SóProvas


ID
2327905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à tuberculose resistente, o trabalho sistematizado dos profissionais de enfermagem tem o papel fundamental de garantir a supervisão de todo o tratamento e evitar as intercorrências que favoreçam o abandono, a recidiva e a falência da doença, assegurando a adesão dos pacientes e um tratamento bem-sucedido. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, as taxas de cura e de abandono do tratamento pelo doente são iguais, principalmente nos casos em que um familiar fica responsável por acompanhar o tratamento do doente na família.

Alternativas
Comentários
  •  

     

    Excepcionalmente, quando não for possível escolher nenhuma das modalidades (Domiciliar, Unidade de Saúde, Prisional,Compartilhada), a unidade poderá propor ao doente que a observação seja realizada por uma pessoa da família ou da comunidade treinada ou supervisionada por profissional da equipe de saúde para realizar.

     

    Nestes casos, a unidade deverá visitar o doente e o seu responsável semanalmente para monitorar o tratamento.

     

    Atenção reforçada deve ser dispensada nestas situações, uma vez que estudos demonstram menores taxas de cura e maior abandono quando um familiar faz a observação do tratamento.

     

     

     

    - Manual de Recomendações para o controle da Tuberculose no Brasil, MS, 2011.

  • Gabarito: Errado

    Segundo o Manual de Recomendações:


    Atenção reforçada deve ser dispensada nestas situações, uma vez que estudos demonstram menores taxas de cura e maior abandono quando um familiar faz a observação do tratamento.

  • O Tratamento Diretamente Observado é realizado por profissionais da Atenção Básica. Em alguns casos a unidade de saúde pode propor ao doente que a observação das tomadas de medicação seja realizada por uma pessoa da família ou da comunidade treinada ou supervisionada por profissional da equipe de saúde para realizar. Nestes casos, a unidade deverá visitar o doente e o seu responsável semanalmente para monitorar o tratamento. Atenção reforçada deve ser dispensada nestas situações, uma vez que estudos demonstram menores taxas de cura e maior abandono quando um familiar faz a observação do tratamento. Porém a taxa de cura é muito maior que a de abandono, de abandono gira em torno de 5% enquanto de cura fica em torno de 85%.

    Gabarito do Professor: ERRADO


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Tratamento diretamente observado (TDO) da tuberculose na atenção básica : protocolo de enfermagem / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.


  • As taxas de abandono são maiores que as taxas de cura.