SóProvas


ID
2330737
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito das etapas do plano de gerenciamento de resíduos, analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) A etapa de segregação consiste no agrupamento dos resíduos, desconsiderando sua classificação.

( ) A etapa de coleta interna consiste no recolhimento dos resíduos das lixeiras, sendo que sua realização ocorre de acordo com o cálculo quantidade/dia, sem especificações mínimas.

( ) A etapa de armazenamento consiste na guarda temporária dos resíduos, em locais específicos, sendo classificado como interno e externo.

( ) A etapa de tratamento consiste na separação dos resíduos para a reciclagem.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO RDC Nº 306, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2004

    Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

     

     

     

    ( F )

    SEGREGAÇÃO - Consiste na separação dos resíduos no momento e local de sua geração, de acordo com as características físicas, químicas, biológicas, o seu estado físico e os riscos envolvidos.

     

    ( F )

    A identificação deve estar aposta nos sacos de acondicionamento, nos recipientes de coleta interna e externa, nos recipientes de transporte interno e externo, e nos locais de armazenamento, em local de fácil visualização, de forma indelével, utilizando- se símbolos, cores e frases, atendendo aos parâmetros referenciados na norma NBR 7.500 da ABNT, além de outras exigências relacionadas à identificação de conteúdo e ao risco específico de cada grupo de resíduos.

     

    ( V )

     

    ( F )

    TRATAMENTO - Consiste na aplicação de método, técnica ou processo que modifique as características dos riscos inerentes aos resíduos, reduzindo ou eliminando o risco de contaminação, de acidentes ocupacionais ou de dano ao meio ambiente. O tratamento pode ser aplicado no próprio estabelecimento gerador ou em outro estabelecimento, observadas nestes casos, as condições de segurança para o transporte entre o estabelecimento gerador e o local do tratamento. Os sistemas para tratamento de resíduos de serviços de saúde devem ser objeto de licenciamento ambiental, de acordo com a Resolução CONAMA nº. 237/1997 e são passíveis de fiscalização e de controle pelos órgãos de vigilância sanitária e de meio ambiente.