SóProvas


ID
2327890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de aspectos estatísticos, epidemiológicos e históricos pertinentes às políticas públicas de saúde no Brasil, julgue o item subsequente.

Embora historicamente tenha crescido, a expectativa de vida no Brasil tem apresentado números inferiores ao desejado, principalmente devido a mortes prematuras/evitáveis associadas a causas externas ou violentas, entre as quais sobressaem as que acometem o grupo de adultos jovens do sexo feminino.

Alternativas
Comentários
  • E- Homens morrem mais cedo

    A probabilidade de um recém-nascido do sexo masculino não completar o primeiro ano de vida foi de 0,01703, isto é, para cada 1 mil nascidos, aproximadamente 17 deles não completariam o primeiro ano de vida. Se fosse do sexo feminino este valor seria 0,01428, uma diferença de 2,7 óbitos de crianças menores de 1 ano para cada mil nascidos vivos. 

     

    Pode-se observar também a maior mortalidade masculina no grupo de adultos jovens, neste caso, de 15 a 30 anos aproximadamente, em relação à população feminina. Segundo o IBGE, este fenômeno pode ser explicado pela maior incidência dos óbitos por causas violentas, que atingem com maior intensidade a população masculina.

     

    Entre 2011 e 2012 também diminuiu a mortalidade feminina dentro do período fértil, de 15 a 49 anos de idade. 

    http://correiodopovo.com.br/Noticias/513307/-Expectativa-de-vida-do-brasileiro-sobe-para-74,6-anos,-aponta-IBGE

  • grupos masculinos 

     

  • masculino

  • A expectativa de vida no Brasil vem aumentando, de uma população predominante jovem em um passado nem tão distante, observa-se, nos dias atuais, um contingente cada vez mais significativo de pessoas com 60 anos ou mais de idade. Essa mudança demográfica esta relacionada com a redução das taxas de mortalidade e queda nas taxas de natalidade.

    No Brasil houve redução da carga de doenças, com diminuição das mortes por causas materno-infantis e infecciosas, e, também, mortes por doenças crônicas e por causas externas. Especialmente em função da política de expansão do cuidado, vigilância e prevenção e melhoria dos níveis de vida.

    Portanto o Brasil não apresenta números inferiores ao desejado e, além disso, ao mortes de causas externas ou violentas são mais comuns em pessoas do sexo masculino, esse é um dos motivos da expectativa de vida das mulheres serem maiores.

    Gabarito do Professor: ERRADO


    Bibliografia

    Miranda GMD, Mendes ACG, Silva ALA. Os desafios do envelhecimento populacional. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2016; 19(3):507-519.

    http://portalms.saude.gov.br/noticias/svs/28005-aumento-da-expectativa-de-vida-ganha-destaque-em-seminario-de-dcnt

    http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34202-onu-registra-aumento-da-expectativa-de-vida-no-brasil