-
Gabarito D.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABLtsAD/processo-politico-partidario-na-primeira-republica
-
As bases sociais dos federalistas encontravam-se principalmente entre os estanceiros da Campanha. Os republicanos baseavam-se na população do litoral e da serra, onde se encontravam muitos imigrantes. Formavam uma elite mais recente que irrompia na política disposta a monopolizar o poder.
A guerra civil entre os dois grupos, conhecida como Revolução Federalista, começou em fevereiro de 1893 e só terminou mais de dois anos e meio depois, já na Presidência de Prudente de Morais.
GABARITO: LETRA D
FONTE: HISTÓRIA DO BRASIL, BORIS FAUSTO, 14.ED ATUALIZADA
-
"ampliação do regime representativo"...mulheres só votaram com Vargas. Analfabetos, com a CF88. Sem contar o coronelismo, voto de cabresto, eleições bico de pena, comissão de verificação de poderes. Diante de tudo isso é complicado falar em "ampliação do regime representativo".
-
Discordo Mateus, é possível sim falar em ampliação do regime representativo, isso não significa que foi universal, mas a primeira constituição da Republica ampliou o voto, já que retirou a característica do voto censitário que existia na constituição de 1824.
-
A questão - ESFCEX 2018 CONSIDEROU ERRADA A ALTERNATIVA QUE AFIRMAVA AMPLIAÇÃO DOS DIREITOS A CIDADANIA AOS MAIS VARIADOS SEGUIMENTOS SOCIAIS, POR MEIO DO DIREITO AO VOTO.
-
Federalismo, presidencialismo e ampliação do regime representativo foram as principais coordenadas legais da Primeira República.
GABARITO - D
-
A questão fala sobre o processo político partidário na primeira república e seu item correto é o “D” que afirma as primeiras mediadas tomadas pela república foram a instalação do federalismo, do presidencialismo e da ampliação do regime representativo.
Quanto aos itens errados temos:
“A” o equívoco na afirmação de que os analfabetos participavam das eleições.
“B” a contradição nas afirmações de que na Constituição o cargo de mandatário supremo deveria ser protegido dos políticos.
“C” de que a autonomia regional, característica do federalismo, ampliaria a agricultura açucareira inclusive no cenário internacional, uma vez que a primeira república o produto que sustentava o país era o café.
“E” afirmando que o setor interno urbano da economia, que cresceu a sombra do café, não apoiava o setor exportador
Fonte: Curso Cidade