"Fisiologia da adrenal
Glicocorticóides
São sintetizados na zona fasciculada da adrenal sob o controle do eixo ACTH/CRH, com um ritmo circadiano de concentrações máximas pela manhã e mínimas ao redor da meia-noite. O cortisol, principal glicocorticóide endógeno, circula ligado à CBG (globulina ligadora de corticosteróides, corticosteroid-binding globulin), com menos de 10% na forma livre, que é a fração bioativa. Glicocorticóides são importantes para a manutenção do metabolismo lipídico, protéico e de carboidratos. Modulam o sistema imune e atuam na cicatrização de feridas, na manutenção da integridade cardiovascular e contratilidade cardíaca (o cortisol facilita a produção e a ação das catecolaminas), dentre vários outros efeitos.
Mineralocorticóides
São produzidos na zona glomerulosa principalmente sobre o estímulo do sistema renina-angiotensina ou de hipercalemia. A aldosterona, principal mineralocorticóide endógeno, atua na homeostase do sódio e potássio e na manutenção do volume intravascular.
Andrógenos
DHEA (deidroepiandrosterona) é o principal precursor androgênico produzido pela na zona reticular. Sua síntese também é diurna e agudamente estimulada pelo ACTH, com aumento na adrenarca (6-10 anos) e queda progressiva após os 30 anos."
fonte: medicinanet