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ID
2329999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O que primeiro chama a atenção na ficção de Machado de Assis é a despreocupação com as modas dominantes e o aparente arcaísmo da técnica. No momento em que Flaubert sistematizava a teoria do “romance que narra a si próprio”, apagando o narrador atrás da objetividade da narrativa, ou no momento em que Zola preconizava o inventário maciço da realidade, observada nos menores detalhes, Machado cultivava livremente o elíptico, o incompleto, o fragmentário, intervindo na narrativa com bisbilhotice saborosa, lembrando que atrás dela estava a voz convencional. Era uma forma de manter, na segunda metade do século XIX, o tom caprichoso de Stern (1713 – 1738), que ele prezava; de efetuar os seus saltos temporais e brincar com o leitor. Era também um eco do conte philosophique, à maneira de Voltaire (1694 – 1778), e era, sobretudo, o seu modo próprio de deixar as coisas meio no ar, inclusive criando certas perplexidades não resolvidas.

Antonio Candido. Esquema de Machado de Assis. In: Vários Escritos. 3.ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995 (com adaptações)

Considerando as ideias do texto precedente e a relação desse texto com a historiografia literária brasileira, julgue o seguinte item.

A fragmentação, a incompletude e a elipse atribuídas pelo crítico à obra de Machado de Assis são também elementos da ficção contemporânea.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CORRETO

     

    Machado cultivava livremente o elíptico, o incompleto, o fragmentário, intervindo na narrativa com bisbilhotice saborosa, lembrando que atrás dela estava a voz convencional. Era uma forma de manter, na segunda metade do século XIX, o tom caprichoso de Stern (1713 – 1738), que ele prezava; de efetuar os seus saltos temporais e brincar com o leitor. Era também um eco do conte philosophique, à maneira de Voltaire (1694 – 1778), e era, sobretudo, o seu modo próprio de deixar as coisas meio no ar, inclusive criando certas perplexidades não resolvidas.

  • Da ficção contemporânea a Machado ou ao leitor? Me ajuda aí produção...

  • Estudantes de literatura vão se revoltar com o gabarito dessa questão

  • Acertei, mas o fato é que muitas questões da CESPE/CEBRASP, por vezes, são bastante subjetivas e nada claras. Quando não são assim são óbvias. Ademais, costuma se pautar em poucos conceitos, como é caso dessa prova, que pegou dois únicos exemplos para discorrer todas as questões de literatura. Esse tipo de prática é extremamente injusta com quem de fato tem amplo domínio sobre o assunto. Imagina só, você domina todas as escolas literárias, leu muitos clássicos da nossa literatura e chega em uma prova que possui pouco viés, poucos exemplos por vezes subjetiva ou por vezes óbvia demais? Puts... Infelizmente isso acaba igualando o candidato que estudou em cima da hora com os bons candidatos. Triste!