SóProvas


ID
2325790
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base no Código de ética profissional do psicólogo, julgue o item a seguir. 

As transgressões dos preceitos do Código de ética profissional do psicólogo constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia: suspensão do exercício profissional, por até trinta dias; e cassação do exercício profissional. 

Alternativas
Comentários
  • Faltou incluir as penalidades: 

    *Advertência

    *Multa

    *Censura Pública. 

  • Primeiro, a questão não diz que são apenas essas penalidades. Embora, claro, no Art 21 estão previstas as outras penalidades: advertência, multa, censura pública.

    Segundo, as penalidades aplicavéis ad referendum o Conselho Federal de Psicologia são realmente essas duas.

     

    Na questão diz assim: 

    As transgressões dos preceitos do Código de ética profissional do psicólogo constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades (não tem apenas, somente, só, portanto não restringe), na forma dos dispositivos legais ou regimentais, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia: suspensão do exercício profissional, por até trinta dias; e cassação do exercício profissional. (exatamente como está escrito no Art. 21).

     

    Sendo assim, não vejo razão para a questão estar errada.

  • A afirmativa se encontra incorreta visto que não contempla todas as penalidades descritas no Código de Ética do Psicólogo. Sendo assim, o Art.21 afirma: 

    Art. 21 – As transgressões dos preceitos deste Código constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais: a) Advertência; b) Multa; c) Censura pública; d) Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia; e) Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia

  • A questão está corretíssima. Caberia recurso sim.

  • Art. 21 – As transgressões dos preceitos deste Código constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais:
    a) Advertência;
    b) Multa;
    c) Censura pública;
    d) Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia;
    e) Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia.

    *A questão está CORRETA. As advertências a), b) e c) não são ad referendum do Conselho Federal de Psicologia.

  • Alguém sabe informar se essa questão foi anulada?? Como sabemos se foi anulada ou não? 

  • Eu acredito que a banca tenha sim restringido a questão. Porém, não do jeito que está posto em alguns comentários. Observem que em momento algum a questão usou termos restritivos como "somente" ou "exclusivamente" que limitariam, às penas citadas, como as únicas aplicáveis. Contudo, a banca deixa bem claro que está querendo aquelas penalidades cujas decisões são tomadas pelo CRP ad referendum CFP. Logo, as duas únicas penalidades que são ad referendum CFP são a suspensão do exercício profissional, por até 30 dias; e cassação do exercício profissional. Logo, o gabarito seria correto. Questão passível de anulação. 

  • A questão está errada por sugerir que apenas essas duas penalidades serão aplicadas.

  • Acredito que caberia recurso sim, uma vez que incompletude não é sinônimo de erro (a não ser que a questão tivesse restringido com SOMENTE/APENAS) - o que ela não faz...