SóProvas


ID
2330080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos sistemas de entrada, saída e armazenamento em arquiteturas de computadores, julgue o item que se segue.

Os dispositivos de entrada e saída do tipo caractere utilizam operações bufferizadas a fim de otimizar o desempenho da transferência de dados.

Alternativas
Comentários
  • Dispositivos de Bloco

    Os dispositivos do tipo dispositivos de bloco são similares aos dispositivos do tipo caractere, porém com uma diferença: O modo de transmissão dos dados, que é feita na forma de blocos. São dispositivos que a comunicação é feita por meio de blocos de dados como em HD's, drivers de CD-ROM, flash drivers e dispositivos de armazenamento em geral.

    Outra grande diferença é que os dispositivos de bloco em geral utilizam operações de entrada/saídas bufferizadas, no sentido de otimizar o desempenho da transferência de dados. O Sistema Operacional aloca um buffer em um tipo de memória para transferir blocos para cada processo de Entrada e Saída (E/S). Quando um processo envia/requisita dados para/de um dispositivo, o buffer deve ser preenchido para concluir a operação de E/S. Ao encher, o buffer completo é transferido e esvaziado para que seja liberado para uma nova operação.

    Dispositivo de blocos é aquele que armazena informação em bloco de tamanho fixo, cada um com seu próprio endereço. O tamanho dos blocos normalmente variam de 512 bytes a 32 K bytes. A propriedade essencial de um dispositivo de blocos é que cada bloco pode ser lido/escrito independente dos outros. Discos, são exemplos desses dispositivos.

  • Dispositivos de Caractere

    Os conhecidos dispositivos do tipo dispositivos de caractere são assim chamados por terem sua comunicação feita através do envio e recebimento de um fluxo de caracteres. São usados, muitas vezes, para comunicação com dispositivos de interface serial. Geralmente as implementações desse tipo priorizam a eficiência da comunicação em vez do seu volume, neste sentido, é feita de forma não "bufferizada", sendo assim cada caracter é lido/escrito no dispositivo imediatamente. A exemplo de dispositivos de caracteres que priorizam a comunicação e não necessitam de buffer temos o teclado e o mouse.A exemplo de dispositivos de caracteres que já priorizam o volume ao invés da comunicação temos a impressora, devido a quantidade de dados que chega ser bem maior que sua velocidade de impressão, logo possui um buffer de impressão.

    Dispositivo de caracteres: É aquele que envia/recebe um fluxo de caracteres, sem considerar qualquer estrutura de blocos, eles não são endereçáveis e não dispõe de qualquer operação de posicionamento. Impressoras e mouses são exemplos desses dispositivos.

    Gbarito Errado!

  • Dispositivo de bloco - armazena as informações em blocos de tamanho fixo, cada qual com seu endereço. Cada bloco pode ser lido ou escrito de maneira independente uns dos outros. Um dispositivo de bloco pode estar com um ponteiro em qualquer lugar e pode ser posicionado para outro cilindro. 

     

    Dispositivo de caractere - não utiliza estrutura de blocos nem posicionamento. No dispositivo de caractere ele recebe um fluxo de caracteres, além de não ser endereçável.

     

    http://www.devmedia.com.br/como-funcionam-os-dispositivos-de-entrada-e-saida/28275

  • De acordo com o tipo de transmissão da informação do periférico para o barramento de dados, eles podem ser classificados em:
    - dispositivos de caractere - sua comunicação feita através do envio e recebimento de um fluxo de caracteres. As operações não são bufferizadas, porque são enviadas em sequência, em fluxo. Impressoras e mouses são exemplos.
    - dispositivos de bloco - modo de transmissão dos dados, que é feita na forma de blocos. As operações são bufferizadas, para otimizar o desempenho. Unidades de armazenamento são exemplos.
    Gabarito: Errado.


  • Um buffer é uma pequena área de memória ultra -rápida usada para melhorar a velocidade de acesso a umdeterminado dispositivo.É encontrado em HDs,gravadores de CD,modems.

  • Questão incompativel para o cargo. Muitas bancas nem estão observando o cargo do concurso. Vejo questões de alto nível técnico para professores, tecnicos de enfermagem... sem sentido, sem razoabilidade...

  • Uai, Larissa.. a questão é para professor de informática.. 

  • KKKKKKKK..

  • Larissa tá certa, tem que acabar as bancas.
  • No geral,

    CARACTERE---->>>>>= NÃO BUFFERIZA 

    BLOCO----------->>>>>= BUFFERIZA

    GAB. ERRADO

  • Pqp! Não é possível! Sem noção essa questão!

  • Certas coisas e questões tem que decorar galera! Se vier, ainda que de outra maneira, falou BUFFETIZADA é BLOCO! O resto aí vc decide se chuta Caractere ou pseudo-dispositivo. Oremos!

  • Meu Deus do céu! Como vencer a tal de informática para concursos públicos?

     

    Pasmem, essa questão caiu para Professor de Educação Básica... kkkkk

  • 06 meses sem fazer questões de informática e parece que mudou tudo... 100or

  • Buffer - Blocos. A maioria dos buffers são implementados em software, que normalmente usa a RAM mais rápida para armazenar dados estáveis, devido ao tempo de acesso muito mais rápido comparado com as unidades de disco rígido. Os buffers normalmente são usados quando há uma diferença entre a taxa a qual os dados são recebidos e a taxa a qual eles podem ser processados, ou no caso em que estas taxas são variáveis, por exemplo em um spooler de impressão ou em streaming de vídeos online.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    De acordo com o tipo de transmissão da informação do periférico para o barramento de dados, eles podem ser classificados em:
    - dispositivos de caractere - sua comunicação feita através do envio e recebimento de um fluxo de caracteres. As operações não são bufferizadas, porque são enviadas em sequência, em fluxo. Impressoras e mouses são exemplos.
    - dispositivos de bloco - modo de transmissão dos dados, que é feita na forma de blocos. As operações são bufferizadas, para otimizar o desempenho. Unidades de armazenamento são exemplos.
    Gabarito: Errado.
     

  • Operações de ENTRADA/SAÍDAS:

    - dispositivos de caractere -->não bufferizadas.

    - dispositivos de bloco--------> utilizam bufferizadas

  • AMIGOS, É SO ASSOCIAR 'B" DE BLOCO COM "B" DE BUFFERIZADAS. LOGO A DE CARACTERE SERÁ NÃO BUFFERIZADAS.

    FOCO NA MISSÃO!!!

  • Bloco necessita de Buffer (pré carregamento).

  • Um buffer é uma pequena área de memória ultra-rápida usada para melhorar a velocidade de acesso a um determinado dispositivo. É encontrado em HDs, gravadores de CD, modems, e muitos outros.

  • Segue o baile ...

    Em 12/07/2018, às 09:33:46, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 04/07/2018, às 11:11:47, você respondeu a opção C.Errada!

     

     

  • caractere - não bufferizada


    BLOCO - BUFFERIZADA

  • Bloco = Buff

    Caractere = Not Buff

  • dispositivos de entrada e saída do tipo bloco que utilizam operações bufferizadas.

  • utilizam operações= AFIRMA =ERRADO

  • Tipo bloco que utilizam operações bufferizadas.

  • Dispositivos de entrada e saída também chamados de dispositivos de I/O e são classificados em três tipos:

    Caractere: são assim chamados por terem sua comunicação feita através do envio e recebimento de um fluxo de caracteres, priorizam a eficiência da comunicação em vez do seu volume, exemplo: teclado e o mouse; impressora também é caractere mas necessita de buffer de impressão.

    Bloco:São dispositivos que a comunicação é feita por meio de blocos de dados como em HD's, drivers de CD-ROM, flash drivers e dispositivos de armazenamento em geral. Os dispositivos de bloco em geral utilizam operações de entrada/saídas bufferizadas, no sentido de otimizar o desempenho da transferência de dados. O Sistema Operacional aloca um buffer em um tipo de memória para transferir blocos para cada processo de Entrada e Saída (E/S). 

    Pseudo-dispositivos: Em sistemas do tipo UNIX, arquivos de dispositivo especiais podem não possuir um dispositivo físico correspondente, estes são chamados de "pseudo-dispositivos". Ex: /dev/null (recebe dados a serem descartados, como uma 'lixeira') , /dev/random (gera números aleatórios) , /dev/zero (gera valores com valor 'zero', útil para criar arquivos preenchidos com esse valor).

    https://pt.wikibooks.org/wiki/Sistemas_operacionais/Ger%C3%AAncia_de_dispositivos_de_entrada_e_sa%C3%ADda

  • Os dispositivos de entrada e saída do tipo caractere utilizam operações bufferizadas a fim de otimizar o desempenho da transferência de dados(Errado)

    caractere

    Os caracteres, priorizam a eficiência da comunicação utilizando os :

    Teclado , mouse,impressora mas necessita de buffer de impressão.

    ( esses periféricos não são E/S como a questão menciona)

    Bloco: Os dispositivos de bloco em geral utilizam operações de Entrada/saídas bufferizadas, no sentido de otimizar o desempenho da transferência de dados. O Sistema Operacional aloca um buffer em um tipo de memória para transferir blocos para cada processo de Entrada e Saída (E/S). 

  • Na maioria das implementações, os dispositivos de caractere utilizam rotinas de  não "". Cada caractere é lido, e escrito, no dispositivo imediatamente.

  • NUNCA NEM VI

  • Bloco = Buff

    Caractere = Not Buff

    Comentário de Rorshchach PRF

  • Os dispositivos de caractere utilizam operações de entrada/saídas não bufferizadas. 

    - Os dispositivos de bloco em geral utilizam operações de entrada/saídas bufferizadas. 

     

     

    Gab. E 

  • Palavra estranha "Bufferizadas".

  • ERRADO

    Um nó de dispositivo é um tipo de arquivo especial utilizado em muitos sistemas operacionais ... Na maioria das implementações, os dispositivos de caractere utilizam rotinas de entrada/saída não "bufferizadas".

  • Um buffer é uma pequena área de memória ultrarrápida usada para melhorar a velocidade de acesso a um determinado dispositivo. É encontrado em HDs, gravadores de CD, modems, e muitos outros. Apesar de serem sinônimos, o termo "buffer" é mais usado em relação aos dispositivos anteriormente citados enquanto o termo "cache" é mais usado com relação aos processadores e memória RAM. Não se relaciona com dispositivos com caracteres. PORTANTO, QUESTÃO ERRADA.

  • Estou ainda tão iniciante em informática que parece que estou lendo outra língua

  • Um buffer é uma pequena área de memória ultra-rápida usada para melhorar a velocidade de acesso a um determinado dispositivo. É encontrado em HDs,gravadores de CD,modems.

    - Os dispositivos de caractere utilizam operações de entrada/saídas não bufferizadas. 

    - Os dispositivos de bloco em geral utilizam operações de entrada/saídas bufferizadas. 

  • Assertiva E

    Os dispositivos de entrada e saída do tipo caractere utilizam operações bufferizadas a fim de otimizar o desempenho da transferência de dados.

  • PERIFÉRICOS NÃO SÃO BUFFERIZADOS!!!

    APENAS DISP DE MEMÓRIAS SECUNDÁRIAS (HD, PENDRIVE)

  • Os conhecidos dispositivos do tipo dispositivos de caractere são assim chamados por terem sua comunicação feita através do envio e recebimento de um fluxo de caracteres. São usados, muitas vezes, para comunicação com dispositivos de interface serial. Geralmente as implementações desse tipo priorizam a eficiência da comunicação em vez do seu volume, neste sentido, é feita de forma não "bufferizada", sendo assim cada caracter é lido/escrito no dispositivo imediatamente. A exemplo de dispositivos de caracteres que priorizam a comunicação e não necessitam de buffer temos o teclado e o mouse. A exemplo de dispositivos de caracteres que já priorizam o volume ao invés da comunicação temos a impressora, devido a quantidade de dados que chega ser bem maior que sua velocidade de impressão, logo possui um buffer de impressão.

    Dispositivo de caracteres: É aquele que envia/recebe um fluxo de caracteres, sem considerar qualquer estrutura de blocos, eles não são endereçáveis e não dispõe de qualquer operação de posicionamento. Impressoras e mouses são exemplos desses dispositivos.

    fonte: https://pt.wikibooks.org/wiki/Sistemas_operacionais/Ger%C3%AAncia_de_dispositivos_de_entrada_e_sa%C3%ADda

  • que informática da mulesta é essa véi, eu não sei nem dizer essa palavra buff..

  • Alguém poderia explicar o que seria dispositivo de bloco e de caractere?

  • Questão meio óbvia.

    GAB: ERRADO

  • utilizei o método nishimura e...................... ME FERREI!

    estude não .....

  • blz mas o que é um DISPOSITIVO DE CARACTERE? esse, que NÃO usa operação bufferizada se comunica por fluxo de caracteres (dã) e trata dado byte por byte. ex: mouse, teclado, impressora. já os dispositivos de blocos estão relacionados a discos rígidos. Os de bloco são todos os dispositivos que podem enviar/transmitir dados em blocos de tamanho fixo. Um exemplo de dispositivo de bloco, é o HD, que pode ser IDE, SCSI, etc.

    fonte: sites do google

  • Dispositivos de E/S podem ser divididos em duas grandes categorias: dispositivos de bloco e dispositivos de caracteres

     

    Um dispositivo de bloco armazena informações em blocos de tamanho fixo, cada um com seu próprio endereço. Tamanhos comuns de blocos estão na faixa de 128 bytes a 1024 bytes. A propriedade essencial dos dispositivos de bloco é a possibilidade de ler ou escrever cada bloco independentemente de todos os demais. Em outras palavras, em qualquer instante, o programa pode ler ou escrever qualquer um dos blocos. Exemplos: HD, CD-ROM, pendrive, disquete

     

    A outra categoria, dispositivos de caractere, inclui dispositivos que enviam e recebem sequências de caracteres, não considerando estruturas de blocos nem explorando operações de posicionamento. Exemplos: impressora, teclado, mouse, placa de rede.

     

    Assim sendo, O ITEM ESTÁ ERRADOjá que operações bufferizadas são usadas por dispositivos do tipo bloco.

    PROF MAURICIO BUENO, TEC CONCURSOS.

  • De acordo com o tipo de transmissão da informação do periférico para o barramento de dados, eles podem ser classificados em:

    - dispositivos de caractere - sua comunicação feita através do envio e recebimento de um fluxo de caracteres. As operações não são bufferizadas, porque são enviadas em sequência, em fluxo. Impressoras e mouses são exemplos.

    - dispositivos de bloco - modo de transmissão dos dados, que é feita na forma de blocos. As operações são bufferizadas, para otimizar o desempenho. Unidades de armazenamento são exemplos.

    Gabarito: Errado.

  • Um dispositivo de bloco ou estruturado armazena as informações em

    blocos de tamanho fixo, cada qual com seu endereço. Fundamentalmente,

    em um dispositivo de bloco pode-se ler ou escrever em qualquer bloco, de

    maneira independente dos demais blocos. Os discos rígidos, fitas e drivers

    ópticos são exemplos de dispositivos em bloco.

    O dispositivo de caractere ou não estruturado não utiliza estrutura de

    blocos nem posicionamento. No dispositivo de caractere ele recebe um fluxo

    de caracteres e armazena em um buffer para processar sequencialmente e não é endereçável. São os terminais, impressoras,

    interfaces de rede, mouses.

    Gabarito: errado

  • A técnica de buffer é utilizada quando a entrada de dados é maior que a capacidade de processar esses dados naquele instante. Ou seja, os dados vão ser armazenados em buffers, que são espaços em memórias físicas, até que haja o seu processamento. Essa diferença entre entrada e saída pode se dar também pelas características do dispositivo de saída, por exemplo, um microfone que capta mais sons por segundo e uma caixa de som que não consegue reproduzir na mesma velocidade, vai ocorrer um processo de buffering. A questão do bloco e caractere é que caracteres são informações menores, individuais, não precisando ser armazenadas, pois serão prontamente processadas, já em blocos deve haver a quebra dos blocos em caracteres e depois o processamento, precisando de uma armazenagem enquanto isso.

  • - Os dispositivos de caractere utilizam operações de entrada/saídas não bufferizadas. 

    - Os dispositivos de bloco em geral utilizam operações de entrada/saídas bufferizadas. 

  • Bloco = Bufferizado