SóProvas


ID
2329996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O que primeiro chama a atenção na ficção de Machado de Assis é a despreocupação com as modas dominantes e o aparente arcaísmo da técnica. No momento em que Flaubert sistematizava a teoria do “romance que narra a si próprio”, apagando o narrador atrás da objetividade da narrativa, ou no momento em que Zola preconizava o inventário maciço da realidade, observada nos menores detalhes, Machado cultivava livremente o elíptico, o incompleto, o fragmentário, intervindo na narrativa com bisbilhotice saborosa, lembrando que atrás dela estava a voz convencional. Era uma forma de manter, na segunda metade do século XIX, o tom caprichoso de Stern (1713 – 1738), que ele prezava; de efetuar os seus saltos temporais e brincar com o leitor. Era também um eco do conte philosophique, à maneira de Voltaire (1694 – 1778), e era, sobretudo, o seu modo próprio de deixar as coisas meio no ar, inclusive criando certas perplexidades não resolvidas.

Antonio Candido. Esquema de Machado de Assis. In: Vários Escritos. 3.ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995 (com adaptações)

Considerando as ideias do texto precedente e a relação desse texto com a historiografia literária brasileira, julgue o seguinte item.

Assim como Machado de Assis, escritores do Modernismo brasileiro também recuperaram o modelo antirrealista do século XVIII.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO 

    -

    Antirrealista não, muito pelo contrário... 

     

    Vamos ao texto 

     

    Machado de Assis "... é a despreocupação com as modas dominantes e o aparente arcaísmo da técnica"

    Flaubert "... apagando o narrador atrás da objetividade da narrativa"

    Zola "...preconizava o inventário maciço da realidade"

    -

    Modernismo foi o período do movimento da literatura moderna nas letras. Esta escola engloba manifestações vanguardistas como o Futurismo, o Super-realismo e o Dadaísmo. O objetivo do Modernismo, no que se refere à literatura, foi indicar a necessidade de renovação, opondo a modernidade ao tradicionalismo. Disponível em: http://www.infoescola.com/literatura/modernismo-brasileiro/

    -

    Corrija-me se estiver equivocada

    -

    -

    E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios. Éfesios: 5:11;12;13 e 15 (Bíblia) 

     

     

  • Olá meu povo!!

     

    Em momento algum o texto fala em escritores brasileiros, fora Machado de Assis!

  • Só lembrar de escritores modernos como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Lins do Rego e por aí vai, cujas narrativas são bastante realistas.

  • GAB: ERRADO

    Gabarito um tanto óbvio, não? Machado de Assis foi quem inaugurou o movimento realista no Brasil com Memórias Póstumas de Brás Cubas em 1881. Desde então conceitos realistas, naturalistas e deterministas estão entre os mais corriqueiros no mundo literário, mesmo na literatura contemporânea.