SóProvas


ID
2322541
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerando aspectos da nutrição de equinos, analise as afirmativas e coloque entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Um cavalo deve receber em torno de 3 litros de água de boa qualidade para cada quilo de matéria seca ingerida, sendo que essa proporção pode aumentar em até 300% a depender do clima, estado fisiológico (lactação, gestação) e/ou intensidade da atividade física executada pelo animal.
( ) A deficiência de fibras na dieta de cavalos é uma das principais causas de distúrbios comportamentais, como a mastigação de madeira e desenvolvimento de patologias, como as cólicas, sendo necessário que o animal pasteje e receba feno de boa qualidade, como o de alfafa.
( ) A lisina é o aminoácido mais limitante para potros, éguas gestantes e cavalos de trabalho, devido à baixa concentração desse aminoácido nas proteínas dos cereais fornecidos a animais estabulados, sendo necessária a reposição desse nutriente por meio de feno de gramíneas.

Alternativas
Comentários
  •  O conteúdo de nutrientes nas forrageiras é variável, mas as leguminosas apresentam, em média, maior conteúdo de proteína e maior concentração de aminoácidos essenciais, especificamente a lisina, maiores conteúdos de cálcio e maior digestibilidade (Sturgeon et al., 2000). Algumas leguminosas bem manejadas podem apresentar até 8,5 vezes mais lisina do que de gramíneas na mesma condição (NRC, 2007). Esta diferença reforça a importância da presença de leguminosas nas pastagens.

  • Nosso corpo não pode produzir este aminoácido e, portanto, deve ser fornecido pela dieta, no caso de bovinos, farinha de soja e milho são ricos em lisina.