-
Deontologia, um termo que foi introduzido em 1834 por JEREMY BENTHAM para referir-se ao ramo da ética, cujo objeto de estudo são os fundamentos do dever e as normas morais.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica_deontol%C3%B3gica
-
Deontologia:parte da filosofia em que se estudam os princípios,fundamentos e sistemas de moral.
Deo:Deus(latin)
Onto:elemento de composição com o sentido de ser,ente,indivíduo.
Logia:estudo
-
só corrigindo a amiga de baixo, "déon" vem do grego, e significa "dever"
-
Deontologia (do grego ????, translit. deon "dever, obrigação" + ?????, logos, "ciência"), na filosofia moral contemporânea, é uma das teorias normativas segundo as quais as escolhas são moralmente necessárias, proibidas ou permitidas. Portanto inclui-se entre as teorias morais que orientam nossas escolhas sobre o que deve ser feito.O termo foi introduzido em 1834, por Jeremy Bentham, para referir-se ao ramo da ética cujo objeto de estudo são os fundamentos do dever e as normas morais. É conhecida também sob o nome de "Teoria do Dever". É um dos dois ramos principais da Ética Normativa, juntamente com a axiologia.Pode-se falar, também, de uma deontologia aplicada, caso em que já não se está diante de uma ética normativa, mas sim descritiva e inclusive prescritiva. Tal é o caso da chamada "Deontologia Profissional".A deontologia em Kant fundamenta-se em dois conceitos que lhe dão sustentação: a razão prática e a liberdade. Agir por dever é o modo de conferir à ação o valor moral; por sua vez, a perfeição moral só pode ser atingida por uma vontade livre. O imperativo categórico no domínio da moralidade é a forma racional do "dever-ser", determinando a vontade submetida à obrigação. O predicado "obrigatório" da perspectiva deontológica, designa na visão moral o "respeito de si".A deontologia também se refere ao conjunto de princípios e regras de conduta — os deveres — inerentes a uma determinada profissão Assim, cada profissional está sujeito a uma deontologia própria a regular o exercício de sua profissão, conforme o Código de Ética de sua categoria. Neste caso, é o conjunto codificado das obrigações impostas aos profissionais de uma determinada área, no exercício de sua profissão. São normas estabelecidas pelos próprios profissionais, tendo em vista não exatamente a qualidade moral mas a correção de suas intenções e ações, em relação a direitos, deveres ou princípios, nas relações entre a profissão e a sociedade.
-
Galera, para quem ultrapassou as dez perguntas ao dia e achou os comentários acima confusos, o gabarito é: CORRETO.
-
Pois para quem não é assinante e não consegue identificar a gabarito nas respostas dos colegas, comentários informando apenas os gabaritos são de GRANDE utilidade. Aprendam a não falar pelos outros e sejam mais éticos.
-
TMM, ser ético também implica em cuidar para que a área de comentários não fique sobrecarregada. Já vi questões aqui com mais de dez comentários "Letra b". Isso atrapalha os usuários do site.
-
Deontologia - Ciência do dever e da obrigação. Norteia o que realmente deve ser feito.
-
Gabarito CERTO
Conjunto de deveres e regras de natureza ética de uma classe profissional (ex.: deontologia médica)
"deontologia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/deontologia [consultado em 03-02-2015].
-
A resposta esta correta. Mas vale ressaltar que a deontologia compreende deveres e obrigações. Como a CESPE tem costume de limitar as questões de ética, esta questão poderia ser considerada incorreta pelo fato de suprimir a informação dos deveres e obrigações.
Fiquem sempre atentos!
-
Futuros servidores/empregados públicos, não precisamos complicar utilizando palavras rebuscadas ou entendimentos de doutrinadores/estudiosos!!!
Copiem aí, meus caros:
Deontologia => Estudo dos deveres (obrigações).
Diceologia => Estudo dos direitos (prerrogativas).
Avante, guerreiros(as)!!!
-
O que é Deontologia:
Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação.
A deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.
O termo deontologia foi criado no ano de 1834, pelo filósofo inglês Jeremy Bentham, para falar sobre o ramo da ética em que o objeto de estudo é o fundamento do dever e das normas. A deontologia é ainda conhecida como "Teoria do Dever".
GABARITO: CERTO
https://www.significados.com.br/deontologia/
-
Certo.
Resuminho de Deontologia dentro do decreto 1171:
Devemos separar em duas partes:
1ª > O servidor público deve agir com:
> boa fé;
> dignidade;
> a busca do bem comum;
> respeito aos príncipios da Adm. Pública e honrando o serviço público;
> respeito aos administrados que pagam seu salário;
> harmonia junto aos administrados e colegas.
2ª > O servidor público não deve agir com:
> a falta da verdade;
> a falta da honestidade;
> causando dano moral;
> causando dano material;
> negligência;
> imprudência:
> ausência injustificada.
3 > Resumindo a regra deontológica está relacionada com o DEVER DE AGIR E O DEVER DE NÃO AGIR;
JESUS NO COMANDO, SEMPRE!!!!
-
Deontologia -> É o ramo da ética em que o objeto de estudo são os fundamentos do dever e das normas.
CERTA!
-
Correto !
DEontologia => DEveres (obrigações).
Diceologia => DIreitos (prerrogativas).
-
Gabarito: Certo
Deontologia na filosofia moral contemporânea, é uma das teorias normativas, segundo a qual as escolhas são moralmente necessárias, proibidas ou permitidas.
-
Relativos a noções e conceitos de ética, é correto afirmar que: Uma ética deontológica é aquela construída sobre o princípio do dever.
-
Deon = Dever
-
Uma ética deontológica é aquela construída sobre o princípio do dever.