) de pontos por polegada (density per inch). Quanto maior, melhor.
    Se a imagem possui 600 DPI originais, quando ela é ampliada, sua qualidade cai.
    Certamente você já fez isto com uma foto e viu o resultado.

    Ao aumentar o tamanho, diminui a resolução.

    A imagem de 600 DPI foi duplicada em seu tamanho original, logo, a resolução caiu pela metade, para 300 DPI.

    Gabarito: Letra C.
  • Gabarito C

    inversamente proporcional:

    a medida que aumenta a imagem diminui sua qualidade(resolução),