-
a) A utilização intensiva de máquinas pesadas no processo produtivo dificulta a formação de cidades.
b) A participação de grande número de trabalhadores na produção de soja e milho atrai serviços urbanos e favorecem a formação de cidades.
c) É possível identificar diversas áreas nas quais a urbanização se deve diretamente ao agronegócio globalizado. ex: Goias e Mato Grosso
d) A instalação de indústrias processadoras contribui para a concentração de serviços e, consequentemente, para a dispersão espacial de vilas urbanas.
e)Os grandes investimentos no agronegócio garantem pleno desenvolvimento urbano nas áreas de produção.
-
As modificações na organização do território nacional funcionaram como uma superestrutura para o desenvolvimento do capitalismo, neste sentido, o espaço urbano foi fortemente influenciado pelo agronegócio, visto que a proximidade entre urbano e rural, tornou-se característica fundamental. As cidades se tornaram o local de gestão, comercialização e fornecimento de mão de obra, produtos e serviços voltados ao campo. A gestão do agronegócio globalizado necessita da sociabilidade e dos espaços urbanos (ELIAS e PEQUENO, 2007, P. 28)
Fonte: http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/2994/5/Cirineu_Ribeiro_dos_Reis_2017.pdf
-
Qual o erro da D?
-
@Thomas medeiros
Acho que ao invés de dispersão, seria concentração?
-
A) A utilização intensiva de máquinas pesadas no processo produtivo dificulta a formação de cidades.
(facilita a concentração espacial de vilas urbanas havendo a possibilidade de surgir novas cidades)
B) A participação de grande número de trabalhadores na produção de soja e milho atrai serviços urbanos e favorecem a formação de cidades.
(Não atrai serviço por serviços urbanos)
C) É possível identificar diversas áreas nas quais a urbanização se deve diretamente ao agronegócio globalizado.
(Certamente. Vide Sinop e Sorriso no MT)
D) A instalação de indústrias processadoras contribui para a concentração de serviços e, consequentemente, para a dispersão espacial de vilas urbanas.
(Concentração espacial de vilas urbanas)
E) Os grandes investimentos no agronegócio garantem pleno desenvolvimento urbano nas áreas de produção.
(o investimento é no agronegócio, não no desenvolvimento urbano)
-
"É possível identificar diversas áreas nas quais a urbanização se deve diretamente ao agronegócio globalizado."
Para tratar da assertiva, podemos seguir o caminho da revolução verde, que é um processo de modernização do campo, ou seja, aumento de maquinários, pesquisas científicas, maior qualificação dos trabalhadores etc.
E o que isso afeta na urbanização?
Em tudo!! basta pensarmos que o centro-oeste hoje, apesar de ser o 5º no ranking populacional, tendo pouco mais de 14 milhões de pessoas, ele é o 2º no ranking de urbanização. O agronegócio, necessita que sejam desenvolvidas tecnologias a serem aplicadas no campo e isso é feito nas cidades, ou seja, a revolução verde trouxe a necessidade de urbanização imediata dessas regiões onde imperam a indústria agroexportadora, sem isso ela não sobreviveria. (LETRA C)
(CASO ESTEJA ERRADO, ME INFORMEM POR PRIVADO)