SóProvas


ID
232441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em relação a aterramento e sistemas de proteção de descargas atmosféricas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  Segundo as normas pertinentes, as torres de transmissão de energia devem ser aterradas por hastes de alta resistência elétrica para restringir ( melhorar) o valor da corrente no solo em caso de descargas atmosféricas.
    • b) Para a análise da chamada tensão de toque, é necessário considerar que, caso uma pessoa toque em uma torre energizada, a sua resistência estará em série ( paralelo) com a resistência do pé-da-torre.
    • c) A denominada tensão de passo é calculada considerando-se, como referência, que o passo de uma pessoa tem comprimento de um metro; por isso, em subestações de alta tensão, por motivos de segurança, recomenda-se caminhar com passos largos ( curtos), maiores que um metro de comprimento.
    • d) A norma NBR 14136 prevê um rebaixo na tomada de energia elétrica para evitar o contato da pessoa com a parte eletrificada da tomada durante a conexão do plugue.( Nem precisa confirmar na norma, por eliminação conclui-se que esta alternativa é a correta)
    • e) O contato com condutores em altas tensões e baixas correntes provoca choques elétricos mais (menos) intensos quando comparado àqueles produzidos por contato com condutores que carregam altas correntes.
  • a) Devem-se evitar as altas TENSÕES de passo e de toque. A resistência de aterramento das torres deve, portanto, ser BAIXA (e não alta). Isso aumenta um pouco a corrente, é verdade, mas o que mata o cara é a tensão sobre o corpo dele, não a corrente que tá circulando na terra ou na estrutura da torre.

    b) Quando tu toca na torre, tu é uma resistência indo ao terra (em série com a resistência do solo tb), e a resistência do pé da torre é outra resistência indo ao terra, então é paralelo.

    c) Se tu caminhar com passo largo aí é que tu frita.

    d) A NBR 14136 trata da padronização de plugues e tomadas. É isso aí.

    e) Toca no primário e no secundário de um transformador de uma subestação industrial que tu vai ver que o choque no lado AT (menor corrente) é pior =D