-
GABARITO LETRA E.
e) Somente II e III estão corretas.
A República Oligárquica foi marcada pelo controle político exercido sobre o governo federal pela oligarquia cafeeira paulista e pela elite rural mineira, na conhecida “política do café com leite”. Foi nesse período ainda que se desenvolveu mais fortemente o coronelismo, garantindo poder político regional às diversas elites locais do país.
O período marca também a ascensão e queda do poder econômico dos fazendeiros paulistas, baseado na produção do café para a exportação. Além disso, os capitais acumulados com a exportação do produto garantiram o início da industrialização do país, ao menos na região Sudeste.
-
Quem dera que nosso sitema politico tivesse ja nesta epoca uma conciliacao entra a oposição e o governo para atingir o interesse público, quem dera!!!!!!!!
-
I. Durante a República Oligárquica as oposições desapareceram e as dissidências só reapareceram na Revolução de 1930.
( FALSO )
Pois durante o período da "república oligárquica" houve grandes oposições pois o país foi controlado por uma elite reduzida, os partidos republicanos decidiam os destinos da politica nacional e fechavam os acordos para a indicação de candidatos á presidência da república, havia um revezamento entre a oligarquia gaúcha e mineira e participação da oligarquia paulista, o que ocasionou grandes conflitos entre eles.
GABARITO: LETRA E
FONTE: LIVRO HISTÓRIA DO BRASIL, BORIS FAUSTO
-
Vale ressaltar que, nesse período houve a Guerra de canudos, onde teve oposição do líder do arraial Antônio conselheiro ao estado
-
E essa explicação sobre o Corolenismo ai ?