SóProvas


ID
2321440
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o Código de Ética dos Psicólogos, é possível afirmar que:
I. Na sua atuação profissional, o psicólogo não deverá considerar as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades, mas poderá se posicionar criticamente sempre que julgar necessário, mesmo que por vezes deva desconsiderar o Código de Ética Profissional.
II. Mesmo participando de greves ou paralisações, o psicólogo deve garantir que as atividades de emergência não sejam paralisadas.
III. É dever fundamental aos psicólogos prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar ao benefício pessoal.
IV. Ao psicólogo é vedado induzir a convicções de orientação sexual quando do exercício de suas funções profissionais.
V. É dever fundamental dos psicólogos estabelecer acordos de prestação de serviços que estejam condizentes com as condições econômicas dos beneficiários, bem como garantir o atendimento sem ônus quando o usuário de serviço de psicologia não puder pagar pelo serviço, sob pena de cassação do seu Registro Profissional.
Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05

     

    Somente as assertivas II, III e IV estão em consonância com o disposto no referido CEPP. Vejamos os erros das demais assertivas:

     

    I) O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código;

     

    V) O referido CEPP não traz nenhuma disposição que obrigue o psicólogo a garantir o atendimento sem ônus quando o usuário de serviço de psicologia não puder pagar pelo serviço;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: C