- ID
- 2328202
- Banca
- IFB
- Órgão
- IFB
- Ano
- 2017
- Provas
- Disciplina
- Literatura
- Assuntos
Leia o texto abaixo e analise as alternativas a seguir acerca do Modernismo, assinalando
(V) para o que for VERDADEIRO e (F) para o que for FALSO.
“O que a crítica chama de Modernismo está condicionado por um acontecimento, isto é, por algo
datado, público e clamoroso, que se impôs à atenção da nossa inteligência como um divisor de
águas: A Semana de Arte Moderna, realizada em fevereiro de 1922, na cidade de São Paulo.
Como os promotores da Semana traziam, de fato, ideias estéticas originais em relação às
nossas últimas correntes literárias, já em agonia, o Parnasianismo e o Simbolismo, pareceu aos
historiadores da cultura brasileira que modernista fosse adjetivo bastante para definir o estilo dos
novos, e Modernismo tudo o que se viesse a escrever sob o signo de 22. Os termos, contudo, são tão
polivalentes que acabam não dizendo muito, a não ser que determinem, por trás da sua vaguidade:
a) as situações socioculturais que marcaram a vida brasileira desde o começo do século;
b) as correntes de vanguarda europeias que, já antes da I Guerra, tinham radicalizado e
transfigurado a herança do Realismo e do Decadentismo.
Pela análise das primeiras entende-se o porquê de ter sido São Paulo o núcleo irradiador do
Modernismo; as instâncias ora nacionalistas, ora cosmopolitas do movimento; as duas faces
ideologicamente conflitantes.
Graças ao conhecimento das vanguardas europeias, podemos situar com mais clareza as opções
estéticas da Semana e a evolução dos escritores que dela participaram”.
Fonte: BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 49. ed, São Paulo, Cultrix, 2013. p. 323.
( ) O Modernismo foi lançado por um grupo de intelectuais da burguesia culta, paulista e
mineira, que gozavam de condições especiais, como viagens à Europa, acesso a concertos e
exposições de arte.
( ) Trazendo elementos plásticos pós-impressionistas (cubistas e expressionistas), a exposição
de Anita Malfatti, em dezembro de 1917, foi extremamente elogiada no artigo “Paranoia ou
Mistificação?”, de Monteiro Lobato.
( ) Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Menotti del Picchia, Plínio
Salgado, Sérgio Milliet e Paulo Prado são autores do Modernismo.
( ) A Semana de Arte Moderna (1922) foi, simultaneamente, o ponto de encontro de várias
tendências que desde a primeira guerra mundial vinham se firmando em São Paulo e no Rio de
Janeiro, e a plataforma que permitiu a consolidação de grupos, a publicação de livros, revistas e
manifestos, o que a tornou uma viva realidade cultural.
( ) Futurismo, dadaísmo, surrealismo, cubismo e expressionismo são exemplos das vanguardas
europeias que influenciaram o Modernismo.
( ) O termo “modernista” veio a caracterizar um código novo, diferente do Parnasianismo e do
Simbolismo; já o termo “Moderno” inclui fatores relativos à mensagem, como motivos e temas.
Assim, nem tudo que antecipa traços modernos será modernista; e nem tudo que foi modernista
parecerá, hoje, moderno.
Leia o texto abaixo e analise as alternativas a seguir acerca do Modernismo, assinalando
(V) para o que for VERDADEIRO e (F) para o que for FALSO.