SóProvas


ID
2325559
Banca
Jota Consultoria
Órgão
Câmara de Mesópolis - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos sempre representaram um importante papel na empresa e por isso devem ser tratados com funcionalidade e qualidade. Antes de destruir qualquer documento é preciso avaliara sua importância e valor, e os demais deverão ser armazenados com segurança, precisão e simplicidade. Abaixo algumas definições importantes para um arquivamento eficiente:
I- Arquivo: Conjunto de documentos que independentemente da natureza ou do suporte, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, publicas ou privadas;
II- Ativo: Documentos que se encontram em fase de conclusão e, por esse motivo, estão em constante uso;
III- Morto: Documentos que possivelmente poderão ser utilizados no futuro.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

     

    Segundo DBTA (2005) - arquivo permanente 1 Conjunto de documentos pre documentos servados em caráter definitivo em função de seu valor. 2 Arquivo(2) Arquivo(2) Arquivo(2) responsável pelo arquivo permanente(1) arquivo permanente(1). Também chamado arquivo histórico.

  • Arquivo morto: armazena documentos de frequência de uso, consulta ou referências quase nulas.

    Arquivo ativo: mantém arquivados os documentos e papéis de uso, consulta e referências constantes e atuais, ou que se encontram em fase de conclusão.

    Arquivo inativo: guarda documentos e papéis que oferecem menor frequência de uso, consulta e referência.

     

    essa definição não tem nada a ver com a da questão..isso tá certo? o que quase nulo tem a ver com provavelmente vai ser utilizado no futuro???

    fonte: Ana Paula - Casa do concurseiro.

  • Algumas questões fazem a gente desapender... Não existe arquivo morto... Isto é coisa de empresa desorganizada que guarda tudo que é tranqueira junto com a documentação que não utiliza mais...  Ou seja é um tipo de depósito de lixo com peculiaridades pois pode conter documentos até de valor histórico e comprobatórios. Entrar num arquivo morto de uma empresa grande vc pode sair "morto" de tanto acaros poeiras e coisas para cair em cima de vc...

  • deve-se considerar arquivo morto como sendo correta? por mim isso estava em desuso.

     

  • O termo "arquivo morto" é considerado extremamente pejorativo na ciência arquivística. Está em desuso. A alternativa correta deveria ser a letra E. 

  • Sinceramente fico triste ao ver a questão. pois algumas banca adora o arquivo morto, como algo inutilizável sem valor algum, já para outras bancas é utilizado como arquivo permanente. dar duplo gabarito sendo a letra A

    o algo inutilizavel sem valor algum, já para outras bancas é ultilizado como arquivo permanente. dar duplo gabarito sendo a letra A ou E

     

    segue essa questão que diz que o arquivo morto não tem valor algum Q824831

  • Questão vergonhosa.

  • Sinceramente... quanto mais estudo pior fica, como um "arquivo morto" poderá ser consultado para futuras pesquisas????

  • arquivo ativo está na fase de conclusão? entendo que as questões devam ser difíceis, porém torná-las impossiveis de resolver é falta de bom senso!

  • Até encontrei as definições, mas me recuso a colocá-las aqui, uma vez que no meu entendimento não existe mais em Arquivologia o termo "arquivo morto". A meu ver, e também concordo com os colegas, uma questão dessa é incentivar a desaprender o correto.

     

    Segue o entendimento do professor de Arquivologia Mayko Gomes, do QConcursos referente a questão Q824831, que o colega Isaac C. nos indicou: "Apesar de haver outras definições para estas fases, o termo "arquivo morto" foi abolido pela Arquivística, e não é mais utilizado na área, justamente por associar a ideia de que o arquivo permanente é um conjunto de documentos inúteis, o que está longe de ser verdade."