SóProvas


ID
2322058
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta somente cistos e tumores de origem odontogênica.

Alternativas
Comentários
  • Cistos odontogênicos inflamatórios

    Cisto radicular: ocorre nos ápices de dentes infectados em decorrência à necrose pulpar.

    Cisto residual:lesão resultante do estímulo à proliferação dos restos epiteliais de Malassez em decorrência de um processo inflamatório de necrose pulpar em que o elemento dentário já fora removido.

    Cisto vestibular da bifurcação: isto odontogênico inflamatório incomum que se desenvolve na face vestibular do 1o molar permanente inferior. O termo cisto paradental é usado quando as lesões estão associadas aos 3os molares inferiores. Caracteristicamente as radiografias mostram uma radiotransparência unilocular na região da furca vestibular.

    Cistos odontogênicos de desenvolvimento

    Cisto dentígero: ocorre devido à separação do folículo de um dente incluso

    Cisto de erupção: O cisto de erupção é uma condição patológica encontrada na cavidade bucal de crianças, manifestada por sinais clínicos de tumefação do tecido mole do dente que está em fase de erupção. 

    Ceratocisto odontogênico: origem dos remanescentes da lâmina dentária, assintomático, cresce no interior dos espaços medulares sem causar expansão óssea óbvia, pode estar associado à coroa de um dente incluso em 20a 40% dos casos.

    Cisto odontogênico ortoceratinizado

    Cisto gengival do recém-nascido: pequenas lesões superficiais que apresentam ceratina em seu interior, com resolução espontânea.

    Cisto periodontal lateral: raro, não ceratinizado, que ocorre lateralmente à raiz de um dente vital, com localização preferencial entre canino e pré-molar inferior.

    Cisto gengival do adulto: correspondente do cisto periodontal lateral em tecidos moles, sendo uma tumefação indolor na mucosa alveolar ou gengival pela vestibular

    Cisto odontogênico epitelial calcificante: raro, ocorre preferencialmente em região anterior de maxila, lesão radiolúcida geralmente unilocular bem definida,em que  a calcificação distrófica produz uma imagem radiopaca no interior da lesão.Uma característica marcante dessa lesão é a presença de células largas, circulares, sem núcleo e levemente eusinofílicas, denominadas células-fantasmas.

    Cisto odontogênico glandular: é uma lesão rara, correspondendo a 0,3% de todos os cistos odontogênicos. O COG é localmente agressivo, acomete com maior frequência a região anterior de mandíbula e compartilha características microscópicas com outras lesões císticas e neoplásicas.

    Tumores odontogênicos

    ORIGEM EPITELIAL

    Ameloblastoma

    Tumor odontogênico epitelial calcificante:

    Tumor odontogênico escamoso

    Tumor odontogênico de células claras

    Tumor odontogênico adenomatóide

    ORIGEM ECTOMESENQUIMAL

    Fibroma odontogênico

    Mixoma odontogênico

    Cementoblastoma

    MISTOS

    Fibroma ameloblástico

    Fibrodontoma ameloblástico

    Odontoma