- 
                                § 2º Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames. 
- 
                                LDB : Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. § 2º Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames. 
- 
                                Resolução CNE/CEB nº 3 de 15 de junho de 2010 Art. 11. O aproveitamento de estudos e conhecimentos realizados antes do ingresso nos cursos de EJA, bem como os critérios para verificação do rendimento escolar, devem ser garantidos aos jovens e adultos, tal como prevê a LDB em seu artigo 24, transformados em horas-atividades a serem incorporados ao currículo escolar do(a) estudante, o que deve ser comunicado ao respectivo sistema de ensino. 
- 
                                RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 1, DE 5 DE JULHO DE 2000 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Art. 22. Os estabelecimentos poderão aferir e reconhecer, mediante avaliação, conhecimentos e habilidades obtidos em processos formativos extra-escolares, de acordo com as normas dos respectivos sistemas e no âmbito de suas competências, inclusive para a educação profissional de nível técnico, obedecidas as respectivas diretrizes curriculares nacionais. 
- 
                                ERRADO Nao é facultativo LDB : Art. 38.   § 2º Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames. 
- 
                                A respeito da educação de jovens e adultos (EJA), julgue o item a seguir. O aproveitamento de estudos e conhecimentos realizados antes do ingresso nos cursos de EJA é GARANTIDO e deve ser regulamentado pelos sistemas de ensino. 
- 
                                Seria bem bizarro se os conhecimentos anteriores ao EJA não pudessem ser aproveitados. Será uma baita insegurança jurídica e um baita contratempo na vida dos estudantes, sejam eles adultos ou jovens.    E também seria até uma Violação aos Direitos humanos básicos do Educando.