A baciloscopia de escarro diagnóstica deve ser realizada em duas amostras:
• uma coletada na primeira consulta ou visita domiciliar (na identificação do sintomático respiratório);
• e outra coletada na manhã do dia seguinte, de preferência, ao despertar (independentemente do resultado da primeira amostra).
FONTE: Guia de Vigilância em Saúde. MS, 2016.
RESPOSTA DO PROFESSOR.
O processo de enfermagem representa um instrumento de planejamento e execução dos cuidados. É constituído por fases ou etapas que envolvem: a identificação de problemas de saúde do cliente, o delineamento do diagnóstico de enfermagem, a instituição de um plano de cuidados, a implementação das ações planejadas e a avaliação.
Após a abordagem do paciente sintomático respiratório, o profissional de saúde deverá proceder à entrevista, solicitar a baciloscopia de escarro. Para o diagnóstico de tuberculose, devem ser solicitadas duas amostras de escarro: a primeira por ocasião da identificação do paciente, a fim de garantir a realização imediata do exame baciloscópico (o paciente não necessita se encontrar em jejum); e a segunda amostra será coletada no dia seguinte, ao despertar, independentemente do resultado da primeira.
Gabarito do professor: CERTO
Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Tratamento diretamente observado (TDO) da tuberculose na atenção básica : protocolo de enfermagem / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011.