A apendicite é a inflamação do apêndice, na qual o paciente que costuma apresentar anorexia, inicia geralmente com dor em região epigástrica ou periumbilical, acompanhada de náuseas e vômitos. A dor na apendicite geralmente precede o aparecimento de vômitos. Algumas horas depois do inicio a dor migra para o quadrante inferior direito, onde se localiza indicando comprometimento do peritônio parietal periapendicular. Pode haver discreta elevação na temperatura (37,5 a 38ºC).
No exame físico, à palpação abdominal, observa-se contração voluntária da parede abdominal como um todo, com dor principalmente a descompressão brusca da fossa ilíaca direita (FID), caracterizando sinal de Blumberg positivo, típico da apendicite aguda.
Os cuidados pré-operatórios abarcam a coleta de amostra de sangue para exames, incluindo hemograma, tipagem sanguínea e coagulograma, manutenção do jejum oral, tricotomia, sondagem vesical de demora e sondagem gástrica de acordo com o protocolo de cada instituição. É contraindicada a lavagem intestinal no caso de apendicite.
Bibliografia
Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
Matos B, et al. Apendicite aguda. Rev Med Minas Gerais. 21(2 Supl 4): S1-S113, 2011.
Curso de especialização profissional de nível técnico em enfermagem – livro do aluno: urgência e emergência / coordenação técnica pedagógica Julia Ikeda Fortes ... [et al.]. São Paulo : FUNDAP, 2010.