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ID
2330005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O que primeiro chama a atenção na ficção de Machado de Assis é a despreocupação com as modas dominantes e o aparente arcaísmo da técnica. No momento em que Flaubert sistematizava a teoria do “romance que narra a si próprio”, apagando o narrador atrás da objetividade da narrativa, ou no momento em que Zola preconizava o inventário maciço da realidade, observada nos menores detalhes, Machado cultivava livremente o elíptico, o incompleto, o fragmentário, intervindo na narrativa com bisbilhotice saborosa, lembrando que atrás dela estava a voz convencional. Era uma forma de manter, na segunda metade do século XIX, o tom caprichoso de Stern (1713 – 1738), que ele prezava; de efetuar os seus saltos temporais e brincar com o leitor. Era também um eco do conte philosophique, à maneira de Voltaire (1694 – 1778), e era, sobretudo, o seu modo próprio de deixar as coisas meio no ar, inclusive criando certas perplexidades não resolvidas.

Antonio Candido. Esquema de Machado de Assis. In: Vários Escritos. 3.ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995 (com adaptações)

Considerando as ideias do texto precedente e a relação desse texto com a historiografia literária brasileira, julgue o seguinte item.

O modo não realista da produção de Machado de Assis aproxima sua obra à estética barroca.

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário, como observado no trecho: "na ficção de Machado de Assis é a despreocupação com as modas dominantes e o aparente arcaísmo da técnica". Ele não priorizava o formalismo. 

  • Gabarito errado

    Nada a ver mesmooo

     

    Algumas caracteristicas da estética barroca

    - Exagero  e rebuscamente;

    -Uso do religioso e do profano;

    -Demostração do emocional

    -Racionalismo;

    -Linguagem dramática.

  • Nada a Ver!  Como bem salientado pela colega, Nana... Às características do período barroco distorcem, completamente, das de Machado, sobretudo na busca incessante desse em perquirir evidenciar, em suas obras, a contemporaneidade do que estava acontecendo no seio social. Ressalta-se, por oportuno, que o referido autor ascendeu, para literatura brasileira, no período do Realismo, o qual se objetivava em fotografar a realidade.