-
Se o código está mais organizado significa dizer que existe uma alta coesão, ou seja, cada entidade fará apenas aquilo que é de sua responsabilidade. Isso pode, em alguns casos, acarretar em um número maior de classes e não sua redução, pois novas entidades poderão ser criadas para realizar atividades específicas a elas.
-
quanto mais classes com responsabilidades únicas (single responsible principle) / coesas e com baixo acoplamento melhor
http://blog.caelum.com.br/orientacao-a-objetos-uma-outra-perspectiva-sobre-o-acoplamento/
Sobre acoplamento e coesão vc tem que saber também as métricas que são usadas para analisar a complexidade de uma classe
cespe cobra isso
2015
A métrica conhecida como resposta para uma classe relaciona o nível de complexidade de uma determinada classe com a quantidade de interações que ela faz com objetos de outras classes.
errada
2016
Altos valores na métrica Fan-in são indicativo de que uma função possui acoplamento significativo com o restante do projeto, uma vez que essa métrica conta o número de funções que chamam outras, diferentemente da métrica Fan-out, a qual se centra no número de funções que são chamadas por uma função.
Certa
2014
A medida de complexidade ciclomática é obtida pela contagem de estruturas de seleção e repetição ou pela contagem do número de regiões do grafo de fluxo, tendo a segunda técnica menor precisão que a primeira.
errada
2015
A aplicação de métricas estáticas de produto é comumente usada para se avaliar a complexidade de um software.
certa
-
Gabarito Errado
Model-view-controller (MVC), em português modelo-visão-controlador, é um padrão de arquitetura de software (não confundir com um design pattern) que separa a representação da informação da interação do usuário com ele.
É normalmente usado para o desenvolvimento de interfaces de usuário que divide uma aplicação em três partes interconectadas. Isto é feito para separar representações de informação internas dos modos como a informação é apresentada para e aceita pelo usuário. O padrão de projeto MVC separa estes componentes maiores possibilitando a reutilização de código e desenvolvimento paralelo de maneira eficiente.
O modelo (model) consiste nos dados da aplicação, regras de negócios, lógica e funções. Uma visão (view) pode ser qualquer saída de representação dos dados, como uma tabela ou um diagrama. É possível ter várias visões do mesmo dado, como um gráfico de barras para gerenciamento e uma visão tabular para contadores. O controlador (controller) faz a mediação da entrada, convertendo-a em comandos para o modelo ou visão. As ideias centrais por trás do MVC são a reusabilidade de código e separação de conceitos.
Tradicionalmente usado para interfaces gráficas de usuário (GUIs), esta arquitetura tornou-se popular para projetar aplicações web e até mesmo para aplicações móveis, para desktop e para outros clientes. Linguagens de programação populares como Java, C#, Ruby, PHP e outras possuem frameworks MVC populares que são atualmente usados no desenvolvimentos de aplicações web.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Uma vantagem da arquitetura MVC é a maior organização do código, o que, de certa forma, contribui para a redução do número de classes da aplicação