SóProvas


ID
2331946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia

Julgue o item seguinte, a respeito das temáticas e dos autores que têm ganhado projeção nos estudos sociológicos na passagem do século XX ao século XXI.

Embora considere fundamental a luta pela emancipação feminina, ao abordar a atuação do movimento feminista, Nancy Fraser julga que essa luta assume caráter ambivalente, podendo, em alguns casos, contribuir para a mercantilização ao propor a destruição da dominação para que se alcance a emancipação.

Alternativas
Comentários
  • Certo. https://www.qconcursos.com/arquivos/prova/arquivo_gabarito/52936/cespe-2017-sedf-professor-de-educacao-basica-sociologia-gabarito.pdf

  • O feminismo luta pela emancipação feminina. As mulheres não são todas iguais: há mulheres brancas e negras, ricas e pobres, periféricas ou de centro, ou seja, o gênero é interseccionado por raça e classe, além de inúmeras outras variáveis circunstanciais, como nacionalidade, habitação, religião, orientação sexual, etc. Pela ausência de uniformidade do feminismo, não há outro resultado senão a sua ambivalência, seja quanto aos meios de promoção da emancipação feminina, seja quanto às interpretações sobre o seu significado. É esta ambivalência que é explorada pelo capitalismo. Além disso, é preciso ressaltar, ao gosto dos marxistas, a dialética entre emancipação e dominação existente na modernidade, pois muitos pressupostos de dominação presentes nas sociedades tradicionais - como o veto à liberdade feminina de trabalho e o enclausuramento das mulheres no espaço doméstico - foram destruídos pelo capitalismo, emancipando, porém simultaneamente mesclando lógicas distintas de dominação - no exemplo, a mescla entre a lógica de dominação de classe e gênero.