SóProvas


ID
2324467
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com relação aos conceitos de custos e suas aplicações, julgue o item subsequente.

No sistema de custeio variável da produção, os custos indiretos fixos são tratados como custo do período no qual são incorridos.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi

    No custeio variável da produção,custo variável é custo, e custo fixo é despesa.

  • Renato, acredito que a alternativa esteja correta, pois um custo continua sendo custo, independente do método de custeio utilizado. Digo isso pois a definição de custo e despesa são bem diferentes, sejam elas:

     

    Custo - Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. (Contabilidade de Custos, Eliseu Martins)

     

    Despesa - Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas. (Contabilidade de Custos, Eliseu Martins)

     

    Assim, não é possível dizermos que custos fixos são despesa no custeio variável, pois eles, na verdade, e nas palavras de Eliseu Martins, "são considerados como despesas".

     

    Na assertiva, ao afirmar que são tratados como "custo do período", a banca quis dizer que deve entrar no resultado do período em que for incorrido.

  • Só se for isso mesmo Rafael, obrigado!

  • Acredito que a redação da questão está perfeita. Assim como a CESPE, parece que a QUADRIX também entende que "custo do período" = Despesa. Os candidatos devem ficar bem atentos para isso.

    Portanto, no custeio variável, os custos fixos (tanto diretos quanto indiretos), são tratados como despesa (custo do período) no qual são incorridos, pois não são incluídos no custo dos produtos, sendo contabilizados, segundo esse sistema, como Despesas Operacionais, e não no CMV.

    Lembrando brevemente que, para fins de contabilidade societária, o custeio variável não é adotado oficialmente, apenas gerencialmente, pois não obedece ao regime de competência, adotado pelo CPC 00.

  • Isso mesmo Carlos Lopes, e a mesma linguagem do CESPE, para ficarmos atentos, "custo do período" = despesas! Acho termo errôneo, mas paciencia né!

  • O que ocorre é que a banca Cespe segue o livro do Garrison, e ele usa a expressão "custo do período" para se referir à despesa. Portanto, quem for fazer prova desta banca pode se preparar pelo livro dele.
  • Para o Cespe, custo do período = despesa

    Nunca lembro disso!

  • Quadrix é "filhote da CESPE", ou seja:

    Custo do PERÍODO = despesa / resultado (DRE)

    Custo da PRODUÇÃO = Custo estocável/Estoque

    Bons estudos.