Os meristemas são formados por tecidos com imensa atividade de divisão celular, por isso são chamados zonas de crescimento. O meristema apical é encontrado no apice do caule e da raiz da planta. O meristema apical do caule é famoso "olho" da planta, rsrsrs, o meristema da raiz fica protegido por uma coifa. Você sabe como se fazem um bonsai?
O xilema e o floema formam os tecidos vasculares da planta. O xilema conduz principalmente água, mas além disso conduz sais minerais. O floema conduz principalmente substâncias orgânicas, como aminoácidos, lipídios,micronutrientes, hormônios e estímulos.
Bons estudos
Meristema: todos os tipos de células que compõe uma planta tiveram origem a partir de tecidos meristemáticos, formados por células que têm uma parede primária fina, pequenos vacúolos e grande capacidade de realiza mitose.
Colênquima e esclerênquima atuam dando SUPORTE à planta, conferindo sustentação. O colênquima é tecido vivo e o esclerênquima é tecido morto.
Parênquima é um tecido vivo com propriedades meristemáticas, ou seja, possuem capacidade de divisão celular. Graças a essa propriedade, são muito importantes para a planta nos processos de cicatrização. Esse tecido está relacionado com as mais variadas funções no vegetal, entre elas, o armazenamento de substâncias, fotossíntese, secreção e transporte.