SóProvas


ID
2327896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de aspectos estatísticos, epidemiológicos e históricos pertinentes às políticas públicas de saúde no Brasil, julgue o item subsequente.

A taxa de mortalidade infantil, que corresponde à frequência com que ocorrem os óbitos infantis (crianças com menos de um ano de vida) em uma população, em relação ao número de nascidos vivos em determinado ano civil, para cada mil crianças nascidas vivas, é considerada um forte indicador de condições de vida e de saúde de uma população.

Alternativas
Comentários
  • Taxa de mortalidade infantil - freqüência com que ocorrem os óbitos infantis (menores de um ano) em uma população, em relação ao número de nascidos vivos em determinado ano civil. Expressa-se para cada mil crianças nascidas vivas.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre epidemiologia e vigilância epidemiológica.

    A taxa de mortalidade infantil, que corresponde à frequência com que ocorrem os óbitos infantis (crianças com menos de um ano de vida) em uma população, em relação ao número de nascidos vivos em determinado ano civil, para cada mil crianças nascidas vivas.

    É considerado um forte indicador de condições de vida e de saúde de uma população, pois com ele podemos identificar vários fatores que influenciam nas condições de saúde, como a falta de assistência e de instrução às gestantes; ausência de acompanhamento médico; deficiência na assistência de saúde; desnutrição; ausência de políticas públicas efetivas em educação; ausência ou deficiência no saneamento básico. Essas são as principais causas ou estão ligadas a morte de crianças menores de 1 ano.

    Resposta do Professor: Certo.