-
esta questão foi facil.
-
Sim, muito fácil
-
Gabarito letra B.
b) Tem relação com acúmulo de lixo, esgoto e ocupação desordenada de determinadas áreas.
-
Por isso q é melhor mais difícil. A banca vê os "humildih" dizendo fácil...
-
A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, entre os quais podemos destacar:
Aumento do número de comunidades carentes ( favelas e cortiços ) que ocupam, muitas vezes, áreas de mananciais ou áreas florestais consideradas regiões de risco. Isso significa que os mananciais, isto é, as fontes de abastecimento de água, podem ser poluídos. Nas áreas florestais, o desmatamento de encostas põe em risco a vida das pessoas.
A falta de estrutura acompanha o crescimento das comunidades carentes. A rede de esgotos, de coleta de lixo, de água encanada, de luz, de telefone é insuficiente ou clandestina. Além de objetos serem jogados em rios ou em áreas de mananciais, soma-se o risco de contaminação por roedores e insetos.
GABARITO: LETRA B
FONTE: LIVRO VOAZ, GEOGRAFIA, VOL.ÚNICO, LÚCIA MARINA E TÉRCIO.
-
O estabelecimento de núcleos urbanos em encostas de alta declividade intensificou a ocorrência de deslizamentos de terra, provocando mortes e desalojamentos.
-
Da para ver que é a b pelo fato das outras terem nada a ver, mas falar que lixo e esgoto por si ajudam no escorregamento kkkk, beleza ta "serto".
-
Felipe Silveira, e eu ia marca a letra C, mas por algum motivo marquei a B por achar mais "coerente".
Mas fiquei em dúvida com a relação da alternativa e os deslizamentos que ocorrem nos morros.
Como o Wisner Santos apresentou abaixo, pela bibliografia do Voaz Geografia, o contexto do lixo, esgoto e ocupação, tem mais relação com a falta de estrutura, do que com os deslizamentos ocorridos, como cita o livro, sendo que o mesmo seria consequência dos desmatamentos das encostas, como também cita o Brasil Escola da UOL:
"O deslizamento é um fenômeno comum em áreas de relevo acidentado, sobretudo nas encostas. Esse processo pode ocorrer em locais onde não há ocupação humana, no entanto, são mais comuns em terrenos onde houve a retirada da cobertura vegetal original, que é responsável pela consistência do solo e que impede, através das raízes, o escoamento das águas."
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/deslizamentos-encostas.htm
-
Depende da ação antrópica sim, no caso a ação do homem. Pois muitas vezes são construídas casas, cortiços, sobretudo pela classe com menor poder aquisitivo em morros, onde são locais os quais não são propícios a urbanização justamente por não ser de planície.
-
Cuidado com as desinformações!!
Os deslizamentos em encostas ocorrem de maneira natural, não dependendo da ação antrópica direta, porém podem ser intensificados pela ação humana.
O erro na C) está em afirmar que ocorre em todas as área, sendo que ocorre apenas em lugares íngremes.
Agora, a B) afirmar que os deslizamentos têm relação com o acúmulo de lixo é viagem também, mas daria para chegar na alternativa correta através de eliminação.