SóProvas


ID
2322016
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A cimentação adesiva de uma restauração indireta de resina composta, tipo onlay, deve merecer cuidado operacional para evitar problema de incompatibilidade na interface de união, entre o sistema adesivo aplicado na superfície do preparo cavitário e os cimentos resinosos (dual ou químico). Para possibilitar que essa interação adesiva não seja comprometida, quais sistemas adesivos devem ser previamente utilizados para a cimentação de restauração indireta mencionada?

Alternativas
Comentários
  • A incompatibilidade ocorre devido à interferência negativa dos monômeros ácidos presentes nos sistemas adesivos simplificados sobre a reação redox, que é característica dos materiais ativados quimicamente (ou duais).

    "A interação entre monômeros mais ácidos e as aminas terciárias básicas dos compósitos resulta no consumo das aminas nas reações ácido-base, privando-as de sua capacidade de gerar radicais livres nas subseqüentes reações redox (Tay et al., 2003b). Para solucionar esse problema, os primers autocondicionantes que são recomendados para uso com os cimentos resinosos contêm sistemas iniciadores redox ternários como os sais de sulfinato, ácido ascórbico ou sais de ácido barbitúrico, sendo mais comumente utilizado o co-iniciador ácido aril sulfínico do sal de sódio. Este reage com os monômeros ácidos para produzir radicais livres fenil ou benzeno-sulfonil, que inicia a polimerização dos compósitos quimicamente polimerizados. Dessa forma, também uma ótima polimerização dos cimentos resinosos ocorre quando eles são usados nos modos quimicamente polimerizável ou de dupla ativação (Suh et al., 2003). " (RUBENS NAZARENO GARCIA, 2006)

    Resposta: ou o uso de adesivos de 3 passos, ou autocondicionantes de 2 passos. Os últimos possuem em um único frasco o primer e condicionador ácido, com os inicadores redox que diminuirão essa incompatibilidade.