SóProvas


ID
2331670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletrônica
Assuntos

Em relação aos sistemas elétricos utilizados para a transmissão e a distribuição de energia, julgue o item seguinte.

Na representação de um sistema com transformador em pu, é usual a utilização da impedância do transformador referida ao lado de alta, para simplificação do cálculo em relação ao valor com referência ao lado de baixa.

Alternativas
Comentários
  • ETB

    Dadas as relações existentes entre as unidades, só poderão definir-se duas bases independentes, a partir das quais se calculam todas as outras. Num sistema de energia, definem-se vulgarmente como bases independentes a potência aparente total Sb para o sistema e a tensão composta Vb num barramento determinado. A partir desses valores, definem-se trivialmente as bases de potência por fase (Sb/3) e de tensão simples (Vb/ 3 ), e também as bases para a potência activa e reactiva, numericamente iguais à base de potência aparente. Por sua vez, as bases de impedância e corrente calculam-se através das expressões b 2 b b S V Z = b b b 3.V S I = Numa rede com vários níveis de tensão, cujas zonas são definidas pelos transformadores existentes, haverá uma base de tensão para cada zona, sendo conveniente que as relações entre as bases de zonas adjacentes sejam iguais às relações de transformação dos transformadores que as ligam nessa hipótese, os transformadores terão, em p.u., uma relação de transformação 1:1, o que é extremamente cómodo). As bases de impedância e corrente serão também diferentes em cada zona, como é óbvio .

  • Os dois lados do transformador possuem bases diferentes, para as diferentes zonas, porém em p.u a relação de transformação passa a ser 1:1. Ou seja, não precisa adaptar a impedância do secundário para o primário.