SóProvas


ID
2324617
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A febre amarela, no Brasil, apresenta uma ocorrência endêmica prioritária na região amazônica. No entanto, surtos da doença são registrados esporadicamente quando o vírus encontra um bolsão de suscetíveis.

Brasil, Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica n.º 22 – Vigilância em Saúde: zoonoses. Brasília: MS, 2009. p. 46.

No que diz respeito à epidemiologia dessa patologia, julgue o item subsequente.

Os casos suspeitos requerem a notificação compulsória imediata no território nacional e a notificação internacional quando o caso atender os critérios estabelecidos no regulamento sanitário internacional.

Alternativas
Comentários
  • Correto. 

     A obrigatoriedade da notificação imediata à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) sofreu alteração com o Regulamento Sanitário Internacional-2005 (RSI-2005), que passou a vigorar em todo o mundo em 15 de junho de 2007. Nesse contexto, a notificação de caso suspeito às autoridades internacionais ocorre a partir de uma avaliação de risco, por  meio de instrumento de decisão aplicado pelo Ministério da Saúde.

    FONTE: Guia de Vigilância em Saúde. MS, 2016. 

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a febre amarela.

    A Febre Amarela é uma doença de notificação compulsória que deve ser realizada imediatamente, para evitar a disseminação da doença e o estabelecimento de medidas de proteção, conforme estabelecido na Portaria 204 de 2016. É necessário também a notificação internacional quando o caso atender os critérios estabelecidos no regulamento sanitário internacional. Essa preocupação ocorre devido a doença não ter uma forma de tratamento específica e, por isso, pessoas acometidas podem evoluir a óbito. Vale ressaltar que temos vacina que pode prevenir a ocorrência dessa.

    Resposta do Professor: Certo.